Poesia na escola
Os estudantes do Programa 60+ foram convidados a participar no lançamento dos livros Vestida de Vento, de Luísa Pimentel, e Cabeça ao/no/pelo Vento, de Cristina Nobre. Conhecedores do percurso das duas professoras da ESECS, os estudantes seniores presentearam-nos com considerações sobre os livros e as autoras, bem como com a leitura de alguns poemas.
Começar o semestre com música!
A SessenTuna foi convidada a participar no evento de comemoração do Dia do Idoso, organizado pela Câmara Municipal de Leiria, que decorreu no estádio da cidade, a 23 de outubro de 2024.
Foi um final de manhã animado, na qual os nossos estudantes cantaram para pessoas idosas que recebem apoio de instituições sociais da região.
Os presentes foram convidados a deixar uma mensagem tendo como mote: "Antes de morrer eu quero"
1º Jantar de Reencontro 60+
No dia 21 de junho, realizou-se o 1º Jantar de Reencontro de Estudantes 60+, com o objetivo de reunir as pessoas que frequentaram o Programa desde a sua primeira edição – 2007/2008. Foi, também, o momento de encerramento do ano letivo 2023/2024.
O evento foi organizado pela equipa de coordenação e pelos representantes dos estudantes, com o apoio incondicional das estagiárias Inês e Raquel.
Participaram cerca de 80 pessoas, entre antigos e atuais estudantes, antigos e atuais professores e colaboradores, e alguns convidados. De destacar a presença da prof. Graça Poças Santos, em representação da presidência do Instituto Politécnico de Leiria, e da Prof. Isabel Varregoso, mentora e primeira coordenadora do Programa 60+.
Houve espaço para muita conversa, mas também para intervenções do Grupo de Jograis e da SessenTuna, à qual se juntaram muitos dos atuais estudantes e colaboradores que conhecem as canções, especialmente os originais do grupo.
Os representantes dos estudantes organizaram um jogo, com fotos da infância de 10 pessoas presentes, que teriam de ser identificadas durante o jantar. Foi o mote para muita animação e para muitas risadas. Não foi fácil descobrir quem estava representado naquelas relíquias!
Uma iniciativa a repetir, pois muitos lamentaram não estar presentes e os que estiveram mostraram verdadeiro entusiasmo. Foi uma oportunidade para nos revermos, para confraternizarmos e para relembrarmos momentos que nos marcaram ao longo dos últimos 16 anos. O Programa 60+ está cheio de vitalidade!!
Sardinhada na ESECS
Os Serviços de Ação Social (alimentação) realizaram uma sardinhada no refeitório do campus1, no dia 18 de junho, para comemorar os Santos Populares, aberta a toda a comunidade académica.
Os estudantes 60+ não se fizeram rogados e participaram no “banquete”. Mas o seu envolvimento foi muito para além da degustação das sardinhas, contribuíram na organização da festa, na decoração do espaço e fizeram uma homenagem às trabalhadoras da cantina, com uma música cantada pela SessenTuna, com letra feita propositadamente para o momento.
As trabalhadoras ficaram emocionadas com o reconhecimento e carinho manifestados.
Música e Poesia na OASIS
Um grupo de estudantes do Programa 60+ realizou mais uma ação solidária, levando a música e a poesia à Associação OASIS.
A SessenTuna e o Grupo de Jograis valorizam muito esta componente de interação social e de voluntariado em instituições de apoio social. A recetividade dos utentes é encorajadora, pelo entusiasmo e reciprocidade dos afetos.
Assim, vale a pena!!
Visita de Estudo a Peniche
No dia 7 de junho, um grupo de estudantes e colaboradores do Programa 60+ visitou a cidade de Peniche, mais particularmente, o museu Nacional Resistência e Liberdade, a capela de N.ª Sr.ª dos Remédios e a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM). Fomos acompanhados pela Prof. Ana Pires, representante da ESTM na Comissão Científico-Pedagógica do Programa 60+, durante todo o dia.
No museu Nacional Resistência e Liberdade contámos com o apoio do Dr. Nelson, arqueólogo, focado na sua missão de valorizar o património. A sua paixão pelo novo projeto foi notória e, mais do que as explicações técnicas, ficam as muitas histórias que foi contando, de pessoas que já lá passaram e partilharam memórias intensas. Memórias que marcam profundamente quem ficou retido naquelas selas ou quem se sentava no parlatório, à espera de notícias e saía de coração apertado.
O almoço é sempre um momento de convívio e descontração. Em terra de pescadores, muitos optaram pela sardinha assada.
A capela de N.ª Sr.ª dos Remédios é um tesouro lindíssimo, guardado numa gruta que não se adivinha do exterior. O Prof. Gilberto, docente da ESTM, deu-nos uma interessante "aula de História", explicando que a edificação da capela, totalmente preenchida por painéis de azulejo, data do século XVII, mas a pequena gruta que lhe deu origem, onde terá sido encontrada a imagem da Senhora trigueira, é muito mais antiga, não se conseguindo precisar a data da descoberta.
A visita à ESTM foi breve, pela necessidade de voltarmos a Leiria. Fomos recebidos pelo Sr. Diretor, Prof. Sérgio Leandro, que nos apresentou os grandes objetivos de formação e investigação da escola, e nos falou de projetos que entusiasmaram os presentes, tendo ficado a promessa de novos encontros para explorar, de forma prática e imersiva, as novidades na área da exploração dos recursos marinhos para vários fins.
Em jeito de balanço, podemos dizer que foi um dia intenso do ponto de vista emocional e no domínio das aprendizagens. As nossas estagiárias tiveram um dia rico, pela oportunidade de aprenderem "com os melhores". Independentemente das opções em relação à reabilitação do Forte de Peniche, este espaço tinha de ser preservado e mostrado ao mundo. Quem tem memória dos acontecimentos ou a construiu a partir da memória dos outros (como é o meu caso) não fica indiferente. Não pode ficar!
Hoje, as portas das solitárias estão abertas e pudemos entrar sem medo de se fecharem. Hoje, todos podemos entrar e sair de cabeça erguida, mas a História mostra-nos que nada é certo e seguro. Não podemos esquecer, nunca, que tudo o que construímos nas últimas décadas é precário e exige constante atenção.
Ali, temos de entrar de mente aberta; dali, temos de sair de mente inquieta.
Brincar em qualquer idade
No dia 29 de maio, aconteceu a 1ª Conferência de um Ciclo de Conferências -Espetáculo que se pretende realizar anualmente. Este ano, esteve ligada ao Projeto Maio Criativo e decorreu no Auditório 2 da ESECS
Os estudantes do Programa 60+ foram convidados a participar livremente, neste evento espacial subordinado ao tema: "O lazer, o prazer e o brincar na expressão intergeracional”, que incluiu o espetáculo da Trupe Sénior Chapitô, do projeto Chapitô: "Férias para que vos quero".
Dado o caráter intergeracional, participaram crianças, jovens estudantes da ESECS e seniores.
A tarde foi muito animada e os presentes divertiram-se verdadeiramente, quer os que subiram ao palco, quer os que ficaram na plateia. Confirmámos que, em tudo o que é amador, o importante é a satisfação que se retira em todo o processo, não é fazer com perfeição. O importante é brincar! Quando temos medo do ridículo e somos condicionados pelas convenções sociais, desistimos facilmente.
Há que aproveitar os momentos de alegria que a vida nos proporciona!
SessenTuna na Semana Internacional do IPLeiria
A SessenTuna foi convidada a receber os participantes na “International Week 2024”, no dia 21 de maio, na sua chegada à ESECS.
Este grupo de 45 pessoas (professores e pessoal técnico) é oriundo de instituições de ensino superior de 15 países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Roménia e Turquia.
Tendo por base o mote “Critical Thinking in the Digital Age”, o grupo participou em seminários e atividades diversas nas Escolas do Politécnico de Leira e realizou visitas culturais à região.
Os participantes na Semana Internacional ficaram entusiasmados com a receção, tendo acompanhado as músicas com palmas e muitas fotografias. Alguns manifestaram o desejo de ter acesso às letras das canções, em inglês.
Poesia e canções de intervenção pelos estudantes 60+
O Grupo de Jograis e a SessenTuna têm sido convidados a participar em diversas iniciativas de comemoração do 25 de Abril. Foi o que aconteceu no passado dia 16 de maio, no âmbito do Ciclo de Conferências – 50 anos do 25 de Abril: Transições e Transformações, na conferência subordinada ao tema "Museus e Liberdade: educação e investigação", na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria .
O Grupo de Jograis abriu a iniciativa, ao início da manhã, e a SessenTuna abriu os trabalhos da tarde.
As reações dos participantes na conferência foram de muito agrado e entusiasmo, tendo havido diversos momentos em que se envolveram ativamente. O protagonismo dado aos estudantes 60+ tem sido muito valorizado pelos mesmos, pois têm tido a oportunidade de mostrar o seu envolvimento na luta pela liberdade e pela democracia, deixando sementes para o futuro. Os seus contributos basearam-se no respeito pela sua autodeterminação e criatividade, uma vez que escolheram todos os poemas e canções, deixando as mensagens que entenderam valiosas, sem interferência de terceiros.
Viagem à Irlanda
As turmas de inglês do 60+ viajaram até à República da Irlanda, para visitar a capital, Dublin, assim como à Irlanda do Norte, onde visitaram a cidade de Belfast e a famosa Calçada dos Gigantes, terra de lendas e gigantes desavindos.
Os locais visitados foram o castelo de Dublin, passando pela famosa catedral de “Saint Patrick”, fundada no século treze e dedicada ao santo padroeiro dos irlandeses. Como não podia deixar de ser, o grupo rumou até ao famoso museu da “Guiness” onde teve a oportunidade de saborear a inconfundível cerveja negra, amarga e doce, onde se detetam notas de café e chocolate. Ao fim do dia o grupo assistiu a um espetáculo de música e dança tradicional irlandesa: “Riverdance”.
A caminho do museu do Titanic e em Belfast vivenciamos as infames ruas onde se encontram os muros da divisão entre os católicos e os protestantes, hoje chamados os “muros da paz”.
Mais a norte encontra-se a monumental Calçada dos Gigantes com as suas colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se fossem uma enorme calçada de pedras gigantescas, declarada património da humanidade. Segundo a lenda um gigante irlandês queria enfrentar numa luta um outro gigante escocês, mas havia um problema: não existia uma embarcação com tamanho suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro. A lenda diz que o gigante irlandês resolveu o problema construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra.
Visitaram vários museus nacionais, tais como o Museu de Arqueologia, onde se encontram antiguidades irlandesas e outras que datam da idade da pedra até o final da idade média. O Museu da Imigração que nos conta a história trágica do povo irlandês, que enfrentou a “grande fome”. No último dia, visitaram a galeria de arte Hugh Lane, onde assistiram ao concerto do meio-dia do famoso coro estatal da Letônia, um dos mais afamados coros profissionais em digressão pela Irlanda. Foi um final maravilhoso!
Encerramento da Exposição "Asas de Abril"
O encerramento da exposição “Asas de Abril. Voando com as cores e as palavras”, que teve por base a apresentação de telas pintadas na Oficina de Artes Plásticas e de poemas inspirados pelas mesmas, aconteceu a 7 de maio de 2024.
A SessenTuna e o Grupo de Jograis fizeram questão de marcar o momento com canções de intervenção e poemas associados à Revolução de Abril. À semelhança do que tem acontecido em outras iniciativas do Programa, o átrio da ESECS encheu-se de vida e toda a escola ouviu as canções que marcaram um dos momentos mais relevantes da história recente do nosso país.
A tarde terminou com um lanche partilhado, para o qual foram convidados os estudantes (nacionais e internacionais) presentes no evento. Tempo de colocar a conversa em dia e de nos conhecermos melhor.
Durante a exposição, os visitantes puderam deixar uma palavra ou uma frase sobre o sentimento que a mesma lhes despertava. Houve palavras de felicitações e de agradecimento pela iniciativa, palavras de valorização dos trabalhos expostos, mas, especialmente palavras e frases relacionadas com a revolução de Abril, como se pode verificar na nuvem de palavras.
A frase mais escrita foi "Viva o 25 de Abril!" mas também houve quem deixasse: "Viva Salgueiro Maia!"; "Abril sempre. Lenço na cabeça e avental nunca mais."; "Tens na mente e na mão emergente paixão."; "Troca de saberes com amor."
Por fim, algumas pessoas deixaram uma nota sobre o facto da exposição merecer outro destaque, num local mais central da escola, e sobre a vontade de adquirir algumas telas.
Tanto para aprender, tanto para partilhar!!
Em busca da identidade perdida
O estudante do Programa 60+, Davide Jorge, representou um monólogo da sua autoria, na aula do Prof. José Trindade, no dia 8 de maio, pelas 14:00, no auditório 1 da ESECS.
O convite foi enviado a toda a comunidade académica e muitos quiseram acompanhar o Davide nesta aventura. Para além de estudantes do Programa 60+, estiveram presentes estudantes das licenciaturas em Serviço Social e em Educação Social.
Um início de tarde muito bem passado, provando que a alegria e a vontade de expressar emoções não tem idade!
Abertura da Exposição Asas de Abril.
Os estudantes do Programa 60+ associaram-se às comemorações do 50º aniversário do 25 de Abril com a exposição “Asas de Abril. Voando com as cores e as palavras”, tendo por base a apresentação de telas pintadas na Oficina de Artes Plásticas e de poemas inspirados pelas mesmas. Está patente no corredor da Biblioteca da ESECS. Procura-se dar visibilidade e relevância aos valores de Abril, através das cores e das palavras escolhidas pelos estudantes e colaboradores do Programa 60+.
A inauguração da exposição aconteceu no dia 24 de abril, pelas 14:30, na ESECS, onde os presentes foram convidados a cantar “Grândola Vila Morena”, sob a orientação da SessenTuna. Foi ainda lido um poema de José Afonso e contadas algumas histórias relacionadas com momentos simbólicos da revolução. Os estudantes mostraram muito interesse e algumas pessoas emocionaram-se com a partilha.
Visita de estudo Oceanário e Museu do Oriente
As estagiárias do Programa 60+ - Inês Cardoso e Raquel Botelho – organizaram um passeio a Lisboa, no dia 19 de abril. Este incluiu visitas ao Oceanário e ao Museu do Oriente. Tínhamos como principais objetivos proporcionar um dia descontraído aos estudantes do 60+ e promover o acesso a espaços que permitissem obter novos conhecimento, nomeadamente sobre as culturas orientais e a vida marinha.
O feedback dos participantes foi muito positivo em relação aos dois espaços, mas revelaram maior entusiasmo na visita ao Oceanário, pela diversidade de espécies que puderam conhecer e por ser um ambiente que transmite serenidade e tranquilidade.
A disponibilidade e a amabilidade dos guias, permitiu satisfazer a curiosidade que, habitualmente, caracteriza os nossos estudantes. As questões foram muitas, revelando o interesse por aprender e crescer, sempre!
Aprendendo e ensinando pela cidade
No dia 15 de abril, alguns estudantes do Programa 60+ acompanharam a turma do 1.º ano do curso TeSP em Ambiente Património e Turismo Sustentável, no âmbito da componente de Itinerários Culturais da UC de Itinerários Turísticos, numa visita pelo Centro Histórico de Leiria.
Pretendeu-se que os estudantes se sentissem turistas, através de um roteiro que permitiu conhecer a cidade. Foram transportados para a segunda metade do séc. XIX, com a leitura de excertos da obra "O Crime do Padre Amaro", nos próprios locais que a mesma descreve. Mostrou-se, ainda, que a cidade está viva e se reformula dentro da sua malha mais antiga.
De acordo com o Prof. Samuel Tomé, os estudantes 60+ foram essenciais, visto que enriqueceram a visita com as suas vivências em espaços que conheceram com outros usos.
III Festival do Livro e da Literatura
Este ano, o III Festival do Livro e da Literatura resultou de uma parceria entre a RUTIS e o Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria. Realizou-se a 21 de março, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e teve como tema “Os seniores como escreventes e influenciadores da leitura”.
Pretendeu-se desenvolver a convivência e a aprendizagem intergeracionais, reunindo escritores, estudantes de universidades seniores da região e estudantes do ensino superior, numa reflexão sobre a relevância dos mais velhos na promoção da leitura entre os mais jovens.
Os estudantes do Programa 60+ e das universidades seniores participantes, foram convidados a apresentar livros da sua autoria e a falar sobre as suas motivações para a escrita.
Na sessão de abertura contámos com as intervenções do Presidente da RUTIS, Professor Luís Jacob, com a Sub Diretora da ESECS, Professora Dina Tavares, e com um elemento da Coordenação do Programa 60+, Professora Cezarina Maurício. Por ser o Dia Mundial da Poesia, esta sessão terminou com a leitura de um poema, por Elisa Pinto, estudante do 60+
Iniciaram-se os trabalhos com uma sessão plenária, que contou com a presença dos autores Alice Vieira e Nelson Mateus, que apresentaram as suas obras mais recentes, valorizando as relações entre gerações. Esta sessão foi moderada pela Prof. Maria João Jorge. Seguiu-se um espaço de partilha sobre as motivações dos seniores para a escrita, que teve por base os testemunhos de 3 estudantes seniores. O debate foi moderado pelo Prof. Rui Matos, tendo havido uma forte e profícua participação do público.
A manhã terminou com uma atuação do Grupo de Jograis do 60+, que disseram poemas de vários autores portugueses.
Durante a tarde, realizaram-se três Oficinas, em simultâneo:
- Oficina de escrita inclusiva “Ler dá saúde e faz crescer !..”, dinamizada pela prof. Célia Sousa, coordenadora do CRID - Centro de Recursos para a Inclusão Digital. Foi apresentada uma abordagem comunicativa assente no multiformato, que pressupõe que a mesma mensagem possa ser apresentada sob diversas formas, através de diferentes meios e utilizando técnicas distintas, mas complementares.
- Oficina de “ Histórias e Contos Tradicionais”, dinamizada por Liliana Gonçalves, técnica superior dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPLeiria, Esta oficina tinha como objetivo dinamizar práticas de mediação do livro e da leitura, assim como de contos de tradição oral.
- Oficina de Escrita Criativa, dinamizada pela Professora Paula Ferreira, que teve por objetivo o desenvolvimento do gosto pela produção de textos, de diversos géneros.
A SessenTuna, conduzida pela Prof. Ana Margarida Carreira, encerrou o III Festival, interpretando 4 canções, sendo que duas delas são originais compostos por alguns dos seus elementos.
Decorreram, ainda, duas iniciativas permanentes:
- Mostra de trabalhos de expressão plástica de estudantes da licenciatura em Educação Básica da ESECS: “Entre linhas e cores: cultura visual, ilustração e criatividade”, sob a supervisão do Professor William Cantú.
- Banca de venda de livros da autoria dos autores convidados, de estudantes seniores e do CRID.
O evento foi marcado pela diversidade e riqueza de contributos, bem como pela partilha intergeracional, que em muito contribui para a valorização do papel social e cultural dos mais velhos, dando-lhes protagonismo e espaço de participação, bem como para a formação holística dos estudantes do ensino superior, em particular dos que se preparam para a intervenção em contextos socioeducativos.
O sucesso deste III Festival do Livro e da Literatura deve-se à articulação entre organizações e entre coordenadores e professores de várias licenciaturas e CTeSP, ao contributo de diversos colaboradores (docentes e não docentes), assim como ao envolvimento dos estudantes seniores e dos estudantes que realizam estágio no Programa 60+ e na RUTIS. A todos o nosso agradecimento!
IN2 GENERATIONS - A Intergeracionalidade em Debate
Em novembro de 2023, o Instituto Politécnico de Leiria recebeu um grupo de estudantes de vários países, para a realização de um SAP (Short Advanced Programme), subordinado ao tema Aspects of Interregional Development: Digital Challenge, no âmbito da RUN-EU (Regional University Network. European University). No workshop “O Uso de Ferramentas Digitais face aos Desafios do Envelhecimento da População” organizaram-se grupos de trabalho, nos quais participaram estudantes de várias gerações (internacionais e do Programa 60+), para refletirem sobre solidão e isolamento, promoção da autonomia e convivência intergeracional, e para desenharem possíveis respostas.
Objetivos do Encontro
- Apresentar os resultados da discussão realizada no Workshop “O Uso de Ferramentas Digitais face aos Desafios do Envelhecimento da População”.
Programa
9:00 - Abertura
9:30 - Enquadramento do SAP – Sandrina Milhano e Filipe Santos
9:45 - Intergeracionalidade no Programa 60+: do discurso à prática - Luísa Pimentel e Cezarina Maurício
10:15 - Metodologia de trabalho do workshop “O Uso de Ferramentas Digitais face aos Desafios do Envelhecimento da População” – Carla Freire
10:30 - Apresentação de resultados da partilha e discussão intergeracional - estudantes internacionais
11:00 - A duas vozes: perceções sobre interações e aprendizagem intergeracionais (apresentação de resultados de auscultação aos participantes no workshop) – Eulália Santos
11:30 - Encerramento
Balanço: O Encontro contou, essencialmente, com um público sénior (presencialmente e online), que se mostrou muito recetivo à implementação de ferramentas digitais para atenuar os problemas identificados, numa lógica de colaboração intergeracional. Ficou a vontade de criar um grupo de trabalho, com colaboradores de várias áreas científicas e de várias gerações, para operacionalizar as propostas discutidas.
Metodologia de trabalho: da compreensão dos problemas ao desenho de potenciais soluções.
Workshop na ESECS
No dia 6 de fevereiro, entre as 10:00 e as 12:30, realizou-se um Workshop subordinado ao tema “Cenários, Tendências e Cocriação: pensar o futuro coletivo”, dinamizado pelo Prof. William Cantú. Foi na sala de Pensamento Complexo, na ESECS, e enquadra-se nas atividades do Clube Unesco de Inovação e Desenvolvimento Cultural: https://inovacaocultura.blogspot.com/
Adotou-se uma abordagem participativa na construção de cenários futuros (scenario planning) que reflitam as mudanças nos estilos de vida, através da análise dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Através de métodos ativos, com recurso ao LEGO®, e utilizando processos de design thinking e cocriação, os participantes foram guiados num processo de reflexão, construção conceptual e prototipagem de ideias inovadoras que contribuam para a construção de um futuro coletivo e mais criativo, através do envolvimento prático dos participantes no processo de construção das ideias. Este workshop procurou ser um espaço para a criação e o pensamento livre sobre as tendências e o futuro da sociedade.
Foi uma iniciativa muito estimulante, que nos desafiou a olhar a realidade de formas diferentes e inovadoras.
A SessenTuna cantou e encantou
Este ano, a SessenTuna, sob a orientação da prof. Ana Margarida Carreira, cantou as janeiras em vários espaços do Instituto Politécnico de Leiria.
Começaram na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, no dia 10 de janeiro.
A 25 de janeiro fizeram uma surpresa às colaboradoras da cantina e do bar do Campus1, deixando as emoções à flor da pele.
No dia 30 de janeiro rumaram ao Campus 2 e tocaram na Biblioteca José Saramago.
Um breve momento em vídeo com uma canção dedicada a um dos elementos, que não pode estar presente devido a problemas de saúde. WhatsApp Video 2024-01-30 at 18.39.59
Para finalizar o mês dos Reis, atuaram nos Serviços Centrais. https://www.facebook.com/share/rC66zifh2R86eh7n/
Em todos estes momentos, o objetivo foi levar alegria a estudantes e trabalhadores da instituição. Missão cumprida!
Agradecimento em forma de canção
Os elementos da SessenTuna decidiram agradecer a pessoas que todos os dias cuidam de nós e que nem sempre têm o devido reconhecimento.
Assim, no dia 25 de janeiro, a meio da manhã, surpreenderam os trabalhadores da cantina, bar e restaurante do Campus 2 (ESECS), cantando as Janeiras. Algumas pessoas ficaram verdadeiramente emocionadas com a homenagem.
Assim se faz a diferença num dia normal! Diferença para melhor!!
Almoço de Reis 2024
Os estudantes do Programa 60+ juntaram-se, no dia 12 de janeiro, para mais um almoço de Reis. Foi tempo de reencontro, num convívio animado.
Houve oportunidade para pôr a conversa em dia, para umas canções e para alguns jogos que deixaram todos bem-dispostos.
Festa de Natal intergeracional e intercultural
Este ano (2023) os estudantes e colaboradores do Programa 60+ juntaram-se aos estudantes internacionais para comemorar o Natal. Aconteceu no dia 18 de dezembro, pelas 16:00, no restaurante do Campus 2.
Houve lugar ao desenvolvimento de várias dinâmicas de grupo, que envolveram todos os presentes e procuraram aproximar pessoas de várias gerações e culturas.
As canções de Natal chegaram com a atuação de alguns elementos da SessenTuna, que emocionou os que valorizam o simbolismo desta época, mas que não a podem comemorar no seio das suas famílias.
Os estudantes 60+ apresentaram, ainda, uma exposição de trabalhos realizados na Oficina de Manualidades Criativas.
Depois de um lanche farto, foi tempo de dançar. Todos quiseram mostrar como se dança nos seus países, ensinando passos e coreografias aos colegas.
Foi uma tarde diferente e marcante, dominada pela alegria e pela diversidade. Um belo e poético caos!
https://www.diarioleiria.pt/noticia/117889
https://www.facebook.com/100064330373367/posts/761288152692190/
Intergeracionalidade no Desporto
Os estudantes do Programa 60 continuam a dar um contributo muito relevante para a formação dos seus colegas mais jovens.
Destacamos a aula conjunta de Exercício Físico e Saúde, do 1º ano do CTeSP em Intervenção Sociocultural e Desportiva, lecionada pela professora Sílvia Areia.
Aconteceu no dia 30 de novembro (2023) e permitiu aos jovens estudantes usufruírem de uma experiência prática na área do exercício físico direcionado para a população sénior.
Trocas e Aprendizagens Intergeracionais e Interculturais
Entre os dias 13 e 17 de novembro, o Instituto Politécnico de Leiria recebeu um grupo de jovens estudantes de vários países, para um SAP (Short Advanced Course), subordinado ao tema Aspects of Interregional Development: Digital Challenge, no âmbito da RUN-EU (Regional University Network. European University).
Uma das atividades consistia em desafiar os estudantes a desenharem soluções para alguns problemas que afetam as pessoas mais velhas nas sociedades contemporâneas. Como entendemos que não faz sentido refletir sobre os problemas que afetam este grupo populacional sem a sua participação, convidámos os estudantes do Programa 60+ a acompanharem os jovens nesta tarefa.
Assim, no dia 14 de novembro, um conjunto de professores organizaram uma sessão de apresentação do Programa 60+ e colocaram vários assuntos, relacionados com o envelhecimento da população, à discussão. Organizaram-se grupos de trabalho, nos quais participaram estudantes seniores, para refletir sobre solidão e isolamento, promoção da autonomia e convivência intergeracional. Em conjunto, desenharam-se possíveis respostas, recorrendo a ferramentas digitais.
As conclusões foram apresentadas numa sessão plenária, a 17 de novembro, na ESTG.
Festa de Abertura ano letivo 23-24
A Festa de Abertura deste ano letivo aconteceu a 7 de novembro, na Escola Superior de Saúde, permitindo que os estudantes do Programa 60+ conhecessem melhor uma das escolas onde se deslocam com menos regularidade.
Começamos com uma sessão de acolhimento, na qual estiveram presentes a Sra. Vice-Presidente do IPLeiria, Prof. Graça Poças Santos, o Sr. Diretor da ESSLei, Prof. Rui Fonseca Pinto, e o Sr. Subdiretor da ESECS, Prof. Jorge Varela.
A coordenadora do Programa, Prof. Luísa Pimentel, apresentou uma perspetiva evolutiva de alguns indicadores relacionados com o perfil dos estudantes seniores, realizou um breve balanço sobre o início do ano letivo e prestou informações.
A componente cultural da Festa foi particularmente rica, contando com uma atuação musical de estudantes da ESSLei, da SessenTuna (60+) e da Tomalátuna, tuna mista da ESAD.CR.
Encerrámos a Festa com um lanche partilhado, no refeitório do campus 2, no qual continuámos com a música da Tomalátuna. Os jovens juntaram-se a nós e deliciaram-se com as iguarias que os mais velhos partilharam.
Mais uma tarde de convivência e de aproximação entre estudantes (de várias idades e nacionalidades), professores e colaboradores do 60+.
Alguns registos audiovisuais:
---------
Conhecendo o Projeto AGILidades
A convite da Prof. Marlene Rosa, no dia 8 de maio, um pequeno grupo de estudantes do Programa 60+ foi aos Campus 5 (do IPLeiria) conhecer o Projeto "Perlim-pim - a magia do jogo na dor", desenvolvido no âmbito da startup AGILidades, que visa a conceção de jogos de motricidade e agilidade mental, com diversos níveis de dificuldade.
Dois jovens estagiários do Projeto prepararam uma apresentação para apresentar os objetivos do seu trabalho. Tivemos, ainda, oportunidade de conhecer a sala de jogos e de experimentar alguns deles.
Alguns estudantes seniores disponibilizaram-se a participar no teste aos jogos, de modo a permitir que a equipa avalie a sua eficácia e possa iniciar o processo de comercialização.
Visita ao CDRSP – Marinha Grande
Os estudantes do Programa 60+ tiveram a oportunidade de realizar uma visita de estudo, no âmbito da Atividade "Encontros de Reflexão sobre Ciência", dinamizada pela Prof. Alzira Saraiva, ao Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto, uma das unidades de investigação de excelência do Instituto Politécnico de Leiria, localizada na Marinha Grande.
Esta visita, que aconteceu durante a manhã de 27 de junho, teve como objetivos proporcionar o conhecimento dos projetos desenvolvidos neste Centro e o contacto com os produtos que estão a ser desenvolvidos pelas várias equipas.
O feedback dos participantes foi muito positivo, revelando surpresa pela tecnologia avançada que é utilizada, bem como pelo tipo de produtos que estão a ser testados.
Puderam manifestar toda a sua curiosidade e vontade de conhecer estas tecnologias de ponta e a sua utilidade, tendo encontrado uma equipa de investigadores muito disponível para responder a todas as suas perguntas.
A manhã terminou com um almoço no refeitório da ESECS.
Deixamos aqui duas montagens fotográficas, realizadas pela Esmeralda Faria (a primeira) e pela Maria João Gaspar (a segunda), estudantes do 60+.
Projeto Muros com Vida
O Projeto “Muros com Vida” foi lançado na década que as Nações Unidas dedicam à Restauração de Ecossistemas - 2021-2030 - com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar as comunidades para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.
O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, de arte, de contemplação, de partilha e de comunicação dos princípios de sustentabilidade.
Os municípios, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
Este ano, a Câmara Municipal de Leiria, de modo a desenvolver este projeto, conta com a colaboração do artista plástico Leonardo Rito, também docente na ESECS.
No dia 7 de junho, o artista deu uma formação presencial, de 2h, a estudantes do 60+ que participam na Oficina de Artes Plásticas, sobre algumas técnicas de desenho e pintura, que foram uma novidade para os presentes.
Um dos objetivos desta iniciativa é realizar a pintura de um mural e de uma sarjeta, na ESECS. O grupo, no início do próximo ano letivo, efetuará um esboço do que pretende pintar e escolherá um espaço para o efeito.
Mais informações sobre o Projeto: https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/
Festa Encerramento Ano Letivo 22-23
Dia 14 de junho, realizou-se mais uma festa de encerramento do ano letivo, no nosso Programa.
Foi uma tarde de convívio muito agradável, que se dividiu em duas partes:
- A primeira, com início pelas 15:30h, no auditório 1 da ESECS, começou com um breve balanço sobre os principais acontecimentos do ano, feito pela coordenadora, tendo-se seguido uma componente cultural, na qual contámos com a SessenTuna, o Grupo dos Jograis e alguns poemas ditos por Augusto Carruço. Contámos, ainda, com dois convidados especiais, o poeta José Barros da Paz e o cantor lírico António Alves.
Para além de estudantes (nacionais e internacionais) de várias gerações, de professores e de colaboradores, tivemos a presença da Sra. Vice-Presidente do IPLeiria, Prof. Graça Poças Santos; da Sra. subdiretora da ESSLei, Prof. Maria dos Anjos Dixe; e do Sr. subdiretor da ESECS, Prof. Jorge Varela. Houve, ainda, o cuidado de abrir uma sessão zoom para algumas pessoas que só nos podiam acompanhar a distância.
- A segunda parte da Festa ocorreu no espaço externo da ESECS, com momentos de convívio, acompanhados de uma boa sardinhada e de um lanche que os estudantes 60+ proporcionaram a todos os presentes.
Durante todo o dia, esteve patente uma exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes 60+ que participam na Oficina de Artes Plásticas.
Há que agradecer a todos os que contribuíram para a organização e concretização deste evento, nomeadamente aos vários colaboradores e aos representantes dos estudantes, que tudo fizeram para nos proporcionar bons momentos.
Foi uma festa de encerramento com muitas risadas, conversas e memórias que permanecerão.
VIAGEM A EDIMBURGO E TERRAS ALTAS DA ESCÓCIA
Os estudantes do Programa 60+ inscritos nas unidades curriculares de Inglês Elementar e Inglês Intermédio, acompanhados de alguns familiares, fizeram uma viagem a Edimburgo, entre os dias 8 e 11 de junho de 2023.
Aqui fica o relato da prof. Fátima Neto, que leciona as UC em causa, e que organizou e dinamizou a viagem com todo o cuidado e pormenor.
“O grupo de “jovens” do inglês 60+ percorreu a cidade de lés a lés, passando pelo castelo de Edimburgo, um marco imperdível, empoleirado num penhasco rochoso, na cidade que data do século XII. Ali, encontramos as joias da coroa da Escócia, que foram usadas por Maria, rainha dos escoceses, assim como a pedra do destino, símbolo ancestral da monarquia escocesa, que foi usado pela última vez na coroação de Carlos III.
Era um dia cheio de sol mas com um vento gélido. Alguns, pelo caminho, vestiram os famosos tartans escoceses, para se manterem quentinhos. Outros, ainda se vestiram a rigor para as famosas fotos de guerreiros das terras altas, para percorrer a Royal Mile, rua entre o castelo e o palácio, onde podemos admirar vários monumentos como a igreja de São Giles, a casa medieval de John Knox, o ministro que liderou a reforma presbiteriana na Escócia, e até o novo edifício do parlamento escocês. Ao final desta longa avenida, cheia de vida e turistas, chegamos ao palácio de Hollyhoodhouse, a residência oficial da família real, na Escócia.
O ambiente entre viajantes era excelente e ao final do segundo dia, depois de muitos quilómetros a pé, estávamos prontos para conhecer as famosas terras altas, na manhã seguinte. De autocarro podíamos admirar as verdejantes encostas de uma beleza selvagem, poderosa e austera, com vales dramáticos e riachos a desaguar em Lochs, palavra escocesa para lago. Almoçámos em Fort Augustus, início do Loch Ness, famoso por se dizer ter sido ali avistado o monstro Nessie. De volta a Edimburgo, passámos por uma destilaria de whiskey, onde alguns tiveram a oportunidade de se “retemperar”.
De regresso ao hotel, eram horas de dormir porque o avião partia bem cedo, sabendo que deixámos tanto para ver e tantos quilómetros ainda por percorrer.”
Para Além do Tempo!
No dia 29 de maio, a Oficina de Expressão Dramática proporcionou um encontro intergeracional, que envolveu 12 estudantes do 60+ e os alunos da turma de 4º ano da Escola Amarela. A iniciativa enquadrou-se no Maio Criativo e intitulou-se “Para Além do Tempo!”.
Esta dividiu-se em dois momentos distintos:
O primeiro aconteceu um dia antes do encontro, e desafiou as crianças a imaginarem personagens e a desenharem as mesmas a partir dos nomes dos estudantes 60+, enviando mensagens escritas, estimulando a fantasia, imaginação e a sua criatividade, bem como a expressão artística integrada.
O segundo momento foi a criação de um "Encontro de Personagens Imaginárias" que decorreu no dia 29 de maio, entre as crianças e os estudantes 60+ que frequentam a Oficina de Expressão Dramática. Estes, brincaram com as personagens inventadas, trocando mensagens e apresentando-se através da linguagem teatral e musical.
A atividade terminou com um convívio intergeracional, com jogos tradicionais e canções do Cancioneiro Tradicional Português: "Para alem do tempo!". Tudo decorreu num ambiente lúdico, com valorização da tradição e muita capacidade de brincar com o teatro, a poesia e a música.
Assim, vale mesmo a pena!
Visita de Estudo Região Centro
A Prof. Alzira Saraiva organizou uma visita de estudo, no âmbito dos Encontros de Reflexão sobre Ciência, no dia 30 de maio. Participaram cerca de 40 pessoas
O roteiro da visita incluiu: Lagoa de Pataias; Fornos de cal de Pataias, o Sítio da Nazaré, Vale Furado, Paredes da Vitória, Polvoeira, Pedra do Ouro, Água de Medeiros, S. Pedro de Moel, Praia Velha e Ribeira de S. Pedro de Moel.
Para além das aprendizagens, valorizou-se o convívio, em particular durante a hora de almoço.
Os estudantes seniores chegaram a Leiria por volta das 18:00, com um conhecimento muito mais profundo sobre a região, resultado de um novo olhar sobre lugares que já muitos conheciam.
Como sempre, a Esmeralda fez uma excelente reportagem fotográfica que deixamos aqui para que todos vejam: https://youtu.be/WWXFrH7XHnw
Entre nós e os outros. Mundos em festa
No final do dia 23 de maio, no átrio do edifício A da ESEC, decorreu o Encontro Intergeracional e Intercultural, “Entre nós e os outros. Mundos em festa”.
O encontro resultou de uma proposta de estudantes do 60+ que queriam mostrar um pouco da cultura portuguesa aos estudantes internacionais e convidá-los a partilharem particularidades das suas culturas.
Para além dos estudantes 60+, participaram estudantes angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e chineses.
Começámos com um lanche partilhado, no qual já houve dança e muita animação.
Seguiu-se o espetáculo, no qual várias pessoas deram o seu contributo, através de canções, danças e poemas. O facto de ser num espaço aberto deu visibilidade ao evento.
Houve uma articulação com os organizadores das Jornadas de Intervenção e Educação Artística e o grupo que encerrava o evento – Mil Raízes – atuou no átrio da ESECS, integrando o nosso Encontro.
Foi uma iniciativa muito animada e participada, que foi registada em vídeo pelo grupo de estudantes do Programa 60+ que integram o Projeto Sénior TV.
Aproveitamos, assim, o privilégio do IPLeiria ser um contexto multicultural e multigeracional, diverso, por excelência. O Programa 60+ e, em particular, o Projeto de Mentoria Sénior - Aprendendo+, procuram potenciar as oportunidades de convivência e de aprendizagem que surgem dessa diversidade, como forma de (re)conhecer e respeitar outros mundos e outras vivências.
Estes momentos dicarão, decerto, na memória de cada um de nós.
Práticas inclusivas através do Desporto
No âmbito do projeto “Desporto para todos na ESECS”, foi realizada uma atividade, no dia 8 de maio, na qual participaram 6 estudantes do 60+, juntamente com utentes da OASIS e com os seus instrutores. Também esteve presente o professor Miguel Jacinto e a Alexandra, estagiária de Desporto e Bem-Estar.
Foram desenvolvidos jogos lúdicos adaptados a todos os participantes, objetivando promover a socialização e integração através da prática desportiva. A iniciativa foi organizada tendo por base as estações do ano, em que cada uma continha um jogo para trabalhar a coordenação motora e a manipulação de objetos. A título de exemplo foram realizadas atividades como: boccia, basquetebol, ténis e badminton.
Os estudantes 60+ demonstram interesse e motivação na execução de todas as atividades, o que os levou a entrarem em contacto com o professor Miguel Jacinto para repetirem a iniciativa no próximo dia 5 de julho.
A SessenTuna no INCLUDiT
A SessenTuna encerrou a VII Conferência Internacional para a Inclusão | INCLUDiT e a I Conferência de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade | CTecA. O evento, organizado por várias unidades orgânicas do Politécnico de Leiria, pretende fomentar o diálogo, a partilha e a divulgação científica de investigações, assim como boas práticas e experiências nas áreas da inclusão, acessibilidade e tecnologias de apoio, numa lógica multidisciplinar.
O momento cultural de encerramento aconteceu no mercado de Santana e contou com um público vasto e diversificado, que ouviram o grupo de estudantes do 60+ a interpretar canções alentejanas, sob a orientação da Prof. Ana Margarida Carreira.
Contos e (Re)contos
No dia 16 de fevereiro, entre as 15:00 e as 16:00, encontrámo-nos na Biblioteca José Saramago para participar nos Contos e (re)contos tradicionais.
Foi uma sessão de contos tradicionais portugueses e do mundo, dinamizada por uma das colaboradoras da biblioteca, Liliana Gonçalves, e esteve aberta aos estudantes 60+ e aos estudantes internacionais.
O entusiasmo da contadora de histórias foi contagiante e cativou a atenção dos participantes das várias gerações.
Chá das Quintas de janeiro 2023
No dia 26 de janeiro tivemos mais um Chá das Quintas e fomos mais de 50!
-
Foi mais um momento de partilha, num ambiente de boa disposição e companheirismo. Tivemos a presença de muitos estudantes jovens, nacionais e internacionais, que se interessam cada vez mais por conhecer o 60+.
--
--
--
Este encontro serviu, também, para agradecermos a algumas jovens que têm colaborado connosco, mas que, agora, têm de se dedicar aos seus estágios. No próximo semestre, outros virão, mas fica um carinho especial por todos as que vão "passando por nós".
Cantar as Janeiras: 2º Ato!
A SessenTuna, uma vez mais sob a orientação da Prof. Ana Margarida Carreira, cantou as janeiras nos Serviços Centrais do Politécnico de Leiria.
Levámos um pouco de alegria e de boa disposição aos dirigentes e colaboradores do Politécnico, que trabalham no edifício sede. Fomos muito bem recebidos pelos que puderam fazer uma pausa num dia de intenso trabalho.
Esta é, também, uma forma dos novos dirigentes do Politécnico de Leiria conhecerem o Programa e as suas potencialidades.
A notícia e as fotos foram publicadas no facebook do Politécnico de Leiria: https://www.facebook.com/100064330373367/posts/pfbid02GBKVNyVQq16Q7Qza5MviipQj1wyhyFm8w62CNAKGF7DBG7Brb2EKKuFHVoyqPsaAl/?sfnsn=mo
Vamos cantar as Janeiras!
Ainda dentro do espírito natalício, a SessenTuna cantou as Janeiras, na ESECS, junto ao auditório 1. Aconteceu a 12 de janeiro, pelas 15:50, e foi uma forma de encerrar o semestre com música típica da época.
O grupo foi orientado pela Prof. Ana Margarida Carreira, que tem vindo a desenvolver um trabalho de sensibilização e formação na área da música e do canto com os estudantes do 60+.
Foram muitos os que passaram pelo átrio e muitos os que pararam para ouvir e para aplaudir a SessenTuna.
Almoço de Reis
Mantendo a tradição que se vem construindo há alguns anos, os estudantes do Programa 60+ reuniram-se para comemorar o Dia de Reis. Desta vez foi um almoço, no dia 6 de janeiro, que juntou cerca de 40 pessoas.
Para além da presença dos que frequentam atualmente o 60+, foi possível rever e abraçar várias pessoas que, apesar de não estarem inscritas no presente ano letivo, farão sempre parte da comunidade 60+ e serão sempre bem-vindas aos nossos encontros.
A boa disposição e a música não podiam faltar 🙂
Umas horas bem passadas, fazendo o que há de melhor na vida!!
Festa de Natal - Chá das Quintas
No dia 15 de dezembro, entre as 16:00 e as 18:30, realizou-se o Chá das Quintas Natalício, no refeitório da ESECS.
O objetivo era convivermos, partilharmos um lanche e passarmos um bom momento juntos.
Nesta época especial, foi possível rever algumas pessoas que já não frequentam o Programa há algum tempo, mas que nos quiseram visitar.
O facto da festa ter decorrido num espaço aberto permitiu que as pessoas que se deslocavam ao bar pudessem perceber um pouco melhor a dinâmica do 60+.
A música e a poesia estão sempre presentes nos nossos encontros. A SessenTuna e o Grupo de Jograis prepararam algumas canções que marcam a época natalícia e apelam à Paz.
https://youtu.be/tTRIyqF6r6U
https://youtu.be/gmV4PlCFiRc
Para além dos estudantes 60+, foram vários os professores, colaboradores e estudantes da ESECS que passaram pelo local e comeram as belas iguarias partilhadas por todos, de forma generosa.
https://youtu.be/EC7_TE799BU
https://youtube.com/shorts/ttaW_9vg4BE
Fica um agradecimento a todos os que contribuíram para que a festa se concretizasse, especialmente aos estudantes e colaboradores do 60+, que preparam tudo, e aos serviços que cederam o espaço e apoiaram na organização.
Boas Festas!!
Segurança na WEB - participação em pesquisa de doutoramento
Na continuidade da atividade realizada no passado ano letivo, no dia 6 de outubro de 2022, os estudantes do Programa 60+ foram convidados a participar numa atividade de investigação, realizada por Iolanda Bernardino, no âmbito do seu doutoramento em Ciência e Tecnologias Web.
A pesquisa tem como objetivo compreender se o jogo pode influenciar os seniores a terem um comportamento mais seguro na navegação pela Internet.
A atividade, que aconteceu durante a Oficina de Introdução ao Uso dos Computadores, propôs aos estudantes jogarem um jogo online, denominado Web Segura (https://www.websegura.pt/). Este contava com três níveis, com conteúdos e desafios focados na temática de segurança Web.
Os estudantes seniores demonstraram interesse na construção de uma palavra-chave forte e segura, aprenderam a reconhecer uma notícia falsa e como fazer uma compra online de forma segura.
A investigadora concluiu que o jogo melhorou os conhecimentos dos seniores e motivou para a mudança do seu comportamento na Internet.
Num esforço conjunto, a pesquisa contou com a participação de 22 estudantes seniores do Programa 60+ e da Universidade Sénior Rainha Dona Leonor (Caldas da Rainha).
Encontro de reflexão entre gerações
Um grupo de estudantes do 1º ano do curso TeSP em Intervenção Sociocultural e Desportiva, no âmbito da UC Fundamentos da Animação, sob a orientação da professora Jenny Sousa, apresentou uma proposta aos estudantes do Programa 60+, para realizar uma conversa descontraída.
Assim, no dia 16 de novembro, ao início da tarde, aconteceu a “Partilha entre Gerações”.
A atividade contou com a participação de 21 estudantes do referido curso e 26 estudantes do Programa 60+, que responderam ativamente ao desafio de partilhar experiências e modos de viver do passado.
Durante duas horas, os participantes viajaram até às suas infâncias e, em conjunto, teceram reflexões e análises muito enriquecedoras para todos.
Com o apoio da Prof. Jenny e da Prof. Fátima Neto (que leciona das UC de inglês do 60+) conversou-se em português e em inglês 🙂
Foram usadas várias ferramentas tecnológicas que cativaram as atenções e permitiram partilhar informação em tempo real.
Foi, sem dúvida, um momento de grande convívio e aprendizagem.
Ação Solidária no Programa 60+
Nos últimos dois anos, um conjunto de estudantes do Programa 60+ dinamizaram uma Oficina de Manualidades Criativas, tendo realizado várias vendas dos artigos produzidos, com vista à angariação de fundos para fins solidários. O montante angariado nos anos letivos 20/21 e 21/22 foi entregue à SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla.
Assim, no dia 21 de novembro, algumas das estudantes que tiveram uma participação ativa na Oficina, deslocaram-se à delegação de Leiria da SPEM para entregarem um donativo de 340€.
A escolha desta organização foi da inteira responsabilidade do grupo de estudantes envolvidos e teve por base a sensibilidade face aos graves problemas de saúde que afetam os doentes apoiados e a consciência perante as dificuldades financeiras que a instituição enfrenta.
Mais um ato de generosidade dos estudantes 60+. Qualidade que se vem revelando em muitos momentos e iniciativas.
Visita de estudo intergeracional
O Professor Edgar Lameiras, que leciona a UC de Gastronomia e Vinhos ao CTeSP em Intervenção em Ambiente e Património, organizou uma visita de estudo à Adega Cooperativa de Cantanhede, ao Museu da Vinha e do Vinho, em Anadia, e à Associação Rota da Bairrada, na Curía. Convidou os estudantes 60+ que frequentam as suas aulas e pediu que estes divulgassem junto dos colegas, uma vez que havia lugar para mais alguns participantes.
Assim, no dia 18 de novembro, 15 estudantes seniores acompanharam os 11 estudantes da turma num passeio pela região da Bairrada, que permitiu conhecer parte do nosso riquíssimo património cultural e histórico.
Participação dos estudantes 60+
Os estudantes do Programa 60+ gostam de se envolver nas várias dinâmicas culturais, sociais e recreativas do Politécnico de Leiria.
A participação no Concurso Prosa e Verso é um dos exemplo. Augusto Carruço participou nas várias edições e tem sido distinguido com prémios pelos seus textos. Este ano, com um poema subordinado ao tema "Água", não foi exceção.
Festa de Abertura ano letivo 60+
A 7 de novembro, realizámos a Festa de Abertura do ano letivo.
Começamos no auditório 1, da ESECS, pelas 16:00, com alguns elementos de enquadramento sobre o Programa e dados sobre o semestre atual. Tivemos, também, alguns apontamentos culturais e artísticos.
Terminámos a tarde com um lanche partilhado e uma castanhada, no restaurante do Campus 1. Não faltaram as canções, as conversas e muita animação.
Foi uma tarde alegre e cheia de boas energias. Contámos com estudantes de várias gerações, mas também com colaboradores e dirigentes, nomeadamente com membros da direção da ESECS. Tivemos, ainda, o prazer de receber a Exma. Sra. Vice-Presidente do Politécnico de Leiria, Prof. Graça Poças Santos, que assumiu funções recentemente.
Os afetos no 1º encontro do ano
Porque as pessoas são importantes e marcam as instituições e os seus projetos, os estudantes do Programa 60+ não quiseram deixar de agradecer à Ana Cunha, uma das colaboradoras da ESECS que trabalhou connosco e que irá abraçar um novo desafio.
A Ana marcou as pessoas que frequentam o 60+ pela sua dedicação e generosidade. Quisemos retribuir um pouco, em conjunto com os seus colegas.
Festa de Encerramento 21-22
A 23 de junho realizámos a Festa de Encerramento do ano letivo com um programa muito diversificado.
Começámos por participar no almoço/sardinhada, ao ar livre, junto ao refeitório do campus 1 (ESECS), em convívio com estudantes, docentes e colaboradores do Politécnico. O espaço foi decorado pelos estudantes do Programa 60+ e pelas colaboradoras do refeitório.
Pelas 15:00, no auditório 2 da ESECS, os estudantes do 60+ e alguns estudantes internacionais tiveram oportunidade de ver o filme Sideways. Este foi selecionado e contextualizado pelo Prof. Edgar Lameiras, tratando uma temática que é do interesse de muitos: Gastronomia e Vinhos.
A partir das 17:00, realizou-se um arraial, com música e um lanche partilhado.
Houve música, canções, poemas e muita conversa.
Durante toda a tarde, no espaço exterior da ESECS, esteve patente uma exposição dos trabalhos realizados na Oficina de Artes Plásticas, durante o ano letivo.
Agradecemos a todos os que ajudaram a organizar e a concretizar mais uma iniciativa cheia de alegria e cumplicidade, bem como à Doutora Ana Sargento e ao Doutor Miguel Jerónimo que, em representação da presidência do Politécnico de Leiria, nos acompanharam em vários momentos da festa.
No próximo ano letivo haverá novos encontros e reencontros. Esperamos por todos! Boas Férias!
Visita de Estudo Dino Parque
No dia 7 de junho, um grupo de 21 estudantes que frequentam os Encontros de Reflexão sobre Temas de Ciência, dinamizados pela Prof. Alzira Saraiva, realizaram uma visita de estudo ao Dino Parque, na Lourinhã. Foram acompanhados pela Prof. Alzira e pela coordenadora do Programa 60+, Prof. Luísa Pimentel.
Depois de uma visita ao museu e de um percurso pedestre, ao ar livre, tiveram oportunidade de conhecer o laboratório onde os paleontólogos estudam os fósseis encontrados na região. Foram sempre acompanhados por uma guia do parque, com formação em Paleontologia, que deu todas as explicações solicitadas pelos mais curiosos. No final, todos agradeceram a sua disponibilidade e simpatia.
O passeio terminou com um almoço na Praia da Areia Branca.
O Grupo de Jograis com as crianças da Quinta do Alçada
Os estudantes do Programa 60+ voltaram à Quinta do Alçada, a 17 de maio, no âmbito do Projeto Redes na Quint@, promovido pela Associação InPulsar.
Mais uma vez a convite da estagiária de Serviço Social, Marli Teixeira, os elementos do Grupo de Jograis escolheram vários poemas para dizer às crianças e convidaram-nas a refletir sobre as mensagens implícitas nos mesmos. Foi mais uma tarde animada e muito rica, que deixou vontade de voltar. Quem sabe…?
Visita ao Museu do Vidro - Marinha Grande
No dia 2 de junho, no âmbito do Projeto Aprendendo+ (com os estudantes internacionais), realizou-se uma visita de estudo ao Museu do Vidro, na Marinha Grande. Saimos pelas 13:30, da ESECS, e voltámos pelas 17:00.
Participaram 20 estudantes do Programa 60+, um elemento da coordenação e 6 estudantes jovens, nacionais e internacionais. Tiveram a possibilidade de visitar as várias salas do museu, conhecendo peças belíssimas, e de ver um artesão a trabalhar o vídeo, em tempo real.
Foi uma excelente oportunidade de aprendizagem intergeracional e intercultural!
O 60+ no Redes na Quint@
Os estudantes do Programa 60+ continuam a ter um papel importante na comunidade. Desta vez, a convite da estagiária da ESECS, Marli Teixeira, os estudantes seniores contribuem para enriquecer os dias das crianças e jovens que usufruem do Projeto Redes na Quint@, promovido pela Associação InPulsar.
Começámos com o contributo de Laurinda Pedrosa, que, a 13 de abril, se deslocou à Quinta do Alçada, local que acolhe o projeto, para dinamizar uma atividade de artes manuais e decorativas. Usou as suas habilidades para ensinar as crianças a fazerem pequenos cestos para colocar “ovos decorativos”, alusivos à época da Páscoa. Dada o interesse que a iniciativa despertou, haverá outros momentos de encontro para novas aprendizagens.
Mundos de Poesia
O Município de Leiria convidou o Programa 60+ a participar no RONDA – Leiria Poetry Festival, que se realizou de 22 a 25 de abril de 2022, em vários espaços da cidade de Leiria. Assim, a 22 de abril, decorreu um encontro intergeracional e intercultural, organizado pelo Programa 60+, que terá como tema Mundos de Poesia. Colocaram-se diversas artes em diálogo, para celebrar a poesia e a liberdade.
Começámos pelas 10:30, no átrio principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e contámos com a participação do Grupo de Jograis do Programa 60+
da Associação Lar Emanuel
do Centro Social e Paroquial dos Pousos
da AMITEI
e de vários estudantes nacionais e internacionais.
Todos se juntaram a comemorar a Liberdade, através da voz dos poetas.
Disseram-se e cantaram-se poemas de autores consagrados, como Manuel Alegre, Adriano Correia de Oliveira ou José Afonso, mas também houve quem ousasse criar e dizer os seus próprios textos.
No encerramento contámos com a Sr. Vereadora da Cultura, Dra. Ana Valentim, com o Sr. Diretor da ESECS, Professor Pedro Morouço e com a Professora Cezarina Maurício, em representação da Coordenação do Programa 60+.
Muitos se juntaram para testemunhar este momento, ouvindo, cantando e aplaudindo. Foi uma manhã de emoções fortes, que permitiu (re)afirmar que, por vezes, com pouco se faz muito, e que com pouco se fazem muitas pessoas felizes!
Chá das Quintas
Os estudantes do Programa 60+ dinamizaram mais um momento de convívio, aberto aos que, mesmo não estando inscritos este semestre, quiseram juntar-se aos antigos colegas, na ESECS, para partilhar dois dedos de conversa, um chá e um lanche.
Foi no dia 31 de março, pelas 16:30, na sala 0.11 que nos reunimos para o segundo Chá das Quintas deste ano. Como é nosso apanágio, foi um momento para retribuir um pouco da dedicação dos colaboradores da ESECS, convidados a passar na sala para comer um bolinho, bem como para conviver com estudantes mais jovens e com os dinamizadores de várias atividades.
Também houve tempo para cantar, dizer poesia, ver fotografias de outras atividades e vender alguns artigos da Oficina de Manualidades Criativas.
Regresso ao Chá das Quintas
O Chá das Quintas regressou ao Programa 60+ no dia 24 de fevereiro de 2022, pelas 16:00h.
Encontrámo-nos na ESECS, com as devidas precauções. Foi um lanche partilhado, que reuniu várias “gerações” de estudantes do Programa 60+, estagiários, professores e colaboradores dos vários serviços da ESECS. Recebemos, ainda, o Subdiretor Professor Jorge Varela.
Os representantes dos estudantes e as estagiárias do 60+ organizaram um conjunto de fotografias de momentos marcantes do Programa, que foram passando, em registo vídeo, durante a tarde.
Passeio pela cidade de Leiria
No âmbito do Projeto de Mentoria Sénior - Aprendendo+, promovido pelo Programa 60+, pelo Gabinete de Marketing Internacional do Politécnico de Leiria e pelo Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional da ESECS, realizou-se um Passeio pela Cidade de Leiria, no dia 3 de fevereiro.
O ponto de encontro foi na ESECS, pelas 15:00, tendo-se juntado cerca de 30 estudantes internacionais e 10 estudantes do Programa 60+. O grupo caminhou até ao centro da cidade para visitar alguns pontos de interesse histórico e cultural. Pretendia-se que os estudantes internacionais conhecessem melhor o contexto sociocultural onde se inserem atualmente e que convivessem com estudantes portugueses, de várias idades, que os ajudassem a compreender as especificidades desse contexto.
O passeio decorreu de forma descontraída, com os estudantes seniores a darem breves explicações sobre os monumentos visitados. Foi distribuído um folheto, elaborado por vários colaboradores do 60+, com algumas informações complementares.
Uma experiência a repetir!
Encontros Virtuais: adaptação aos novos tempos
No início do novo ano, os Encontros de Reflexão sobre Temas de Ciências têm decorrido online, dada a dificuldade e receio de alguns participantes para se deslocarem à ESECS.
Apesar da dinâmica ser diferente e de não haver um quadro para a Prof. Alzira Saraiva fazer os seus esquemas explicativos, temo-nos adaptado a esta nova realidade e temos realizado conversas muito interessantes e frutíferas.
Votos de Feliz Ano Novo no Politécnico de Leiria
Os representantes dos estudantes do Programa 60+ quiseram desejar um ano de 2022 cheio de sucessos e conquistas à presidência do Politécnico de Leiria. Foi no dia 11 de janeiro que o Sr. Presidente, Doutor Rui Pedrosa, e a Sra. Vice-Presidente, Doutora Ana Sargento, nos receberam, no edifício sede. Os estudantes seniores entregaram uma oferta simbólica para a instituição, realizada na nossa Oficina de Artes Plásticas, e uma oferta individual, igualmente simbólica, realizada na nossa Oficina de Manualidades Criativas.
A coordenação do 60+ agradece aos dirigentes do Politécnico por nos terem recebido de forma tão calorosa e a todos os estudantes seniores que contribuíram para a realização dos objetos ofertados.
Boas Festas na ESECS
Houve, ainda, oportunidade para a coordenadora do Programa fazer um breve balanço sobre as atividades realizadas nos últimos meses.
Boas Festas para todos!
Participação no Day & Night Sessions
Os estudantes do Programa 60+ foram convidados a participar num evento organizado pelo Curso TeSP de Serviços Jurídicos, do Politécnico de Leiria - "Day & Night Sessions", que teve lugar a 15 de dezembro, presencialmente e online.
Os organizadores pretenderam apresentar vários olhares sobre o papel da mediação na resolução de conflitos, indo além das perspetivas mais académicas e técnicas.
Participámos no momento "À Mesa Redonda da Mediação: outros Olhares", entre as 20 e as 21:30, com uma poesia e um texto em prosa, que espelhou o olhar de dois estudantes do Programa, a partir da escrita, sobre a Mediação de Conflitos.
Os Jograis em lançamento de livro
O Grupo de Jograis do Programa 60+ participou no lançamento do livro «Um homenzinho atarefado» de Fátima Costa, a 11 de dezembro, pelas 17h00, na Biblioteca Afonso Lopes Vieira. Foi uma iniciativa da Associação OASIS, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Biblioteca Afonso Lopes Vieira, na qual se valorizou o talento de uma das utentes da associação.
Para além de lerem alguns excertos da obra apresentada, os Jograis trouxeram outras palavras, de outros autores.
Festa de Abertura do ano letivo 21-22
Este ano conseguimos voltar a realizar a nossa Festa de Abertura, sem restrições, apesar de termos tido todos os cuidados de higiene e segurança essenciais.
Aconteceu a 11 de novembro, na ESECS. Começamos com uma sessão de acolhimento dos estudantes, na qual tivemos a presença do Sr. Diretor e do Sr. Subdiretor da ESECS. Houve oportunidade de fazer um breve balanço sobre o início do ano letivo e de prestar algumas informações relevantes.
Pudemos, ainda, apresentar alguns projetos novos e, para tal, recebemos um conjunto de estudantes estrangeiros, acompanhados pelas responsáveis pelo Gabinete de Marketing Internacional, para nos falarem do Projeto de Mentoria Sénior - Aprendendo+
Terminámos esta sessão com poemas ditos pelo Grupo de Jograis do 60+, num momento cultural.
Como sempre, para encerrar a Festa em beleza, partilhámos um lanche e uma castanhada.
Foi uma tarde de convívio e de aproximação entre estudantes (de todas as idades), professores e colaboradores do 60+.
Praxe Solidária no Cultivo Divertido
No dia 4 de novembro, a animação instalou-se no Cultivo Divertido do Programa 60+. Os estudantes do CTESP em Intervenção Social e Comunitária, da ESECS, realizaram uma praxe solidária, que lhes permitiu conhecer o 60+ e, numa dinâmica intergeracional, ajudar a embelezar o espaço verde cuidado pelos estudantes seniores.
Sob a orientação dos seus colegas mais velhos, as jovens limparam alguns canteiros e mostraram-se entusiasmadas com o trabalho realizado. Ficaram de voltar na época das sementeiras.
Atividade Intergeracional e Intercultural
O Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional e a coordenação do curso de Língua Portuguesa Aplicada, da ESECS, convidaram os estudantes do Programa 60+ a estarem presentes na sessão de encerramento do curso de Preparação Intensiva em Língua Portuguesa, realizado pelos estudantes chineses que frequentam a referida licenciatura. A sessão decorreu a 01 de outubro, pelas 10h00, no auditório 1 da ESECS, e contou com a presença de vários estudantes seniores.
Os jovens chineses apresentaram os seus trabalhos e as suas experiências de aprendizagem da língua portuguesa, sendo aplaudidos e incentivados por todos os presentes.
O interesse sobre o Programa 60+ no Brasil
A coordenação do Programa 60+ foi contactada por um jovem brasileiro que ingressará no curso de Engenharia Civil, da ESTG, no ano 21/22, no sentido de conhecer melhor o trabalho que realizamos com os estudantes seniores.
Este jovem, faz parte de um grupo composto por pessoas de diferentes idades e formações, que a pandemia aproximou, e que pretendem mudar o paradigma do envelhecimento, numa perspetiva de cidadania e bem-estar social. Realizam workshops e reuniões semanais para desenvolver um ambiente de confiança e abertura ao diálogo, inspirar e estimular os participantes a uma melhor vivência nesta fase da vida, acolher reflexões e socialização.
A ideia deste trabalho surgiu em 2020, após terem concluído um curso online "Leading From the Emergence Future u.lab x1", oferecido pelo MIT Sloan School of Management, no qual conheceram a Teoria U, desenvolvida por Otto Scharmer, que pretendem aplicar com a população sénior.
Assim, no dia 24 de julho, pelas 18 horas portuguesas, realizámos um primeiro encontro, muito profícuo, no sentido de nos conhecermos e de trocarmos ideias sobre o modo como cada grupo organiza o seu trabalho e sobre as perspetivas de futuro.
O Programa 60+ na 1ª Conferência Internacional miOne
“O olhar dos estudantes seniores do Programa 60+ sobre o ensino a distância, num contexto pandémico”, da autoria de Sara Lopes, Isabel Beato, Luisa Pimentel e Cezarina Santinho Maurício, foi apresentado na miOne World - 1ª Conferência Internacional em Ambientes Sociais Online para o Envelhecimento Ativo, que se realizou online, nos dias 22 e 23 de julho de 2021, organizada pelo centro de investigação DigiMedia, Universidade de Aveiro.
Participação em Congresso Internacional sobre Metodologia de Investigação
O Programa 60+ esteve representado no I Congresso Internacional sobre Metodologia – Desafios Metodológicos Atuais, que se realizou em Santiago de Compostela, mas foi transmitido através de plataformas digitais. A 9 julho 2021, Fátima Barbeiro Neto, Sara Mónico Lopes e Luísa Pimentel apresentaram a comunicação intitulada “Potenciar a educação e a inclusão de seniores num contexto de ensino superior em Portugal”. Esta partiu de uma pesquisa acerca das perceções e motivações dos estudantes do Programa 60+ sobre a aprendizagem e utilização da língua inglesa no seu quotidiano, tendo por base um questionário disponibilizado em formato digital, enviado a todos os inscritos na atividade de inglês, no ano letivo 2019 - 2020.
Foi mais uma forma de dar a conhecer o trabalho realizado com os estudantes seniores do Politécnico de Leiria e a aposta na investigação.
Encontro de Encerramento
No dia 24 de junho, pelas 16:30, realizámos o Encontro de Encerramento do ano letivo, na ESECS. As pessoas foram convidadas a trazer um pequeno lanche para partilhar, mas algumas, por razões de segurança, optaram por não participar nesta partilha.
Foi uma forma de conversarmos sobre o ano que termina, sobre o que esperamos do próximo semestre e, também, uma forma de agradecermos o trabalho realizado pelas nossas estagiárias: Ana Catarina e Matilde.
Visita ao Castelo de Leiria
Para encerrarmos as visitas culturais deste semestre, no dia 28 de junho, pelas 15:00, fomos ao Castelo de Leiria. Desta vez saímos de casa (a visita foi presencial) e fomos acompanhados pela Dra. Ana Santos, da Divisão de Ação Cultural, Museus e Turismo do Município de Leiria, que esteve disponível para nos dar todas as informações necessárias.
Foi uma tarde bem passada, que permitiu obter uma nova perspetiva sobre o monumento, depois das obras de reabilitação efetuadas recentemente.