Entre nós e os outros. Mundos em festa

No final do dia 23 de maio, no átrio do edifício A da ESEC, decorreu o Encontro Intergeracional e Intercultural, “Entre nós e os outros. Mundos em festa”.

O encontro resultou de uma proposta de estudantes do 60+ que queriam mostrar um pouco da cultura portuguesa aos estudantes internacionais e convidá-los a partilharem particularidades das suas culturas.

Para além dos estudantes 60+, participaram estudantes angolanos, moçambicanos, cabo-verdianos e chineses.

Começámos com um lanche partilhado, no qual já houve dança e muita animação.

Seguiu-se o espetáculo, no qual várias pessoas deram o seu contributo, através de canções, danças e poemas. O facto de ser num espaço aberto deu visibilidade ao evento.

Houve uma articulação com os organizadores das Jornadas de Intervenção e Educação Artística e o grupo que encerrava o evento – Mil Raízes – atuou no átrio da ESECS, integrando o nosso Encontro.

Foi uma iniciativa muito animada e participada, que foi registada em vídeo pelo grupo de estudantes do Programa 60+ que integram o Projeto Sénior TV.

Aproveitamos, assim, o privilégio do IPLeiria ser um contexto multicultural e multigeracional, diverso, por excelência. O Programa 60+ e, em particular, o Projeto de Mentoria Sénior – Aprendendo+, procuram potenciar as oportunidades de convivência e de aprendizagem que surgem dessa diversidade, como forma de (re)conhecer e respeitar outros mundos e outras vivências.

Estes momentos dicarão, decerto, na memória de cada um de nós.