IN2 GENERATIONS – A Intergeracionalidade em Debate

Em novembro de 2023, o Instituto Politécnico de Leiria recebeu um grupo de estudantes de vários países, para a realização de um SAP (Short Advanced Programme), subordinado ao tema Aspects of Interregional Development: Digital Challenge, no âmbito da RUN-EU (Regional University Network. European University). No workshop “O Uso de Ferramentas Digitais face aos Desafios do Envelhecimento da População” organizaram-se grupos de trabalho, nos quais participaram estudantes de várias gerações (internacionais e do Programa 60+), para refletirem sobre solidão e isolamento, promoção da autonomia e convivência intergeracional, e para desenharem possíveis respostas.

Objetivos do Encontro

– Apresentar os resultados da discussão realizada no Workshop “O Uso de Ferramentas Digitais face aos Desafios do Envelhecimento da População”.

Conhecer as perceções dos estudantes internacionais e dos estudantes do Programa 60+ sobre as interações e as aprendizagens efetuadas durante o whorkshop

9:00 – Abertura

9:30 – Enquadramento do SAP – Sandrina Milhano e Filipe Santos

9:45 – Intergeracionalidade no Programa 60+: do discurso à prática – Luísa Pimentel e Cezarina Maurício

10:15 – Metodologia de trabalho do workshop “O Uso de Ferramentas Digitais face aos Desafios do Envelhecimento da População” – Carla Freire

10:30 – Apresentação de resultados da partilha e discussão intergeracional – estudantes internacionais

11:00 – A duas vozes: perceções sobre interações e aprendizagem intergeracionais (apresentação de resultados de auscultação aos participantes no workshop) – Eulália Santos

11:30 – Encerramento

Balanço: O Encontro contou, essencialmente, com um público sénior (presencialmente e online), que se mostrou muito recetivo à implementação de ferramentas digitais para atenuar os problemas identificados, numa lógica de colaboração intergeracional. Ficou a vontade de criar um grupo de trabalho, com colaboradores de várias áreas científicas e de várias gerações, para operacionalizar as propostas discutidas.

Metodologia de trabalho: da compreensão dos problemas ao desenho de potenciais soluções.

This entry was posted in Eventos, Sem categoria. Bookmark the permalink.