Encerramento da Exposição “Asas de Abril”

O encerramento da exposição “Asas de Abril. Voando com as cores e as palavras”, que teve por base a apresentação de telas pintadas na Oficina de Artes Plásticas e de poemas inspirados pelas mesmas, aconteceu a 7 de maio de 2024.

A SessenTuna e o Grupo de Jograis fizeram questão de marcar o momento com canções de intervenção e poemas associados à Revolução de Abril. À semelhança do que tem acontecido em outras iniciativas do Programa, o átrio da ESECS encheu-se de vida e toda a escola ouviu as canções que marcaram um dos momentos mais relevantes da história recente do nosso país.

A tarde terminou com um lanche partilhado, para o qual foram convidados os estudantes (nacionais e internacionais) presentes no evento. Tempo de colocar a conversa em dia e de nos conhecermos melhor.

Durante a exposição, os visitantes puderam deixar uma palavra ou uma frase sobre o sentimento que a mesma lhes despertava. Houve palavras de felicitações e de agradecimento pela iniciativa, palavras de valorização dos trabalhos expostos, mas, especialmente palavras e frases relacionadas com a revolução de Abril, como se pode verificar na nuvem de palavras.

A frase mais escrita foi “Viva o 25 de Abril!” mas também houve quem deixasse: “Viva Salgueiro Maia!”; “Abril sempre. Lenço na cabeça e avental nunca mais.”; “Tens na mente e na mão emergente paixão.”; “Troca de saberes com amor.”

Por fim, algumas pessoas deixaram uma nota sobre o facto da exposição merecer outro destaque, num local mais central da escola, e sobre a vontade de adquirir algumas telas.

Tanto para aprender, tanto para partilhar!!