­Trocas e Aprendizagens Intergeracionais e Interculturais

Entre os dias 13 e 17 de novembro, o Instituto Politécnico de Leiria recebeu um grupo de jovens estudantes de vários países, para um SAP (Short Advanced Course), subordinado ao tema Aspects of Interregional Development: Digital Challenge, no âmbito da RUN-EU (Regional University Network. European University).

Uma das atividades consistia em desafiar os estudantes a desenharem soluções para alguns problemas que afetam as pessoas mais velhas nas sociedades contemporâneas. Como entendemos que não faz sentido refletir sobre os problemas que afetam este grupo populacional sem a sua participação, convidámos os estudantes do Programa 60+ a acompanharem os jovens nesta tarefa.

Assim, no dia 14 de novembro, um conjunto de professores organizaram uma sessão de apresentação do Programa 60+ e colocaram vários assuntos, relacionados com o envelhecimento da população, à discussão. Organizaram-se grupos de trabalho, nos quais participaram estudantes seniores, para refletir sobre solidão e isolamento, promoção da autonomia e convivência intergeracional. Em conjunto, desenharam-se possíveis respostas, recorrendo a ferramentas digitais.

As conclusões foram apresentadas numa sessão plenária, a 17 de novembro, na ESTG.