O Programa 60+ associou-se ao Projeto Cartografias Têxteis, na primeira semana de 2025.
A Prof. Filipa Rodrigues apresentou-nos o projeto, que está a desenvolver em Leiria, pela primeira vez, e no qual convida os estudantes do 60+ a participarem.
Este envolve 18 países, nos 5 continentes, e teve início em 2021.

Como é referido no site https://www.apecv.pt/cartografias-texteis/ “Através deste projeto internacional de investigação-ação participativa pretende-se estudar o impacto do fazer artístico com materiais e técnicas têxteis tais como o bordado e a tecelagem como elo de coesão social e ativismo ambiental. (…) Partimos de atos colaborativos de criação artística através das artes têxteis para descobrir conhecimento ancestral e abrir oportunidades para as artes e design como escultura social e valorização de identidades locais.”
Os estudantes presentes ficaram entusiasmados com a iniciativa e mostraram interesse em dar os seus contributos.





Depois de vários meses de trabalho, a Exposição Internacional “Cisterna — Ritmos e Arritmias da Poética Têxtil” foi inaugurada no dia 6 de maio de 2025, na Cisterna do Castelo de Leiria.

Organizada pela Câmara Municipal de Leiria e pelo Instituto Politécnico de Leiria, utiliza as artes têxteis como ferramenta de storytelling, coordenada pelo Grupo de Investigação em Artes, Comunidade e Educação (GriArCE) da APECV. Envolve 29 grupos de universidades, escolas, coletivos e associações de diversos continentes: Américas, África, Ásia, Austrália e Europa, onde a celebração da arte têxtil se apresenta como meio de narrativa coletiva e expressão intercultural.
Uma oportunidade para explorar a riqueza da poética têxtil contemporânea, em diálogo com a história e a arquitetura singular do Castelo de Leiria.
O Programa 60+ associou-se a esta iniciativa com a participação dos elementos da Oficina de Expressão Dramática, que fizeram uma performance durante a sessão de inauguração.







Um excerto da apresentação em vídeo: