Arquivo de Eventos

Festa de Encerramento 21-22

A 23 de junho realizámos a Festa de Encerramento do ano letivo com um programa muito diversificado.

Começámos por participar no almoço/sardinhada, ao ar livre, junto ao refeitório do campus 1 (ESECS), em convívio com estudantes, docentes e colaboradores do Politécnico. O espaço foi decorado pelos estudantes do Programa 60+ e pelas colaboradoras do refeitório.

Pelas 15:00, no auditório 2 da ESECS, os estudantes do 60+ e alguns estudantes internacionais tiveram oportunidade de ver o filme Sideways. Este foi selecionado e contextualizado pelo Prof. Edgar Lameiras, tratando uma temática que é do interesse de muitos: Gastronomia e Vinhos.

A partir das 17:00, realizou-se um arraial, com música e um lanche partilhado.

Houve música, canções, poemas e muita conversa.

Durante toda a tarde, no espaço exterior da ESECS, esteve patente uma exposição dos trabalhos realizados na Oficina de Artes Plásticas, durante o ano letivo.

Agradecemos a todos os que ajudaram a organizar e a concretizar mais uma iniciativa cheia de alegria e cumplicidade, bem como à Doutora Ana Sargento e ao Doutor Miguel Jerónimo que, em representação da presidência do Politécnico de Leiria, nos acompanharam em vários momentos da festa.

No próximo ano letivo haverá novos encontros e reencontros. Esperamos por todos! Boas Férias!


Visita de Estudo Dino Parque

No dia 7 de junho, um grupo de 21 estudantes que frequentam os Encontros de Reflexão sobre Temas de Ciência, dinamizados pela Prof. Alzira Saraiva, realizaram uma visita de estudo ao Dino Parque, na Lourinhã. Foram acompanhados pela Prof. Alzira e pela coordenadora do Programa 60+, Prof. Luísa Pimentel.

Depois de uma visita ao museu e de um percurso pedestre, ao ar livre, tiveram oportunidade de conhecer o laboratório onde os paleontólogos estudam os fósseis encontrados na região. Foram sempre acompanhados por uma guia do parque, com formação em Paleontologia, que deu todas as explicações solicitadas pelos mais curiosos. No final, todos agradeceram a sua disponibilidade e simpatia.

O passeio terminou com um almoço na Praia da Areia Branca.


O Grupo de Jograis com as crianças da Quinta do Alçada

Os estudantes do Programa 60+ voltaram à Quinta do Alçada, a 17 de maio, no âmbito do Projeto Redes na Quint@, promovido pela Associação InPulsar.

Mais uma vez a convite da estagiária de Serviço Social, Marli Teixeira, os elementos do Grupo de Jograis escolheram vários poemas para dizer às crianças e convidaram-nas a refletir sobre as mensagens implícitas nos mesmos. Foi mais uma tarde animada e muito rica, que deixou vontade de voltar. Quem sabe…?


Visita ao Museu do Vidro - Marinha Grande

No dia 2 de junho, no âmbito do Projeto Aprendendo+ (com os estudantes internacionais), realizou-se uma visita de estudo ao Museu do Vidro,  na Marinha Grande. Saimos pelas 13:30, da ESECS, e voltámos pelas 17:00. 

Participaram 20 estudantes do Programa 60+, um elemento da coordenação e 6 estudantes jovens, nacionais e internacionais. Tiveram a possibilidade de visitar as várias salas do museu, conhecendo peças belíssimas, e de ver um artesão a trabalhar o vídeo, em tempo real.

Foi uma excelente oportunidade de aprendizagem intergeracional e intercultural!


O 60+ no Redes na Quint@

Os estudantes do Programa 60+ continuam a ter um papel importante na comunidade. Desta vez, a convite da estagiária da ESECS, Marli Teixeira, os estudantes seniores contribuem para enriquecer os dias das crianças e jovens que usufruem do Projeto Redes na Quint@, promovido pela Associação InPulsar.

Começámos com o contributo de Laurinda Pedrosa, que, a 13 de abril, se deslocou à Quinta do Alçada, local que acolhe o projeto, para dinamizar uma atividade de artes manuais e decorativas. Usou as suas habilidades para ensinar as crianças a fazerem pequenos cestos para colocar “ovos decorativos”, alusivos à época da Páscoa. Dada o interesse que a iniciativa despertou, haverá outros momentos de encontro para novas aprendizagens.


Mundos de Poesia

O Município de Leiria convidou o Programa 60+ a participar no RONDA – Leiria Poetry Festival, que se realizou de 22 a 25 de abril de 2022, em vários espaços da cidade de Leiria. Assim, a 22 de abril, decorreu um encontro intergeracional e intercultural, organizado pelo Programa 60+, que terá como tema Mundos de Poesia. Colocaram-se diversas artes em diálogo, para celebrar a poesia e a liberdade.

Começámos pelas 10:30, no átrio principal da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e contámos com a participação do Grupo de Jograis do Programa 60+

da Associação Lar Emanuel

do Centro Social e Paroquial dos Pousos

da AMITEI

e de vários estudantes nacionais e internacionais.

Todos se juntaram a comemorar a Liberdade, através da voz dos poetas.

Disseram-se e cantaram-se poemas de autores consagrados, como Manuel Alegre, Adriano Correia de Oliveira ou José Afonso, mas também houve quem ousasse criar e dizer os seus próprios textos. 

No encerramento contámos com a Sr. Vereadora da Cultura, Dra. Ana Valentim, com o Sr. Diretor da ESECS, Professor Pedro Morouço e com a Professora Cezarina Maurício, em representação da Coordenação do Programa 60+.

Muitos se juntaram para testemunhar este momento, ouvindo, cantando e aplaudindo.  Foi uma manhã de emoções fortes, que permitiu (re)afirmar que, por vezes, com pouco se faz muito, e que com pouco se fazem muitas pessoas felizes!


Chá das Quintas

Os estudantes do Programa 60+ dinamizaram mais um momento de convívio, aberto aos que, mesmo não estando inscritos este semestre, quiseram juntar-se aos antigos colegas, na ESECS, para partilhar dois dedos de conversa, um chá e um lanche.

Foi no dia 31 de março, pelas 16:30, na sala 0.11 que nos reunimos para o segundo Chá das Quintas deste ano. Como é nosso apanágio, foi um momento para retribuir um pouco da dedicação dos colaboradores da ESECS, convidados a passar na sala para comer um bolinho, bem como para conviver com estudantes mais jovens e com os dinamizadores de várias atividades.

Também houve tempo para cantar, dizer poesia, ver fotografias de outras atividades e vender alguns artigos da Oficina de Manualidades Criativas.


Regresso ao Chá das Quintas

O Chá das Quintas regressou ao Programa 60+ no dia 24 de fevereiro de 2022, pelas 16:00h.

Encontrámo-nos na ESECS, com as devidas precauções. Foi um lanche partilhado, que reuniu várias “gerações” de estudantes do Programa 60+, estagiários, professores e colaboradores dos vários serviços da ESECS. Recebemos, ainda, o Subdiretor Professor Jorge Varela.

Os representantes dos estudantes e as estagiárias do 60+ organizaram um conjunto de fotografias de momentos marcantes do Programa, que foram passando, em registo vídeo, durante a tarde.


Passeio pela cidade de Leiria

No âmbito do Projeto de Mentoria Sénior - Aprendendo+, promovido pelo Programa 60+, pelo Gabinete de Marketing Internacional do Politécnico de Leiria e pelo Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional da ESECS, realizou-se um Passeio pela Cidade de Leiria, no dia 3 de fevereiro.

O ponto de encontro foi na ESECS, pelas 15:00, tendo-se juntado cerca de 30 estudantes internacionais e 10 estudantes do Programa 60+. O grupo caminhou até ao centro da cidade para visitar alguns pontos de interesse histórico e cultural. Pretendia-se que os estudantes internacionais conhecessem melhor o contexto sociocultural onde se inserem atualmente e que convivessem com estudantes portugueses, de várias idades, que os ajudassem a compreender as especificidades desse contexto.

O passeio decorreu de forma descontraída, com os estudantes seniores a darem breves explicações sobre os monumentos visitados. Foi distribuído um folheto, elaborado por vários colaboradores do 60+, com algumas informações complementares.

Uma experiência a repetir!


Encontros Virtuais: adaptação aos novos tempos

No início do novo ano, os Encontros de Reflexão sobre Temas de Ciências têm decorrido online, dada a dificuldade e receio de alguns participantes para se deslocarem à ESECS.

Apesar da dinâmica ser diferente e de não haver um quadro para a Prof. Alzira Saraiva fazer os seus esquemas explicativos, temo-nos adaptado a esta nova realidade e temos realizado conversas muito interessantes e frutíferas.


Votos de Feliz Ano Novo no Politécnico de Leiria

Os representantes dos estudantes do Programa 60+ quiseram desejar um ano de 2022 cheio de sucessos e conquistas à presidência do Politécnico de Leiria. Foi no dia 11 de janeiro que o Sr. Presidente, Doutor Rui Pedrosa, e a Sra. Vice-Presidente, Doutora Ana Sargento, nos receberam, no edifício sede. Os estudantes seniores entregaram uma oferta simbólica para a instituição, realizada na nossa Oficina de Artes Plásticas, e uma oferta individual, igualmente simbólica, realizada na nossa Oficina de Manualidades Criativas.

A coordenação do 60+ agradece aos dirigentes do Politécnico por nos terem recebido de forma tão calorosa e a todos os estudantes seniores que contribuíram para a realização dos objetos ofertados.


Participação no Day & Night Sessions

Os estudantes do Programa 60+ foram convidados a participar num evento organizado pelo Curso TeSP de Serviços Jurídicos, do Politécnico de Leiria - "Day & Night Sessions", que teve lugar a 15 de dezembro, presencialmente e online.

Os organizadores pretenderam apresentar vários olhares sobre o papel da mediação na resolução de conflitos, indo além das perspetivas mais académicas e técnicas.  

Participámos no momento "À Mesa Redonda da Mediação: outros Olhares", entre as 20 e as 21:30, com uma poesia e um texto em prosa, que espelhou o olhar de dois estudantes do Programa, a partir da escrita, sobre a Mediação de Conflitos.


Os Jograis em lançamento de livro

O Grupo de Jograis do Programa 60+ participou no lançamento do livro «Um homenzinho atarefado» de Fátima Costa, a 11 de dezembro, pelas 17h00, na Biblioteca  Afonso Lopes Vieira. Foi uma iniciativa da Associação OASIS, com o apoio da Câmara Municipal de Leiria e da Biblioteca  Afonso Lopes Vieira, na qual se valorizou o talento de uma das utentes da associação.

Para além de lerem alguns excertos da obra apresentada, os Jograis trouxeram outras palavras, de outros autores.


Festa de Abertura do ano letivo 21-22

Este ano conseguimos voltar a realizar a nossa Festa de Abertura, sem restrições, apesar de termos tido todos os cuidados de higiene e segurança essenciais.

Aconteceu a 11 de novembro, na ESECS. Começamos com uma sessão de acolhimento dos estudantes, na qual tivemos a presença do Sr. Diretor e do Sr. Subdiretor da ESECS. Houve oportunidade de fazer um breve balanço sobre o início do ano letivo e de prestar algumas informações relevantes.

Pudemos, ainda, apresentar alguns projetos novos e, para tal, recebemos um conjunto de estudantes estrangeiros, acompanhados pelas responsáveis pelo Gabinete de Marketing Internacional, para nos falarem do Projeto de Mentoria Sénior - Aprendendo+

Terminámos esta sessão com poemas ditos pelo Grupo de Jograis do 60+, num momento cultural.

Como sempre, para encerrar a Festa em beleza, partilhámos um lanche e uma castanhada.

Foi uma tarde de convívio e de aproximação entre estudantes (de todas as idades), professores e colaboradores do 60+.


Praxe Solidária no Cultivo Divertido

No dia 4 de novembro, a animação instalou-se no Cultivo Divertido do Programa 60+. Os estudantes do CTESP em Intervenção Social e Comunitária, da ESECS, realizaram uma praxe solidária, que lhes permitiu conhecer o 60+ e, numa dinâmica intergeracional, ajudar a embelezar o espaço verde cuidado pelos estudantes seniores.

Sob a orientação dos seus colegas mais velhos, as jovens limparam alguns canteiros e mostraram-se entusiasmadas com o trabalho realizado. Ficaram de voltar na época das sementeiras.


Atividade Intergeracional e Intercultural

O Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional e a coordenação do curso de Língua Portuguesa Aplicada, da ESECS, convidaram os estudantes do Programa 60+ a estarem presentes na sessão de encerramento do curso de Preparação Intensiva em Língua Portuguesa, realizado pelos estudantes chineses que frequentam a referida licenciatura. A sessão decorreu a 01 de outubro, pelas 10h00, no auditório 1 da ESECS, e contou com a presença de vários estudantes seniores.

Os jovens chineses apresentaram os seus trabalhos e as suas experiências de aprendizagem da língua portuguesa, sendo aplaudidos e incentivados por todos os presentes.


O interesse sobre o Programa 60+ no Brasil

A coordenação do Programa 60+ foi contactada por um jovem brasileiro que ingressará no curso de Engenharia Civil, da ESTG, no ano 21/22, no sentido de conhecer melhor o trabalho que realizamos com os estudantes seniores.

Este jovem, faz parte de um grupo composto por pessoas de diferentes idades e formações, que a pandemia aproximou, e que pretendem mudar o paradigma do envelhecimento, numa perspetiva de cidadania e bem-estar social. Realizam workshops e reuniões semanais para desenvolver um ambiente de confiança e abertura ao diálogo, inspirar e estimular os participantes a uma melhor vivência nesta fase da vida, acolher reflexões e socialização.

A ideia deste trabalho surgiu em 2020, após terem concluído um curso online "Leading From the Emergence Future u.lab x1", oferecido pelo MIT Sloan School of Management, no qual conheceram a Teoria U, desenvolvida por Otto Scharmer, que pretendem aplicar com a população sénior.

Assim, no dia 24 de julho, pelas 18 horas portuguesas, realizámos um primeiro encontro, muito profícuo, no sentido de nos conhecermos e de trocarmos ideias sobre o modo como cada grupo organiza o seu trabalho e sobre as perspetivas de futuro.


O Programa 60+ na 1ª Conferência Internacional miOne

“O olhar dos estudantes seniores do Programa 60+ sobre o ensino a distância, num contexto pandémico”, da autoria de Sara Lopes, Isabel Beato, Luisa Pimentel e Cezarina Santinho Maurício, foi apresentado na miOne World - 1ª Conferência Internacional em Ambientes Sociais Online para o Envelhecimento Ativo, que se realizou online, nos dias 22 e 23 de julho de 2021, organizada pelo centro de investigação DigiMedia, Universidade de Aveiro.


Participação em Congresso Internacional sobre Metodologia de Investigação

O Programa 60+ esteve representado no I Congresso Internacional sobre Metodologia – Desafios Metodológicos Atuais, que se realizou em Santiago de Compostela, mas foi transmitido através de plataformas digitais. A 9 julho 2021, Fátima Barbeiro Neto, Sara Mónico Lopes e Luísa Pimentel apresentaram a comunicação intitulada “Potenciar a educação e a inclusão de seniores num contexto de ensino superior em Portugal”. Esta partiu de uma pesquisa acerca das perceções e motivações dos estudantes do Programa 60+ sobre a aprendizagem e utilização da língua inglesa no seu quotidiano, tendo por base um questionário disponibilizado em formato digital, enviado a todos os inscritos na atividade de inglês, no ano letivo 2019 - 2020.

Foi mais uma forma de dar a conhecer o trabalho realizado com os estudantes seniores do Politécnico de Leiria e a aposta na investigação.


Encontro de Encerramento

No dia 24 de junho, pelas 16:30, realizámos o Encontro de Encerramento do ano letivo, na ESECS. As pessoas foram convidadas a trazer um pequeno lanche para partilhar, mas algumas, por razões de segurança, optaram por não participar nesta partilha.

Foi uma forma de conversarmos sobre o ano que termina, sobre o que esperamos do próximo semestre e, também, uma forma de agradecermos o trabalho realizado pelas nossas estagiárias: Ana Catarina e Matilde.


Visita ao Castelo de Leiria

Para encerrarmos as visitas culturais deste semestre, no dia 28 de junho, pelas 15:00, fomos ao Castelo de Leiria. Desta vez saímos de casa (a visita foi presencial) e fomos acompanhados pela Dra. Ana Santos, da Divisão de Ação Cultural, Museus e Turismo do Município de Leiria, que esteve disponível para nos dar todas as informações necessárias.

Foi uma tarde bem passada, que permitiu obter uma nova perspetiva sobre o monumento, depois das obras de reabilitação efetuadas recentemente.


Caminhada RUTIS em Leiria

A RUTIS convidou as Universidades Seniores de todo o país a participarem na caminhada nacional, que se realizou a 5 de junho (sábado), dia do movimento europeu de promoção do desporto e da atividade física através das caminhadas. Ver www.europeanmile.com. 

O Programa 60+ aceitou o desafio e os representantes dos estudantes organizaram a iniciativa, em Leiria. Participaram 19 pessoas e a manhã foi bastante animada!


O Programa 60+ no IPCE 2021

O Programa 60+ esteve representado no Congresso Investigação, Práticas e Contextos em Educação, que se realizou a 28 e 29 maio 2021, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria. Foram apresentadas duas comunicações, através da plataforma Zoom, sobre projetos em curso. Nomeadamente:

- “Aprendendo+: um projeto de mentoria sénior para estudantes internacionais”, por Luísa Pimentel, Cezarina Santinho Maurício, Isabel Beato, Sónia Cunha e Filomena Carvalho;

- “Os museus e a sétima arte no Programa 60+: Atividades online em contexto de pandemia”, pelas estagiárias Ana Catarina Abreu e Matilde Amaro.

Foi uma forma de dar a conhecer a diversidade dos projetos que realizamos, em particular os que valorizam a educação intergeracional.


Tempo de reencontro no 60+

Finalmente, os estudantes 60+ vieram à ESECS para um reencontro! Foi no dia 18 de maio, pelas 16 horas, no jardim da escola. Pudemos rever-nos, conversar e comprar pequenos artigos elaborados pelas participantes na Oficina de Manualidades, que haviam sido guardados desde o último encontro, há vários meses.

Nem todos puderam estar presentes, mas as cerca de 20 pessoas que se juntaram estavam animadas.

A coordenação do Programa havia preparado uma visita ao CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital), pois muitos estudantes mostraram-se interessados em conhecer este serviço, do qual ouviram falar em várias Conversas de Fim de Tarde. Ficaram entusiasmados com o trabalho realizado e surpreendidos com o facto de só agora terem conhecimento do mesmo.  Nem sempre nos damos conta das iniciativas extraordinárias que temos à nossa volta.

Das conversas, ficaram muitas expetativas para o próximo ano letivo… e a vontade de voltar!


Receção a Jovens estudantes de Torres Vedras

No dia 12 de maio, os estudantes do curso TESP em Intervenção Social e Comunitária, lecionado em Torres Vedras, visitaram a ESECS. Tiveram oportunidade de conhecer vários serviços e projetos, nomeadamente o Programa 60+.

Depois de uma breve apresentação das características do 60+, realizada pelas estagiárias do Programa, passámos um vídeo, elaborado por uma estudante sénior, no módulo de Edição de Vídeo. Houve ainda tempo para uma atuação do Grupo de Jograis e para a partilha de testemunhos.

Esta iniciativa marcou o regresso às atividades presenciais, mas foi possível acompanhar o encontro através da plataforma Zoom.  

Os jovens estudantes ficaram entusiasmados com o contributo dos seniores e convidam-nos a visitar a cidade de Torres Vedras, logo que possível, para conhecerem o Museu do Carnaval.


O Programa 60+ em webinar da Associação de Estudantes da ESECS

No dia 4 de maio, pelas 21h30, a Associação de Estudantes da ESECS realizou, a partir de uma live no Facebook, um debate sobre "Idosos: O impacto de um estilo de vida saudável". O webinar contou com a colaboração dos professores Pedro Morouço, Tiago Rocha e Luísa Pimentel (coordenadora do Programa 60+). O debate foi dinamizado pelos estudantes Bernardo Viveiros e Tânia Santos.

Esta iniciativa foi acompanhada por cerca de 32 pessoas, entre as quais estiveram alguns estudantes 60+, que colocaram várias questões sobre temas como: a relevância da estimulação cognitiva para um envelhecimento saudável, a intervenção nas situações de depressão, o trabalho com as pessoas que residem em estruturas residenciais, entre outros.

Houve oportunidade de apresentar o Programa 60+ e de convidar os presentes a visitar o nosso site, onde encontram muita informação sobre nós.

O webinar está disponível na página do Facebook da AE ESECS.   https://www.facebook.com/290371531413/videos/313434463527656


I Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania

A ESECS e o Programa 60+ vão realizar, no dia 8 de abril de 2021, a 1ª edição das Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania [Formar e Agir], em formato online. Pretende-se refletir sobre o exercício da cidadania nas sociedades contemporâneas e sobre o modo como as várias gerações percebem a sua (in)ação neste domínio, bem como analisar a importância da educação, em várias idades da vida, para a construção de uma consciência cívica. Envolver-se-ão diversas gerações na discussão de diferentes entendimentos e experiências de cidadania.

O evento é de acesso gratuito e será transmitido por videoconferência através da plataforma Zoom, sendo apenas necessária a inscrição através do link https://sites.ipleiria.pt/jornadaseduci/inscricao/.

Entre os oradores convidados estão figuras de prestígio do Parlamento Europeu, de Instituições Universitárias, nacionais e internacionais, bem como de Organizações Não Governamentais. Serão, ainda, partilhados testemunhos de estudantes de várias gerações. Estão programados vários momentos culturais.

O programa poderá ser consultado em: https://sites.ipleiria.pt/jornadaseduci/   


O Reencontro no início do 2º semestre

Quando estamos afastados dos amigos que fomos conquistando ao longo dos anos, o reencontro é um momento desejado e emocionante. Alegria e entusiasmo foram algumas das emoções que marcaram o reencontro do início do 2º semestre do 60+, que aconteceu na plataforma Zoom, a 9 de março.

As quadrículas do ecrã estavam cheias de caras sorridentes e desejosas de voltar ao contacto real. Até lá, estudantes seniores, estagiários, colaboradores e professores vão continuar a encontrar-se no espaço virtual, para matar saudades e pôr a conversa em dia.


Entrelaçar Gerações

Os estudantes do 2.º ano da Licenciatura em Educação Social (ESECS) convidaram os estudantes do 60+ a participar numa atividade que conceberam no âmbito da UC Dinâmicas de Grupos e Relações Interpessoais. Tinham o objetivo de promover a interação entre estudantes de várias gerações, bem como partilhar vivências de diferentes tempos históricos e culturais, favorecendo o conhecimento mútuo e o enriquecimento pessoal. 

Tendo em conta o momento que vivemos, criaram-se condições para que as pessoas participassem através da plataforma Zoom. Assim, no dia 17 de dezembro, os jovens receberam 7 estudantes do 60+ na sala de expressão plástica (ESECS), 3 presencialmente e 4 a distância.

O encontro começou com uma dinâmica de grupo de quebra-gelo, seguindo-se uma dinâmica de de conhecimento interpessoal. Apesar de alguns constrangimentos associados à presença virtual de alguns estudantes seniores, esta é uma excelente forma dos jovens conhecerem o Programa 60+ e as pessoas que o frequentam. O entusiasmo foi grande e a iniciativa valorizada por todos, especialmente por revelar a vontade de aproximação por parte dos jovens, que nos enviaram uma carta-convite:


Festa de Abertura do ano letivo 20/21

No início deste ano letivo, apesar dos condicionalismos associados à pandemia, mantivemos a tradição de realizar uma Festa de Abertura do ano letivo no Programa 60+, no dia 29 de outubro, na ESECS. Foi uma festa mais contida, sem o habitual lanche de convívio, mas, ainda assim, um momento para nos conhecermos melhor e para falarmos das novas propostas e das novas condições de realização das atividades.

Para que todos pudessem participar, mesmo sem se deslocarem à escola, a sessão foi transmitida pelo Zoom.

Houve um momento de boas-vindas pelo subdiretor da ESECS - Prof. Cristóvão Margarido - seguido de uma apresentação por parte da coordenação do Programa.


Encontro de Encerramento 19-20

Depois de um semestre atípico e muito desafiante para todos, os estudantes e os colaboradores do Programa 60+ puderam encontrar-se virtualmente para “matar saudades” e fazer o encerramento do ano letivo. Foi ontem, 23 de junho, através da plataforma Zoom.

Para além de vários professores e elementos da coordenação do 60+, participaram nesta sessão cerca de 30 estudantes do Programa. Durante 2 horas foi possível conversar sobre as atividades realizadas durante o semestre, sobre a preparação do próximo ano letivo e, especialmente, foi possível trocar sorrisos, enviar abraços, desejar felicidades…

Esperamos encontrar-vos a todos, em setembro, com saúde e muita vontade de regressar à escola.

Fiquem bem!


Os estudantes 60+ e a Campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos

Os responsáveis pela campanha Mil Brinquedos, Mil Sorrisos convidaram os estudantes do Programa 60+ a colaborar na angariação e transformação de brinquedos. Esta é uma campanha realizada anualmente, pelo CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital do Politécnico de Leiria), com o apoio de professores e estudantes da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica, que visa oferecer brinquedos adaptados a crianças com deficiências profundas.

Assim, no dia 11 de março, pelas 10:30, realizou-se na sala de convívio do Programa 60+, um encontro para divulgar a iniciativa e para informar sobre o modo como cada um pode contribuir para a mesma. Estiveram presentes os responsáveis pela iniciativa e 5 estudantes seniores, que mostraram muito entusiasmo e vontade em colaborar.

Para saber mais podem consultar: https://www.milbrinquedos.ipleiria.pt/


O 60+ no Encontro Lugares para EnvelheSER

O Programa 60+ e as atividades
realizadas pelos vários grupos de estudantes estiveram em destaque no Encontro
Internacional Lugares para EnvelheSER, que aconteceu na ESECS, no dia 5 de
março.

Ao início da manhã, ouvimos o
Grupo de Jograis, que nos trouxe uma compilação de poemas de autores
portugueses consagrados, e a SessenTuna, com cantares alentejanos. Durante a
tarde, houve oportunidade de apresentar o projeto En-Red-Versad@s, desenvolvido
em parceria com a Universidade da Corunha, e o projeto ProAlfa, desenvolvido em
parceria com a AMITEI.

Em todos estes momentos, os
estudantes seniores expressaram as suas opiniões e os seus talentos, dando
sentido ao tema do Encontro. 


Ciclo de Workshops de Comicidade – “O que há por trás do nariz?"

Na sequência do interesse suscitado pelo workshop “O que há por trás do nariz?", realizado no ano letivo 2018/2019, por Enne Marx, mestre em Intervenção e Animação Artística (ESECS) e doutoranda em Estudos Artísticos - Teatro e Artes Performativas (Universidade de Coimbra), desenvolvemos um ciclo de 4 workshops de comicidade, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento pessoal e artístico dos participantes.

As sessões realizaram-se nos dias 23 e 30 de janeiro, 6 e 13 de fevereiro de 2020, com uma participação média de 10 pessoas por sessão.

Sobre a Comicidade e os 60+, Enne Marx escreveu:

“Sabemos que com o tempo nós desaprendemos a lidar com a vida de forma mais autêntica e verdadeira. Abandonamos, por consequência, a nossa essência e o prazer de brincar. Ao atingirmos o início da maturidade, o corpo e a mente (eu suponho) pedem e desejam um retorno a esse estado e lugar, onde ser "bobo" e engraçado é apenas rir consigo mesmo e encontrar no outro um olhar de cumplicidade e admiração.

Os 60+ não tiveram medo de jogar com a sua natureza de essência e trouxeram pro jogo, criatividade e alegria. O resultado desse ciclo de workshops me leva a acreditar que estou no caminho certo onde o primordial é o encontro das emoções positivas proporcionadas pelo olhar e pelo jogo do clown.

A minha avaliação quanto ao Ciclo de Workshops de Comicidade com os 60+ corrobora para o que eu acredito enquanto artista formadora e pesquisadora da linguagem do clown, que é mais do que trabalhar o cómico e o riso, é trabalhar as relações com qualidade, despertando para o que cada um tem de melhor no compartilhamento com o outro.

O grupo pôde se divertir uns com os outros e surpreender-se, o que ao meu ver, aumentava substancialmente a sua potência de agir, e consequentemente despertava-os para as emoções positivas. Assim, constato que as pessoas que com esta idade, mantêm atividades artísticas e interação/jogo com o outro, podem manter o seu desenvolvimento pessoal, corpo e mente em ação. No entanto, para que os workshops tenham maior qualidade, é necessário um maior comprometimento com os horários e a constância. Eu diria, que apenas esse item precisa ser melhorado.

Muito obrigada, eu me diverti imenso!”

Mais fotos e vídeos no fecebook da Enne: www.facebook.com/TeachingClowning


Ação solidária da SessenTuna

No dia 13 de fevereiro, os elementos da SessenTuna
dinamizaram mais uma ação solidária. Desta vez foi na OASIS - Organização de
Apoio e Solidariedade para a Integração Social, que apoia pessoas com
deficiência da região de Leiria.

Deixamos o testemunho da Vice-Presidente da direção da
Associação, Isabel Agostinho.

“Um obrigado especial da OASIS
para os elementos da SessenTuna, que no dia 13 de fevereiro vieram à nossa
instituição passar a tarde connosco, tocar, cantar e encantar...

Alegraram-nos com a sua música e
proporcionaram aos nossos "meninos" uma tarde plena de afetos e
salutar convívio. Esses seres apelidados de "deficientes" que todos
os dias nos ensinam a verdadeira essência do amor!

 Agradecemos, também,
aos alunos da Oficina de Manualidades Criativas pelo donativo entregue à OASIS,
resultado do vosso esforço e generosidade.”


Seminário de Gastronomia e Vinhos

No dia 11 de fevereiro de 2020, os estudantes do Programa 60+
foram convidados a participar no Seminário de Gastronomia e Vinhos, dinamizado
pelo Prof. Edgar Lameiras.

Começámos com a apresentação do filme Sideways, seguida de um
debate sobre a produção e o consumo de vinho. No laboratório houve oportunidade
de provar alguns vinhos trazidos pelos estudantes do Programa, seguindo os
procedimentos técnicos orientados pelo Prof. Edgar. Por fim, houve um momento
de degustação de algumas iguarias que os presentes trouxeram para partilhar.


Visita de Estudo

O Grupo de participantes nos Encontros de Reflexão sobre temas de Ciência terminou o semestre com um passeio a Ílhavo e Cantanhede, onde visitaram o museu da Vista Alegre e o Museu da Pedra.

No dia 28 de janeiro de 2020, 49 pessoas, sob a orientação da Professora Alzira Rascão Saraiva, tiveram a oportunidade de realizar novas aprendizagens sobre o passado e o presente de uma empresa emblemática no nosso país, a Vista Alegre.

Puderam, também, aprofundar os seus conhecimentos na área da Geologia.


Jantar de Reis

Tiveram a companhia de alguns professores e colaboradores da ESECS.


Bazar de Natal

Aproveitando as festividades natalícias, o grupo de
estudantes 60+ que participa na Oficina de Manualidades Criativas, decidiu
vender alguns dos artigos produzidos durante o semestre.

Para além dos artigos para venda, cuja receita reverteu a favor da associação OASIS (Organização de Apoio e Solidariedade para a Integração Social de Leira), foram expostos artigos dos estudantes, com o objetivo de divulgar o trabalho realizado.

Assim, no dia 18 de dezembro, montou-se uma banca, no átrio
da ESECS, tendo havido uma grande adesão e um escoamento rápido de tudo o que
estava disponível.  


Música e poesia para pessoas idosas

Uma antiga estudante da ESECS, a exercer funções na Estrutura
Residencial para Idosos do Centro Paroquial de Assistência do Reguengo do
Fetal, enviou um convite à SessenTuna e ao Grupo de Jograis do Programa 60+
para animarem uma tarde nesta instituição.

No dia 6 de janeiro de 2020, Dia de Reis, os estudantes que
participam nos dois referidos grupos encontraram-se com as 82 pessoas que
residem nesta casa, e que se encontram muito envelhecidas e fragilizadas, para
lhes proporcionarem alguns momentos de convivência e de alegria.

Através das canções populares do nosso país e de alguns
poemas de autores portugueses foi possível avivar memórias e relembrar outros
tempos.

Nunca é de mais realçar o sentido de solidariedade e de generosidade dos estudantes do Programa 60+ que dedicam algum do seu tempo e atenção aos que deles precisam.


O Programa 60+ na Lituânia

O projeto de Atividade Física do 60+ foi apresentado como uma
boa-prática, pelo Prof. João Cruz, num seminário que se realizou em Kaunas,  Lituânia, no dia 28 de Novembro de 2019.

O seminário decorreu no âmbito do Projeto VOMNET – Erasmus, que
tem como parceiros: South-Eastern Finland University of Applied Sciences. (coordinator/coordenador);
Southern Savo Sports Federation (ESLi); University College Limburg – Leuven
(Bélgica); Kaunas University of Applied Sciences (Lituânia); IPLeiria (ESECS
and ESTG).

O projeto traz para o debate público diferentes soluções e formas de incentivar a prática de desporto e informar os cidadãos, especialmente nas áreas rurais mais remotas e isoladas da Europa. Parceiros, clubes desportivos e representantes de serviços públicos partilham e aprendem em conjunto sobre boas práticas que promovem a inclusão social e a igualdade de oportunidades no desporto.


Três Gerações no Cultivo Divertido

O Cultivo Divertido do
60+
foi palco para o encontro de 3
gerações
. Um grupo de estudantes do CTESP em Intervenção Social e
Comunitária (da ESECS) convidaram um grupo de crianças do Jardim de Infância A
Escolinha para um momento diferente. A atividade, intitulada “Uma manhã sem tecnologia”, pretendia
proporcionar a aproximação entre gerações e promover as atividades de ar livre
enquanto alternativas de lazer.

Assim, no dia 13 de dezembro, alguns estudantes do Programa 60+ receberam as crianças e os jovens no espaço do Cultivo Divertido para plantarem sementes de abóbora, meloa, entre outras.

As crianças voltarão à ESECS, em breve, para acompanhar o processo de crescimento das sementes que colocaram na terra.


O PROGRAMA 60+ NO 1º CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNIDADES ENVELHECIDAS: DESAFIOS PARA O DESENVOLVIMENTO

A dinâmica intergeracional do Programa 60+ foi discutida no
Congresso Internacional Comunidades Envelhecidas: desafios para o
desenvolvimento, que se realizou em Castelo Branco, entre os dias 14 e 16 de
Novembro.

Luísa Pimentel, em colaboração com Sara Mónico Lopes, Bibiana Pedrosa e Cezarina Maurício, apresentou uma comunicação intitulada “Da multigeracionalidade à intergeracionalidade: refletindo sobre a aprendizagem intergeracional no ensino superior”, através da qual deu a conhecer algumas das atividades intergeracionais realizadas em parceria com a turma do 2º ano da licenciatura em Educação Social, no ano letivo 2018/2019.


Seminário “Encontro com a Vida: luto e superação da perda.”

No dia 29 de outubro, pelas 14h00, decorreu o 3º e último
seminário do Ciclo – Encontros intergeracionais, com o tema “Encontro com a
Vida: luto e superação da perda.”

Resultado de uma parceria entre o Programa 60+ e o
CICS.NOVA.IPLeiria, este encontro tinha como principal objetivo juntar pessoas
de várias gerações numa reflexão sobre a vida, a morte e a superação da perda.
Pretendia-se conhecer as perceções sobre a perda e o luto, em gerações
distintas, e, em particular, refletir sobre o papel dos profissionais da área
social perante esta problemática.

No auditório 1 da ESECS encontraram-se estudantes da
licenciatura em Serviço Social, do CTESP em Intervenção Social e Comunitária e
do Programa 60+, para ouvir as convidadas e refletir sobre as suas perceções
acerca do tema.


FESTA DE ABERTURA DO ANO LETIVO 2019/2020

Começou mais um ano no Programa 60+. Mais uma oportunidade
para realizar novas e estimulantes aprendizagens. Na primeira festa do ano,
houve espaço para nos conhecermos um pouco melhor, mas também para ouvir
poesia, para cantar e para dançar.

O momento de acolhimento aconteceu no auditório 1, onde
estiveram cerca de 60 estudantes, colaboradores e responsáveis do Programa. Contámos,
também, com a presença da Sra. Diretora e dos Srs. Subdiretores da ESECS.

Depois de algumas palavras de enquadramento e de balanço
sobre as atividades em curso, houve espaço para um momento cultural, com poesia
dita e cantada.

Terminámos a tarde com uma castanhada e um lanche partilhado,
no refeitório do Campus 1, com o apoio dos Serviços de Ação Social. Para animar
a festa, contámos com a colaboração de um estudante que é músico e tocou
algumas músicas populares.


Workshop – “O que há por trás do nariz?"

Uma oportunidade de
descontração, um momento de riso, de olhar para si e para os outros, foi assim
o workshop que pretendeu trabalhar a comicidade baseada na linguagem do Palhaço.
Realizou-se no dia 19 de junho entre as 10h30 e as 12h na ESECS, dinamizado,
por iniciativa própria, por Enne Marx, estudante do Mestrado em Intervenção e
Animação Artística da ESECS. Os participantes mostraram-se muito satisfeitos e
surpreendidos com o workshop!


14 de junho | 2º seminário do Ciclo “Encontros intergeracionais” – “Encontro com o património rural”

No
dia 14 de junho, entre as 09h30 e as 10h30, no auditório 1, da ESECS, o
Programa IPL60+ do Politécnico de Leiria, em parceria com o CICS.NOVA.IPLeiria
o 2º seminário do Ciclo Encontros
Intergeracionais
- “Encontro com o Património Rural”, com o principal
objetivo de dar a conhecer e providenciar a aprendizagem e a discussão de temas
relevantes, aos seniores do Programa IPL60+. Este Seminário, dirigido pela
Profª. Graça Poças Santos, pretendeu sensibilizar para a importância da cultura
material e imaterial do país, com destaque para a região de Leiria.

Como
complemento deste Seminário - “Encontro
com o Património Rural”
, e com a colaboração da Câmara Municipal de Leiria,
nomeadamente o Dr. Gonçalo Lopes, e do Rancho Folclórico do Freixial, visitámos
diferentes locais que constituem relevante património cultural, como o
Agromuseu D. Julinha (orientado pela Drª. Idília Ribeirete) e o Museu
Etnográfico do Freixial (orientado pela Drª. Emília Marques). Nestas visitas fomos
acompanhados por monitores com formação histórica e cultural, contribuindo para
o aumento de conhecimento e espírito crítico.

A participação do Programa IPL60+, permitiu tornar este Encontro muito dinâmico e enriquecedor, tanto para os estudantes como para os docentes, com especial distinção à região de Leiria, dando abertura à partilha de experiências e memórias outrora vividas.


Seminário Saúde para Todos - a Diabetes

Pelas mãos da enfermeira aposentada, Alice Governo, estudante do IPL60+, retomou-se, no dia 3 de junho, o Seminário Saúde para todos. Para esta sessão, que contou com a participação de mais de uma dezena de estudantes do IPL60+, o assunto em debate e análise foi a Diabetes. Para o próximo ano letivo realizar-se-ão outras sessões, sobre outros temas, também particularmente interessantes!


Convite: Festa de Encerramento do Ano Letivo 18-19

Será mais um momento de confraternização, de mostrarmos quem somos e o que fazemos! Contamos convosco!


CONVITE: Seminário Intergeracional – Encontros com o património rural - 14 de junho

Programa:

- 09h30 no auditório 1 da ESECS – início do Seminário "Encontro com o Património Rural", pela Profª Doutora Graça Poças Santos

- 10h30 - início da visita guiada ao Agromuseu D. Julinha (Ortigosa)

- Almoço (local a combinar)

- 14h30 – início da visita guiada ao Museu Etnográfico do Freixial

A participação é gratuita e a inscrição pode ser feita para o email do IPL60+ ou presencialmente no Gabinete do Programa até ao dia 5 de junho.


Dança criativa na ESTG

No próximo dia 15 de maio, pelas 12h30 o grupo de Dança
orientado pela Prof.ª Clara Leão irá fazer uma apresentação na ESTG (no pátio
exterior do edifício A). A iniciativa é organizada por um grupo de estudantes
do 2º ano da Licenciatura em Educação Social, da ESECS, em colaboração com o
IPL60+, e visa dar a conhecer o nosso Programa na referida escola. Atreva-se e
venha dançar connosco!


As Artes Plásticas no Maio Criativo

Já passou pelo hall de entrada do edifício A da ESECS? Já
olhou para o teto? Convidamo-lo a fazer uma pausa e a apreciar a arte suspensa.
Referimo-nos à instalação Nós e a Terra,
realizada pelos estudantes da Oficina de Artes Plásticas do IPL60+, no âmbito
da Iniciativa Maio Criativo - https://sites.ipleiria.pt/maiocriativo/
- que pretende, entre outras coisas, partilhar trabalhos e experiências
artísticas de estudantes de diferentes cursos da ESECS

Esta é uma boa oportunidade de andar de “cabeça no ar”!


Encontro Intergeracional “Palavras Partilhadas: Aprendendo e Convivendo através da Poesia”

A biblioteca José Saramago
acolheu, na tarde de 30 abril, um grupo de amantes da poesia.

A iniciativa foi organizada e
dinamizada por um grupo de estudantes do 2º ano da Licenciatura em Educação
Social, da ESECS, em colaboração com os elementos do Clube de Leitura e de
Escrita do IPL60+.

Convidámos alguns residentes do
Lar da Nossa Senhora da Encarnação (Santa Casa da Misericórdia de Leiria) para dizer
poemas da sua autoria. Também os estudantes do IPL60+ puderam dizer alguns dos
seus poemas, publicados no livro “Peregrinação à Poesia”. 

A luz do amplo espaço envolveu os presentes, que se emocionaram por poderem partilhar as suas palavras e os sentimentos que as mesmas lhes suscitam. Foi um momento de generosidade dos que falavam e dos que ouviam. Momento intenso, rico e de aprendizagem para todos os presentes. Saímos de alma cheia…


Encontro com a História: A Revolução de Abril

No dia 30 de abril, entre as 10:30 e as 12:30, o auditório 1
da ESECS acolheu o primeiro seminário de um ciclo intitulado “Encontros
intergeracionais”. Estes pretendem promover a aprendizagem intergeracional e a
discussão de temas relevantes para a formação dos estudantes de licenciaturas e
cursos TESP ministrados na ESECS, bem como dos estudantes seniores, que
frequentam o Programa IPL60+.

O primeiro seminário do ciclo, subordinado ao tema “Encontro
com a História: a Revolução de Abril”, foi dinamizado por um grupo de
estudantes da licenciatura em Educação Social, que convidaram os estudantes de
uma turma do 7º ano da Escola Básica 2, 3 D. Dinis.

A acompanhar os estudantes e a orientar o debate estiveram as
Professoras Dina Alves (ESECS) e Fernanda Silva (Escola Básica 2, 3 D. Dinis).

Foi uma sessão muito participada e interativa, com os jovens a mostrar um elevado interesse pelas experiências e memórias partilhadas pelos seniores.


SessenTuna no Lar de São Francisco

No dia 24 de Abril, os residentes e os colaboradores do Lar
de São Francisco, em Leiria, receberam alguns elementos da SessenTuna para uma
tarde de convívio. Esta iniciativa foi planeada e dinamizada por um grupo de
estudantes do 2º ano da licenciatura em Educação Social, no âmbito da UC
Educação Social e Gerontologia.

Foram escolhidas canções populares e tradicionais, que todos
conhecem e puderam acompanhar. Alguns dos residentes entoaram canções sobre as
suas terras e mostraram uma grande alegria por poderem recordá-las.

Foi também uma oportunidade para os elementos da SessenTuna reencontrarem pessoas que não viam há vários anos, vivendo uma tarde de emoções fortes.


Seminário internacional – Turismo e Património Cultural

As questões do turismo e do património
estiveram em discussão, no dia 1 de abril na ESECS, num seminário internacional,
organizado em parceria entre o IPL60+ e o CICS.NOVA.IPLeiria. Este evento teve a
participação de uma investigadora da Argentina, Mariana Fabbroni, da
Coordenação do Programa e do Professor Fernando Magalhães, da ESECS. O
seminário incluiu um painel de apresentação e discussão teórica sobre a
temática e uma visita guiada, para os estudantes IPL60+, ao Mosteiro de Santa
Maria da Vitória, na Batalha.

O Diretor do Mosteiro acolheu o grupo e disponibilizou-se para o acompanhar durante todo percurso, proporcionando uma visita aos locais habitualmente não abertos ao público, nomeadamente, a sacristia e o 1º piso dos terraços. Agradecemos a atenção e a disponibilidade manifestadas.


Encontro entre o Programa IPL60+ e a Universidade Sénior da Universidade da Corunha.

No dia 1 de março, a ESECS recebeu a visita de dois
professores da Universidade da Corunha, no âmbito da parceria que o Programa
IPL60+ estabelece com esta instituição, para o desenvolvimento do Projeto
En-Red-Versad@s - Clube de Poesia On-line.

A reunião contou com a participação de estudantes seniores do
IPL60+, de estudantes de Educação Social (no âmbito da unidade curricular
Educação Social e Gerontologia) e de diversos professores que colaboram
voluntariamente na dinamização deste projeto.

Os responsáveis pelo En-Red-Versad@s, da Universidade da
Corunha, apresentaram o seu programa de formação para seniores e deram um
conjunto de esclarecimentos e de sugestões sobre a dinamização do blogue de
poesia, que está na base do projeto. Tiveram, ainda, oportunidade de esclarecer
algumas dúvidas dos seniores que se mostraram interessados em participar
ativamente no blogue.

Foi um encontro muito proveitoso, no sentido da consolidação da parceria entre as duas instituições de ensino superior. 


Festa de encerramento do ano letivo 2017/2018 do IPL60+

Aconteceu no dia 13 de junho, na ESECS, a festa de encerramento deste ano letivo. Começou no auditório 1, com a presença da Sr.ª Vice-Presidente do IPLeiria, Ana Sargento, e da Sr.ª Diretora da ESECS, Sandrina Milhano. Foi um momento de balanço, de apresentação de algumas novidades formativas para o próximo ano e de agradecimento a todos os que tornam possível que este projeto funcione todos os dias. Um momento abrilhantado pela poesia, pela música e pelas artes plásticas.

A festa continuou no espaço do Cultivo Divertido, em clima de grande confraternização gastronómica e convívio.

Até breve!


Em aula com os jovens chineses

Dando continuidade ao Projeto 60+20 = TI, que junta os estudantes do IPL60+ e os jovens estudantes chineses, em várias iniciativas, aqueles foram convidados a participar em duas aulas de Conversação em Português, do 2º ano da licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada.

Estas aulas decorreram no dia 28 de maio e tinham por objetivo discutir algumas questões relacionadas com Leiria, sobre o passado e o presente, e, também, sobre as festas da cidade. Por outro lado, discutir assuntos associadas ao Programa IPL60+. Pretendia-se que, para além da partilha de informações, os alunos chineses estabelecessem contacto com colegas nativos e praticassem a oralidade de forma natural e descontraída.


A brincar no Ateliê Dança com os Avós...

Quando as gerações se encontram num momento singular de intergeracionalidade, todos sentimos os benefícios da música, do ritmo e do movimento.

Dia Mundial da Criança

Numa iniciativa conjunta da ESECS e da Câmara Municipal de Leiria foi, no dia 30 de maio de 2018, comemorado o Dia Mundial da Criança. As comemorações ocorreram no Estádio Municipal de Leiria e foram direcionadas para alunos das escolas do ensino pré-primário e ensino básico de Leiria.

O Grupo de Atividade Física do Programa IPL60+ contribuiu com a organização e dinamização do ateliê “Dança com os Avós”. Neste ateliê desenvolveu-se uma atividade intergeracional de dança, realizada em grupo e implementada de forma lúdica, com o objetivo de proporcionar às crianças um conjunto de vivências, através da dança, que permitam reconfigurar as suas perceções do envelhecimento e dos mais velhos.

Existiu a preocupação de selecionar danças “antigas e modernas”, bem como de alternar a intensidade das músicas, para que os estudantes 60+ conseguissem estar a manhã toda em atividade. Assim, dependendo da faixa etária das crianças e do tempo que cada grupo iria estar presente no ateliê, adaptou-se a sequência de músicas para controlar a intensidade e esforço, sem perder a dinâmica pretendida. Adequaram-se alguns passos de dança e algumas coreografias para que estas fossem de mais fácil e rápida compreensão.

Os objetivos foram alcançados, proporcionando, durante o período da manhã, uma atividade de dança a mais de 300 crianças. Foi um excelente momento de convívio entre gerações.


Dia Aberto do IPL60+ - 17 de junho 2018

Manhã bastante animada e participada na ESECS, com momentos de pintura (Oficina de Artes Plásticas), exposição de produtos do Cultivo Divertido, partilha de poemas do Clube de Leitura e de Escrita, atuações do Grupo de Jograis e da SessenTuna.

Muito nos alegrou o envolvimento dos convidados que nos visitaram, nomeadamente do grupo de estudantes seniores da UMEX, do Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria e da Residencial XXI da Santa Casa Misericórdia de Leiria. Recebemos, ainda, a visita de um grupo de jovens da Escola de Formação Social dos Marrazes.


Tertúlia. "+Qualidade +Vida: Envelhecer com qualidade de vida"

A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei-IPLeiria), vai promover uma tertúlia no âmbito da Promoção de um Envelhecimento Saudável, designada "+Qualidade +Vida: Envelhecer com qualidade de vida" a ter lugar na próxima segunda-feira, dia 21 de maio de 2018, às 17h00, no espaço café da FNAC, Leiria-Shopping.

A sessão contará com uma palestra da Professora Célia Jordão (investigadora nas áreas do Envelhecimento e Saúde Pública) e será moderada pela Professora Sara Mónico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS-IPLeiria).


Intercâmbio Internacional de Estudantes: UMEX-IPL60+

Teve início, dia 14, em Leiria, na ESECS, a 2ª semana de intercâmbio dos estudantes do IPL60+ com a Universidad de Mayores de Extremadura. Será uma semana intensa de atividades culturais, educativas e recreativas!


Encontro Ibérico de Programas Universitários para Seniores

A coordenação do Programa IPL60+ participou no 1º Encontro Ibérico de Programa de Formação Universitária para Seniores, que decorreu na Universidade de Lisboa, a 19 de abril de 2018. Este encontro, organizado pela Universidade de Lisboa e pela Universidad de Mayores de Extremadura, contou com representantes de 11 Programas, bem como com a Presidente da Asociación Estatal de Programas Universitarios para Personas Mayores (AEPUM).

Teve como principais objetivos: perceber o contributo de cada instituição ao nível da formação universitária para seniores; partilhar experiências e boas-práticas; debater sobre preocupações comuns. Pretendia-se, ainda, iniciar a organização do I Encontro Iberoamericano de Programas de Formação Universitária para Seniores, que terá lugar em abril de 2019, em Badajoz.


“Atreve-te a Salvar uma Vida”

A coordenação do IPL60+ e a Escola Superior de Saúde de Leiria vêm convidá-lo a realizar uma formação sobre a temática "Suporte Básico de Vida" que terá lugar na ESECS, sob a orientação da Professora Doutora Catarina Lobão.

Pode inscrever-se na sessão que decorrerá no dia 30 de abril, entre as 16h30 e as 18h30, na sala 0.33, ou na sessão que decorrerá a 2 de maio, entre as 10h e as 12h, no ginásio.

Inscrições: Gabinete IPL60+/ 60mais@ipleiria.pt


POESIA na ACRENARMO

No dia 10 de março de 2018, pelas 15h, houve uma breve apresentação do livro-relatório do Clube da Leitura e da Escrita do IPL60+ - Peregrinação à Poesia - na Associação Cultural ACRENARMO.

A professora Cristina Nobre fez uma explicação sumária do projeto, de que o livro foi o objeto físico resultante, e foi abrindo janelas para que os 'escreventes' de poesia as recitassem para o público interessado. Uma das 'escreventes' foi questionada pelo público sobre a sua produção narrativa já publicada, e estabeleceram-se trocas de ideias sobre as dificuldades em fazer nascer produtos culturais a partir do zero, nos dias que correm.

A sessão terminou por volta das 17h, com a simpatia de um chá e uns biscoitos, amavelmente oferecidos pela gerência da Associação.


Apresentação do livro - Peregrinação à Poesia pela ACRENARMO.

Os “escreventes” do Clube de Leitura e de Escrita do IPL60+ foram convidados para um encontro com o objetivo de apresentarem o seu mais recente livro - Peregrinação à Poesia.

Este encontro é promovido pela ACRENARMO, Associação Cultural e Recreativa, e realiza-se no dia 10 de março, pelas 15 horas, na sua sede, no largo de São Pedro, em Leiria.