Projeto Muros com Vida

O Projeto “Muros com Vida” foi lançado na década que as Nações Unidas dedicam à Restauração de Ecossistemas – 2021-2030 – com o intuito de contribuir para alertar e mobilizar as comunidades para a prevenção e inversão do processo de degradação dos ecossistemas terrestres e aquáticos.

O Projeto assenta no entendimento da importância da rua enquanto suporte das dinâmicas dos municípios e elemento estruturante e agregador do espaço público, como espaço de educação, de arte, de contemplação, de partilha e de comunicação dos princípios de sustentabilidade.

Os municípios, as escolas e toda a comunidade são desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.

Este ano, a Câmara Municipal de Leiria, de modo a desenvolver este projeto, conta com a colaboração do artista plástico Leonardo Rito, também docente na ESECS.

No dia 7 de junho, o artista deu uma formação presencial, de 2h, a estudantes do 60+ que participam na Oficina de Artes Plásticas, sobre algumas técnicas de desenho e pintura, que foram uma novidade para os presentes.

Um dos objetivos desta iniciativa é realizar a pintura de um mural e de uma sarjeta, na ESECS. O grupo, no início do próximo ano letivo, efetuará um esboço do que pretende pintar e escolherá um espaço para o efeito.

Mais informações sobre o Projeto: https://ecoescolas.abae.pt/2022-2023-projetos/