As turmas de inglês do 60+ viajaram até à República da Irlanda, para visitar a capital, Dublin, assim como à Irlanda do Norte, onde visitaram a cidade de Belfast e a famosa Calçada dos Gigantes, terra de lendas e gigantes desavindos.
Os locais visitados foram o castelo de Dublin, passando pela famosa catedral de “Saint Patrick”, fundada no século treze e dedicada ao santo padroeiro dos irlandeses. Como não podia deixar de ser, o grupo rumou até ao famoso museu da “Guiness” onde teve a oportunidade de saborear a inconfundível cerveja negra, amarga e doce, onde se detetam notas de café e chocolate. Ao fim do dia o grupo assistiu a um espetáculo de música e dança tradicional irlandesa: “Riverdance”.
A caminho do museu do Titanic e em Belfast vivenciamos as infames ruas onde se encontram os muros da divisão entre os católicos e os protestantes, hoje chamados os “muros da paz”.
Mais a norte encontra-se a monumental Calçada dos Gigantes com as suas colunas prismáticas de basalto, encaixadas como se fossem uma enorme calçada de pedras gigantescas, declarada património da humanidade. Segundo a lenda um gigante irlandês queria enfrentar numa luta um outro gigante escocês, mas havia um problema: não existia uma embarcação com tamanho suficiente para atravessar o mar e levar um ao encontro do outro. A lenda diz que o gigante irlandês resolveu o problema construindo uma calçada que ligava os dois lados, usando enormes colunas de pedra.
Visitaram vários museus nacionais, tais como o Museu de Arqueologia, onde se encontram antiguidades irlandesas e outras que datam da idade da pedra até o final da idade média. O Museu da Imigração que nos conta a história trágica do povo irlandês, que enfrentou a “grande fome”. No último dia, visitaram a galeria de arte Hugh Lane, onde assistiram ao concerto do meio-dia do famoso coro estatal da Letônia, um dos mais afamados coros profissionais em digressão pela Irlanda. Foi um final maravilhoso!