III Festival do Livro e da Literatura

Este ano, o III Festival do Livro e da Literatura resultou de uma parceria entre a RUTIS e o Programa 60+ do Instituto Politécnico de Leiria.  Realizou-se a 21 de março, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria e teve como tema “Os seniores como escreventes e influenciadores da leitura”.

Pretendeu-se desenvolver a convivência e a aprendizagem intergeracionais, reunindo escritores, estudantes de universidades seniores da região e estudantes do ensino superior, numa reflexão sobre a relevância dos mais velhos na promoção da leitura entre os mais jovens.

Os estudantes do Programa 60+ e das universidades seniores participantes, foram convidados a apresentar livros da sua autoria e a falar sobre as suas motivações para a escrita.

Na sessão de abertura contámos com as intervenções do Presidente da RUTIS, Professor Luís Jacob, com a Sub Diretora da ESECS, Professora Dina Tavares, e com um elemento da Coordenação do Programa 60+, Professora Cezarina Maurício. Por ser o Dia Mundial da Poesia, esta sessão terminou com a leitura de um poema, por Elisa Pinto, estudante do 60+

Iniciaram-se os trabalhos com uma sessão plenária, que contou com a presença dos autores Alice Vieira e Nelson Mateus, que apresentaram as suas obras mais recentes, valorizando as relações entre gerações. Esta sessão foi moderada pela Prof. Maria João Jorge. Seguiu-se um espaço de partilha sobre as motivações dos seniores para a escrita, que teve por base os testemunhos de 3 estudantes seniores. O debate foi moderado pelo Prof. Rui Matos, tendo havido uma forte e profícua participação do público.

A manhã terminou com uma atuação do Grupo de Jograis do 60+, que disseram poemas de vários autores portugueses.

Durante a tarde, realizaram-se três Oficinas, em simultâneo:

• Oficina de escrita inclusiva “Ler dá saúde e faz crescer !..”, dinamizada pela prof. Célia Sousa, coordenadora do CRID – Centro de Recursos para a Inclusão Digital. Foi apresentada uma abordagem comunicativa assente no multiformato, que pressupõe que a mesma mensagem possa ser apresentada sob diversas formas, através de diferentes meios e utilizando técnicas distintas, mas complementares.
  • Oficina de “ Histórias e Contos Tradicionais”, dinamizada por Liliana Gonçalves, técnica superior dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do IPLeiria, Esta oficina tinha como objetivo dinamizar práticas de mediação do livro e da leitura, assim como de contos de tradição oral.
  • Oficina de Escrita Criativa, dinamizada pela Professora Paula Ferreira, que teve por objetivo o desenvolvimento do gosto pela produção de textos, de diversos géneros.

A SessenTuna, conduzida pela Prof. Ana Margarida Carreira, encerrou o III Festival, interpretando 4 canções, sendo que duas delas são originais compostos por alguns dos seus elementos.

Decorreram, ainda, duas iniciativas permanentes:

– Mostra de trabalhos de expressão plástica de estudantes da licenciatura em Educação Básica da ESECS: “Entre linhas e cores:  cultura visual, ilustração e criatividade”, sob a supervisão do Professor William Cantú.

– Banca de venda de livros da autoria dos autores convidados, de estudantes seniores e do CRID.

O evento foi marcado pela diversidade e riqueza de contributos, bem como pela partilha intergeracional, que em muito contribui para a valorização do papel social e cultural dos mais velhos, dando-lhes protagonismo e espaço de participação, bem como para a formação holística dos estudantes do ensino superior, em particular dos que se preparam para a intervenção em contextos socioeducativos.

O sucesso deste III Festival do Livro e da Literatura deve-se à articulação entre organizações e entre coordenadores e professores de várias licenciaturas e CTeSP, ao contributo de diversos colaboradores (docentes e não docentes), assim como ao envolvimento dos estudantes seniores e dos estudantes que realizam estágio no Programa 60+ e na RUTIS. A todos o nosso agradecimento!