O interesse dos estudantes do 60+ na criação de uma Tuna manifestou-se desde o início do Programa, tendo os ensaios começado em abril de 2009. Foram feitos diversos esforços para que o projeto tivesse viabilidade, mas a falta de disponibilidade dos ensaiadores que colaboraram nos primeiros anos, para dar continuidade ao projeto, levou a diversos interregnos e a constantes reajustamentos.
——————-
Entre os anos letivos 2012/2013 e 2017/2018, sob a orientação de Manuel Filipe Rocha, a Tuna passou a ensaiar de forma regular e a participar em diversos eventos, tendo assumido a designação de SessenTuna.
A SessenTuna tem sido convidada a participar em eventos socioculturais e recreativos, organizados pelas escolas do Politécnico de Leiria ou por entidades externas. Tem assumido uma crescente vertente solidária, atuando em instituições de solidariedade social, para públicos diversificados: pessoas idosas, pessoas deficientes e crianças.
Em 2018/2019, a SessenTuna passou a ser ensaiada pela professora Ana Margarida Carreira, docente de música na ESECS.
Reportagem feita por estudantes da Licenciatura em Comunicação e Media
Este é um grupo que suscita interesse na comunidade académica, dando origem a vários convites para atuações, mas também a trabalhos académicos. É o caso de uma reportagem realizada por duas estudantes do curso de licenciatura em Comunicação e Media, da ESECS, no ano letivo 2017/2018.
Veja aqui: Trabalho – estudantes de Comunicação e Media – 2018
Depois de um período de pausa, em virtude da pandemia por COVID19, em 2022/2223, o grupo ganhou um novo fôlego e fez diversas atuações.
Cantaram as Janeiras nos Serviço Centrais e na ESECS.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=560173702803637&set=pcb.560176999469974&locale=pt_PT
A Festa dos Reis, em janeiro de 2022, no refeitório da ESECS
< voltar a projetos
Quando foi possível retomar as atividades, ainda que com algumas precauções, voltaram os lanches partilhados, que contam, quase sempre, com atuações improvisadas, onde todos participam.
O primeiro ensaio de 2023-2024, orientado pela Prof. Ana Margarida Carreira


Neste ano letivo (23/24), iniciou-se um esforço de preparar o grupo para realizar atuações com maior regularidade, em particular em instituições sociais que apoiam grupos da população mais vulneráveis e que beneficiam grandemente com a interação e animação levada pela música. Este esforço foi concretizado no ano letivo 2024/2025, desta vez, sob a orientação de Fátima Faria, estudante do Programa.
Em junho de 2024 na OASIS – Leiria





A SessenTuna é também convidada a atuar em eventos organizados pelos serviços ou escolas do IPLeiria. Foi o caso da “International Week 2024”. No dia 21 de maio, receberam um grupo de 45 pessoas (professores e pessoal técnico), oriundo de instituições de ensino superior de 15 países europeus (Alemanha, Bélgica, Croácia, Eslováquia, Espanha, Estónia, Finlândia, Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Países Baixos, Polónia, Roménia e Turquia) na sua chegada à ESECS.




2024 foi o ano de comemoração dos 50 anos da Revolução de Abril. Realizaram-se várias iniciativas de cariz formativo ou, essencialmente, sociocultural, para as quais a SessenTuna foi convidada. O grupo preparou canções de intervenção, da época, dando voz a compositores como Zeca Afonso, José Mário Branco, Adriano Correia de Oliveira, entre outros.
Na Conferência “Memórias de Abril: Revolução e Educação: https://60mais.ipleiria.pt/wp-admin/post.php?post=11534&action=edit
Na conferência subordinada ao tema “Museus e Liberdade: educação e investigação”: https://60mais.ipleiria.pt/2024/05/20/poesia-e-cancoes-de-intervencao-pelos-estudantes-60/
No Encerramento da Exposição “Asas de Abril”: https://60mais.ipleiria.pt/2024/05/12/encerramento-da-exposicao-asas-de-abril/
Sempre com o objetivo de envolver os mais jovens e de preservar a memória de acontecimentos e valores fundamentais, através da música.
O ano letivo 2024/2025
Os membros da SessenTuna estão sempre prontos para ensaiar as suas canções!
Todas as segundas-feiras, às 14h00, as melodias tradicionais portuguesas são ensaiadas com muita alegria e boa disposição, criando momentos de união e entusiasmo entre todos os participantes.





Durante o 2.º semestre do ano letivo 2024/2025, a SessenTuna realizou várias atuações, levando a música e a boa disposição a diferentes locais da região. Atuámos no Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, no Centro de Dia da Liga Social e Cultural da Gândara, no Lar Primavida, em Amor, e no Teatro Miguel Franco, em Leiria.
No Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes, em Leiria, no dia 17 de fevereiro, cantaram e animaram a tarde das pessoas idosas que usufruem dos serviços desta instituição.
No âmbito das IV Jornadas Intergeracionais de Educação e Cidadania, a SessenTuna realizou uma atuação especial no dia 8 de abril, às 14h00, no auditório da Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei).
A SessenTuna participou no dia 18 de maio, às 17h00, numa atuação no Teatro Miguel Franco, em Leiria, juntamente com o Grupo de Cavaquinhos de Santa Eufémia e a Tocata do Rancho Típico da Boa Vista. Neste encontro, as canções tradicionais folclóricas portuguesas foram celebradas num ambiente de grande animação e partilha musical.









As atuações em instituições sociais têm sido uma das prioridades da SessenTuna. A vontade de proporcionar momentos de alegria a pessoas que estão em situação de alguma fragilidade física e psicológica tem sido uma constante. Os responsáveis institucionais procuram recompensar esta dedicação e atitude solidária com lanches partilhados com os utentes, mas a verdadeira recompensa é simbólica e decorre da convivência com as pessoas e da consciência de que a sua presença contribui para aumentar o bem-estar das mesmas.



O ano letivo terminou com um espetáculo que pretendeu festejar a diversidade cultural do nosso país: Lusofonia em Harmonia!
O Ano Letivo 2025/2026
O ano letivo 25/26 começou com uma imagem renovada. O IPLeiria ofereceu camisolas com um novo logotipo, desenhado pela estagiária de Comunicação e Media, Daniela Oliveira.

E a missão solidária continua! O grupo adquiriu grande visibilidade durante o ano letivo anterior e os convites para atuarem em instituições de cariz social não se fizeram esperar.
A Cáritas Diocesana de Leiria, que já havia convidado a SessenTuna para animar a colónia balnear em junho, renovou o convite para participarem na II Edição da Colónia Balnear Sénior, a 4 de setembro, na Praia do Pedrógão, proporcionando mais um momento de convívio e animação aos seniores acompanhados pela organização.






No dia 22 de setembro, a coordenação do Programa 60+ realizou uma sessão formal de abertura do ano letivo, na qual contou com a presença da sra. Vice-presidente e dos diretores de todas as escolas do IPLeiria. Contou, também, com vários elementos da coordenação, professores, estudantes e, como não podia deixar de ser, com uma atuação da SessenTuna.





No dia 1 de outubro de 2025 foi a vez de irmos à Santa Casa da Misericórdia de Leiria.
https://www.facebook.com/reel/1575161280529860
Contribuindo para a luta contra o cancro, com alegria!
No dia 18 de outubro, foi a vez de irmos à Casa Família Oliveira Guimarães, no Espinhal-Penela, a convite da dra. Paula Guimarães. O evento visava recolher fundos para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, no âmbito do Outubro Rosa, e contou com a atuação do Coro da Liga, da SessenTuna e com a apresentação do testemunho de Luísa Pimentel, através do seu livro Vestida de Vento.



Foi uma tarde extraordinária, com casa cheia, acolhimento caloroso, muita animação e entusiasmo. Depois de alguns momentos de partilha mais intimista, a SessenTuna trouxe a alegria, com o espetáculo da Lusofonia. Todos se envolveram, cantando e dançando.
































