A brincar no Ateliê Dança com os Avós…

Quando as gerações se encontram num momento singular de intergeracionalidade, todos sentimos os benefícios da música, do ritmo e do movimento.

Dia Mundial da Criança

Numa iniciativa conjunta da ESECS e da Câmara Municipal de Leiria foi, no dia 30 de maio de 2018, comemorado o Dia Mundial da Criança. As comemorações ocorreram no Estádio Municipal de Leiria e foram direcionadas para alunos das escolas do ensino pré-primário e ensino básico de Leiria.

O Grupo de Atividade Física do Programa IPL60+ contribuiu com a organização e dinamização do ateliê “Dança com os Avós”. Neste ateliê desenvolveu-se uma atividade intergeracional de dança, realizada em grupo e implementada de forma lúdica, com o objetivo de proporcionar às crianças um conjunto de vivências, através da dança, que permitam reconfigurar as suas perceções do envelhecimento e dos mais velhos.

Existiu a preocupação de selecionar danças “antigas e modernas”, bem como de alternar a intensidade das músicas, para que os estudantes 60+ conseguissem estar a manhã toda em atividade. Assim, dependendo da faixa etária das crianças e do tempo que cada grupo iria estar presente no ateliê, adaptou-se a sequência de músicas para controlar a intensidade e esforço, sem perder a dinâmica pretendida. Adequaram-se alguns passos de dança e algumas coreografias para que estas fossem de mais fácil e rápida compreensão.

Os objetivos foram alcançados, proporcionando, durante o período da manhã, uma atividade de dança a mais de 300 crianças. Foi um excelente momento de convívio entre gerações.