Visitas Virtuais

As Visitas Virtuais a Museus tiveram início em março de 2021 e surgem no âmbito dos estágios de licenciatura em Serviço Social e do TeSP em Intervenção Social e Comunitária. Têm como principal objetivo possibilitar o conhecimento de novos espaços culturais, de forma imersiva e interativa, sem que os seniores tenham necessidade de sair das suas casas. Permite, desta forma, manter o acesso à cultura, dando espaço ao debate, partilha de experiências e conhecimentos, bem como o esclarecimento de dúvidas sobre os espaços e conteúdos visitados.

A 22 de março, pelas 15:00h, realizou-se a primeira visita virtual, ao NewsMuseum, através da plataforma Zoom. A visita foi dinamizada e conduzida pela Dra. Elsa Luís, guia do NewsMuseum.

A viagem interativa e dinâmica, começou com uma breve apresentação do museu, seguindo-se uma visita pelas várias salas: Liberdade de Imprensa; Jornalismo de Guerra; Duelos; Propaganda; Desporto; Fotojornalismo; Bad News; Rádio. A sessão contou com a presença de 16 participantes.

Dia 19 de Abril, realizou-se uma visita virtual ao Museu da Farmácia, dinamizada e conduzida pelo Dr. Gonçalo, colaborador do museu, que nos levou a conhecer a evolução histórica da Farmácia e dos cuidados de saúde.

A sessão iniciou-se com uma breve apresentação do Museu, seguindo-se uma viagem por várias salas e temas: a sala do Sarcófago de Dirtidute; os contrastes da Idade Média; a Medicina Tradicional Chinesa; a a Revolução Científica; a Penicilina e a Inovação dos Antibióticos; a Farmácia Portuguesa e a Aventura do Homem no Espaço.

Em cada sala era feita uma breve apresentação do tema, sendo posteriormente apresentado um vídeo de apoio, acompanhado de algumas perguntas interativas acerca do tema. Os participantes tinham, ainda, oportunidade de debater e colocar questões. A sessão contou com a presença de 14 participantes