Projeto Cultivo Divertido

Este projeto resulta de um desafio lançado pelo diretor da ESECS, Prof. Rui Matos, e foi abraçado pela coordenação do IPL60+ e por um estagiário de Desporto e Bem-Estar, que o transformou numa das suas atividades, em 2014-15. Para além do espaço de cultivo, investiu-se, ainda, numa área de lazer com mesas e bancos construídos a partir de materiais reciclados e reutilizados (paletes). Também a vedação da área de cultivo resulta do aproveitamento de garrafas e garrafões de plástico

No dia 6 de junho de 2016, dois grupos de estudantes da ESECS foram conhecer o Cultivo Divertido e partilhar o espírito de comunhão com a natureza que se vive naquele espaço.

Um dos objetivos era dar a conhecer o trabalho que tem vindo a ser realizado pelos seniores do IPL60+ na limpeza e aproveitamento de um espaço que estava muito descuidado. Por outro lado, procurou-se envolver os estudantes na transformação do mesmo, contribuindo para que se torne, cada vez mais, um espaço de lazer para toda comunidade académica.

Assim, a turma do 2º ano de Educação Social, acompanhada pelo Prof. Mário Oliveira, no âmbito da unidade curricular Educação Ambiental, foi convidada a trazer garrafas e garrafões de plástico, vazios, para reutilizar na construção da vedação da horta, partindo de uma ideia que vem sendo implementada pelos seniores.

A Turma do CTESP em Intervenção em Contextos Educativos, acompanhada pela Prof. Jenny Gil, no âmbito da unidade curricular Técnicas de Animação Socioeducativa, trouxe uma macieira para plantar no jardim. Perceberam, quando chegaram ao local, que o terreno é muito árido e que era necessário cavar com força para criar as condições para a plantação. Valeu a força e o engenho de alguns seniores, para levar a empreitada a bom porto. São estes momentos que permitem aos jovens perceber que podem fazer muitas aprendizagens valiosas quando “metem mãos à obra” com pessoas que têm percursos de vida ricos e muito para partilhar.