No ano letivo 2017/2018, a coordenação do Programa 60+ convidou a Professora Doutora Alzira Rascão Saraiva, que se havia jubilado há alguns meses, a colaborar com o Programa 60+, partilhando os seus conhecimentos na área das Ciências Naturais com os estudantes seniores. Surgem, assim, os Encontros de Reflexão sobre Temas Gerais de Ciência.
Estes destinam-se a pessoas que, após a reforma, querem partilhar, valorizar e ampliar conhecimentos adquiridos ao longo da vida e desejam fazer ligações entre os diferentes saberes, com a finalidade de melhor compreender o mundo que as rodeia. Estas reflexões têm como finalidade proporcionar uma maior compreensão do planeta Terra e do seu dinamismo.
Em sala de aula, em contextos naturais ou em museus, os ensinamentos da Prof. Alzira têm sido muito valorizados pelos estudantes 60+, que revelam cada vez mais interesse por estes temas. Esta foi a atividade que nos anos letivos 2018/2019 e 2019/2020 reuniu um maior número de inscrições e níveis de assiduidade mais elevados.
De acordo com a Prof. Alzira Saraiva, no ano letivo 2019/2020 procurou-se abordar, aprofundar e refletir sobre assuntos que diariamente eram abordados na comunicação social, com grande alarido e pouco esclarecimento científico para que o cidadão comum entendesse o que estava a ser discutido.
Os grandes temas abordados durante este ano letivo foram: Evolução do Litoral Português; Clima e Alterações Climáticas; Interações entre Seres Vivos. Realizou-se, ainda, uma visita de estudo à fábrica e ao museu da Vista Alegre e ao museu de Cantanhede.
Nos anos letivos 20/21 e 21/22, esta foi uma das atividades que teve maior número de inscritos e maior assiduidade. Os estudantes seniores valorizam os conteúdos debatidos com a Prof. Alzira e o seu método de trabalho.
Dadas as contingências e restrições que decorreram da pandemia por SARS-CoV-2, a regularidade e a periodicidade dos encontros, durante o ano letivo 20/21, foi variável, tendo havido uma diminuição do seu número.
Durante os meses de janeiro e de fevereiro de 2022, os Encontros decorrem online, dada a dificuldade e receio de alguns participantes para se deslocarem à ESECS. Apesar da dinâmica ser diferente e de não haver um quadro para a Prof. Alzira Saraiva fazer os seus esquemas explicativos, adaptamo-nos a esta nova realidade e realizaram-se conversas muito interessantes e frutíferas.