EN‐RED‐VERSAD@S

EN‐RED‐VERSAD@S. Clube on‐line de lectura de poesia

Projeto desenvolvido em colaboração com a Universidade Sénior da Universidade da Corunha.

As aprendizagens no domínio da literacia digital são extremamente relevantes nas sociedades “tecnológicas e científicas”, pois estas mudam muito rapidamente, pressupondo uma aprendizagem contínua para que os cidadãos continuem a exercer uma “cidadania ativa” e se sintam membros plenos da mesma.

Assim, a Universidade Sénior da Universidade da Corunha desenvolve o Projeto En-RED-Versados que, através da dinamização de um blogue (disponível em https://enredversados.wordpress.com/), pretende divulgar a língua e a poesia portuguesas, bem como desenvolver competências no domínio do uso das TIC.

No sentido de alargar o âmbito de intervenção deste projeto, a Universidade da Corunha convidou o Programa IPL60+ a constituir-se como parceiro, envolvendo os seus estudantes nas dinâmicas de aprendizagem e de partilha que o mesmo proporciona, através de um processo colaborativo.

Pretende-se que os estudantes do IPL60+ divulguem a poesia de autores portugueses, nomeadamente a poesia de autoria própria, alimentando o blogue com textos escolhidos por si e comentando as publicações feitas por outras pessoas.

OBJETIVOS

– Promover a interação entre os seniores espanhóis e os seniores portugueses, desenvolvendo um processo colaborativo de aprendizagem através da utilização de plataformas digitais.

– Potenciar a aprendizagem da língua portuguesa pelos seniores espanhóis através da partilha de conteúdos e da troca de ideias com os seniores portugueses.

– Incentivar a aprendizagem e a utilização de novas ferramentas digitais.

– Incentivar o gosto pela literatura portuguesa e a pesquisa de conteúdos a partilhar.

– Divulgar a poesia produzida e publicada pelos estudantes do Programa IPL60+, nomeadamente no âmbito da sua participação no Clube de Leitura e de Escrita.