A Criatividade não tem Idade – Dia Aberto do IPL60+

Organização : Programa IPL60+ e Curso de licenciatura em Educação Social (UC Educação Social e Gerontologia) 

Comissão organizadora : Luísa Pimentel e Sara Mónico Lopes

Planificação: a proposta e as várias etapas de construção  

A iniciativa teve como ponto de partida uma reunião geral de estudantes do Programa IPL60+, que se realizou a 25 de janeiro de 2018, na qual foi referido que tem havido uma escassa divulgação do Programa junto dos estudantes jovens, que as relações intergeracionais não têm sido suficientemente potenciadas e que deveria haver uma maior visibilidade das atividades realizadas no âmbito do IPL60+.  

Assim, a coordenação do Programa IPL60+ propôs-se dinamizar um Dia Aberto (DA), tendo apresentado a proposta aos estudantes da turma do 2º ano do curso de licenciatura em Educação Social (ES), no âmbito da unidade curricular Educação Social e Gerontologia. A iniciativa teve os seguintes objetivos

– Promover trocas e aprendizagens intergeracionais; 

– Envolver os estudantes da licenciatura em Educação Social (ES) na organização de uma atividade intergeracional; 

– Desenvolver competências de planificação, organização e relação nos estudantes do curso de licenciatura; 

– Sensibilizar a comunidade académica para a diversidade de projetos destinados a seniores; 

– Divulgar as atividades realizadas pelos estudantes do Programa IPL60+ junto da comunidade académica e no exterior; 

– Cativar novos estudantes seniores através da divulgação da mostra junto de entidades externas. 

Foram constituídos 6 grupos de trabalho, na turma de ES, que articularam com os 6 grupos de atividades do IPL60+ que participaram no DA: SessenTuna, Clube de Leitura e de Escrita, Jograis, Grupo de Dança, Oficina de Artes Plásticas e Cultivo Divertido. Os estudantes de Educação Social ficaram, ainda, responsáveis por diversos contactos e tarefas de organização.  

O trabalho de preparação decorreu ao longo de 3 meses e a iniciativa desenvolveu-se sob o lema “A criatividade não tem idade”. 

Concretização: o desenvolvimento da iniciativa 

O DA decorreu a 17 de maio de 2018, entre as 10h e as 13h, tendo como espaço privilegiado o anfiteatro externo da ESECS. Este foi escolhido por ser amplo, aberto, local de passagem e de grande circulação, permitindo que o evento tivesse grande visibilidade.  

Para além participação das pessoas mais diretamente envolvidas na organização do DA (estudantes do IPL60+ e estudantes da turma do 2º ano de Educação Social) contámos com a presença dos seniores da Universidad de Mayores da Extremadura (UMEX) (pois esta iniciativa aconteceu durante a semana de intercâmbio internacional de estudantes, que se realiza há vários anos, entre a UMEX e o IPL60+); do Grupo de Cavaquinhos do Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria; de um conjunto de pessoas idosas residentes na Residencial XXI da Santa Casa Misericórdia de Leiria e de um conjunto de jovens da Escola de Formação Social dos Marrazes, que tiveram conhecimento da iniciativa através da divulgação feita nas plataformas digitais do IPL60+ e do Politécnico de Leiria, bem como dos contactos estabelecidos por alguns estudantes da turma de ES. 

A manhã começou no ginásio da ESECS, com uma aula de dança, orientada pela prof. Isabel Varregoso, na qual participaram cerca de 90 estudantes de todas as idades.  

Seguiu-se uma visita pelos vários espaços dispostos no anfiteatro exterior: 

– Espaço do Clube de Leitura e de Escrita, no qual haviam sido colocados (pendurados nos arbustos) poemas elaborados pelos estudantes seniores e alguns exemplares dos livros já publicados pelo Clube. Havia cadeiras dispostas à sombra, que convidavam a uma pausa para a leitura. Foi oferecido um poema a cada visitante; 

– Banca de exposição e venda dos produtos do Cultivo Divertido. Na banca, construída por um dos seniores, foram vendidas beterrabas, cebolas, couves, ervas aromáticas, entre outros produtos hortícolas. As ervas aromáticas serviram, também para fazer chá, que foi oferecido aos visitantes. Este grupo elaborou, ainda, algumas placas de sinalização, que colocou entre o local da exposição e o local do Cultivo, de modo a convidar os visitantes a uma deslocação a essa zona aprazível.  

– Espaço da Oficina de Artes Plásticas, onde foram expostos quadros elaborados pelos estudantes do IPL60+ participantes na oficina, ao longo do ano letivo. Houve, ainda, um momento de pintura coletiva. Os visitantes foram convidados a deixar a sua marca, numa tela em branco, partindo de frases inspiradoras, que cada um retirava aleatoriamente de uma caixa.  

A manhã culminou com as atuações dos Jograis (que convidaram as estudantes de ES responsáveis por esta atividade a dizerem poemas em conjunto), da SessenTuna e do Grupo de Cavaquinhos do Orfeão de Leiria. Os seniores espanhóis prepararam algumas canções, nomeadamente uma canção portuguesa, e convidaram todos os presentes a juntarem-se a eles.  

Avaliação  

A proposta foi muito bem acolhida pelos vários intervenientes e pelos responsáveis institucionais, nomeadamente pela direção da ESECS e por todos os serviços, que mostraram grande disponibilidade para apoiar na sua concretização.   

Houve uma adesão muito significativa dos estudantes do IPL60+, mesmo dos que não participam nos grupos cujas atividades foram expostas. Participaram cerca de 70 estudantes seniores. De um modo geral, os grupos foram muito recetivos às propostas apresentadas pelos jovens, tendo-se envolvido ativamente na conceção e planificação dos vários momentos.  

Registamos alguma dificuldade em avaliar a projeção da iniciativa no exterior e no público estudantil, uma vez que tendo decorrido em espaços abertos e de passagem, é impossível quantificar as pessoas que estiveram presentes e perceber o tipo de informação retida pelas mesmas. Parece-nos, no entanto, que o objetivo de dar a conhecer as atividades do Programa, despertando a curiosidade para o mesmo, foi cumprido, uma vez que foram muitos os estudantes de outros cursos que assistiram aos diversos momentos culturais, que interagiram com os colegas e que participaram nas dinâmicas desenvolvidas.