Participação de estudantes do IPL60+ numa atividade de intervenção social – World Café

Estudantes do IPL60+ voluntariaram-se para uma atividade de intervenção social dinamizada por um grupo de estudantes do 2º ano do curso TESP em Intervenção Social e Comunitária, partilhamos o resumo da participação, escrita pelas jovens dinamizadoras:

No passado dia 18 de dezembro de 2018, tivemos a honra de receber um grupo de seniores que fazem parte do Programa do IPL 60+. Este Encontro realizou-se no âmbito da Unidade Curricular Intervenção e Desenvolvimento Comunitário, do 2º ano do TeSP de Intervenção Social e Comunitária, com a proposta de realizar uma atividade de Intervenção Social com Grupos. Com o grupo de seniores desenvolvemos uma estratégia designada de “World Café”, trata-se de um processo que visa promover diálogos entre os indivíduos de forma a criar uma rede viva de diálogo, que pode servir para responder a questões de grande relevância para a comunidade, que neste caso era o Envelhecimento Ativo. As questões para reflexão na tertúlia do “World Café”, sugeridas pelo grupo de alunas foram: o que dificulta e o que facilita o envelhecimento ativo?

A atividade foi um sucesso e cumprimos os nossos objetivos, porque houve uma participação ativa e empenhada do grupo, respeitosa, dos pontos de vista individuais, com contributos ricos para a reflexão e partilha de ideias. Foram também debatidas algumas questões relacionadas com estereótipos, mitos e crenças relacionados com o envelhecimento. Tivemos uma rede de diálogo viva e ativa!

Ficamos gratas à Angelina, Graça, Irene, João Ervilha, José Júlio e à Lucinda.

Muito obrigada, as estudantes do TESP ISC

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.