Projeto Proalfa

O projeto proalfa surge da vontade dos utentes da AMITEI – Associação de
Solidariedade de Marrazes de aprender a escrever o nome e de manter a leitura e a escrita. Aliando o facto dos alunos do programa IPl60 + após reforma quererem aprender e partilhar conhecimentos criou-se uma parceria entre as duas instituições.

É de sorriso na cara, que Bárbara de 99 anos entra na sala de atividades para mais uma sessão com as senhoras amigas (como ela lhes chama), senhora persistente não teve oportunidade de ir à escola, “eram outros tempos, tínhamos de trabalhar”.

O Projeto Proalfa divide-se em três grupos, contando com um total de 37 participantes (utentes) e de 10 voluntários do Programa IPL 60 +. Um grupo dedicado à aprendizagem da escrita e da leitura e dois grupos dedicados à manutenção da leitura e da escrita. Cada grupo tem todas as semanas uma sessão de 90 minutos, o grupo inicial ( aprender a escrever nome e ler) é às 2º feiras de manhã e o dois grupos avançados ( pessoas que já sabem ler e escrever) é às quartas-feiras de manhã.

Mas nem só de letras e números vive o projeto, durante as sessões há diálogo entre todos, reflexão de variadíssimos temas, acesso às novas tecnologias e, acima de tudo, muito carinho, dedicação e partilha.

This entry was posted in Actividades, Eventos. Bookmark the permalink.