Clube de Cinema e Documentário

O Clube de Cinema e Documentário, cujos encontros se realizam através da plataforma Zoom, teve início em março de 2021, no âmbito dos estágios de licenciatura em Serviço Social e do TeSP em Intervenção Social e Comunitária. Destina-se a todos aqueles que entendem ter a cinefilia “presente no seu ADN” ou que querem desenvolver o gosto pela sétima arte.

Os interessados são convidados a ver filmes ou documentários, disponíveis em plataformas digitais e facilmente acessíveis, bem como a apresentar propostas que considerem de interesse para o grupo. Procurar-se-á que os envolvidos partilhem as suas opiniões face ao que os filmes ou documentários representam para si, valorizando o debate, com base na disparidade de interpretações, que enriquecerão as experiências e aprendizagens de todos.

A15 de março, realizou-se a primeira sessão do Clube de Cinema e Documentário, cujo mote se prendia com uma breve abordagem da história do cinema, aliada aos principais precursores da sétima arte.

Optou-se pela visualização de curtas-metragens, de pequenos excertos de intemporais cenas cinematográficas e de algum conteúdo bibliográfico, disponibilizados num suporte PowerPoint. Os participantes mostraram-se curiosos e participativos relativamente à temática abordada, enriquecendo a conversa, através da partilha de memórias pessoais da sua relação com o cinema. Estiveram presentes 9 pessoas.

A 2º sessão aconteceu a 12 de abril, com o tema “o cinema e as emoções”, discutindo-se a importância que a sétima arte tem nas nossas vidas. Através da visualização de curtas-metragens, de breves cenas cinematográficas e de algum conteúdo bibliográfico, referente ao cinema e às emoções que esta arte despoleta, os participantes mostraram que o cinema sempre esteve e ainda se mantém nas suas vidas, através de testemunhos ,com base nas memórias dos filmes que visualizaram ao longo das suas vidas. Estiveram presentes, nesta sessão Zoom,11 pessoas.

A 26 de abril, realizou-se a 3ª sessão do clube, que teve por base o documentário “Before the Flood”, apresentado por Leonardo DiCaprio. Tivemos o contributo do Professor Mário Oliveira, docente da ESECS e especialista em Educação Ambiental, que enquadrou o fenómeno das alterações climáticas e suas consequências, através de exemplos que conhece da sua prática profissional, enquanto especialista e formador da área ambiental. O tema suscitou grande interesse e o debate foi rico.

Estiveram presentes 10 pessoas: estudantes do Programa 60+, professores e estagiários.