Aprendendo+ – Mentoria Sénior

O Programa de Mentoria Sénior – Aprendendo+ resulta de uma parceria entre o Gabinete de Marketing Internacional (GMI), o Gabinete de Relações Públicas e Cooperação Internacional (GRPC-ESECS) e o Programa 60+ do Politécnico de Leiria, valorizando a articulação entre Escolas. Tem como principal objetivo promover a inserção social e académica de estudantes internacionais, através do apoio de mentores seniores.

A articulação entre estes serviços permitirá potenciar a aproximação entre os estudantes das duas gerações e, através da criação de ambientes de aprendizagem descontraídos e não formais, contribuir para amenizar as principais dificuldades e constrangimentos enfrentados pelos estudantes internacionais aquando da sua transição para Portugal, bem como para aumentar a participação cívica e comunitária dos mentores seniores, contribuindo para a sua valorização pessoal e social.

Em outubro de 2020, os serviços responsáveis iniciaram a divulgação do projeto, através das redes sociais e de contactos personalizados, de modo a informar sobre os objetivos do mesmo e a motivar potenciais mentores e mentorandos. Foi realizado um questionário aos estudantes internacionais, no sentido de avaliar o seu interesse e as suas necessidades.

Apesar das restrições associadas à pandemia COVID, a 24 de novembro, realizou-se um primeiro encontro entre os responsáveis pela proposta, alguns estudantes seniores e estudantes internacionais que haviam mostrado interesse em integrar o projeto. O encontro juntou cerca de 10 pessoas na sala do 60+, mas também foi transmitido através de plataformas digitais.

O agravamento da pandemia e as medidas de segurança implementadas, impossibilitaram o desenvolvimento de atividades presenciais e os contactos entre os potenciais interessados, durante o ano letivo 2020/2021.

No início do ano letivo 2021/2122, os estudantes Internacionais foram convidados a participar na Festa de Abertura do Programa 60+. Foram vários os que apresentaram a sua experiência de estudo em Portugal e as suas necessidades de apoio para obterem um maior sucesso académico. Tiveram, ainda, oportunidade de lanchar com os estudantes seniores.

Ver mais no site do Gabinete de Marketing Internacional

Facebook: https://www.facebook.com/IPLeiriaGlobal/videos/459589669068170

Instagram: https://www.instagram.com/p/CW–fFzjAza/

Os Estudantes Internacionais nas Conversas de Fim de Tarde

Braima Camará, estudante internacional do Curso de Relações Humanas e Comunicação Organizacional, da ESECS, participou nas Conversas de Fim de Tarde, no dia 19 de janeiro de 2022. Trouxe-nos a sua experiência sobre o sistema de ensino guineense e sobre os motivos que o levaram a escolher estudar em Portugal. O entusiasmo dos estudantes seniores e dos professores que participaram foi grande, pois muitos têm relação com o sistema de ensino de vários países africanos.

Visita pela Cidade de Leiria – 3 de fevereiro 2022

O ponto de encontro foi na ESECS, pelas 15:00, tendo-se juntado cerca de 30 estudantes internacionais e 10 estudantes do Programa 60+. O grupo caminhou até ao centro da cidade para visitar alguns pontos de interesse histórico e cultural. Pretendia-se que os estudantes internacionais conhecessem melhor o contexto sociocultural onde se inserem atualmente e que convivessem com estudantes portugueses, de várias idades, que os ajudassem a compreender as especificidades desse contexto.

O passeio decorreu de forma descontraída, com os estudantes seniores a darem breves explicações sobre os monumentos visitados. Foi distribuído um folheto, elaborado por vários colaboradores do 60+, com algumas informações complementares.

Sessão de apresentação do projeto a novos estudantes

Tendo em conta que há uma renovação frequente dos potenciais participantes, é essencial realizar uma divulgação do projeto regular e continuada. Assim, dinamizou-se uma sessão de apresentação e de sensibilização a 3 de março de 2022.

Para além de elementos da equipa responsável pelo projeto, participaram 13 estudantes internacionais (chineses, equatorianos, africanos) e 12 estudantes seniores.

Houve:

  • Partilha de informação sobre o projeto;
  • recolha de opiniões dos estudantes das duas gerações sobre motivações e interesses para participar, bem como sobre as melhores estratégias a utilizar para criar oportunidades de interação;
  • criação de um grupo do WhatsApp (sugestão dos estudantes seniores), de modo a permitir um contacto rápido e eficaz, em rede, entre os participantes no projeto; a partilhar informação relevante, nomeadamente sobre acontecimentos culturais e socioeducativos; a recolher e divulgar propostas de atividades conjuntas; e a permitir que os estudantes internacionais solicitem apoio, em situações pontuais, aos estudantes seniores e que estes respondam de acordo com a sua disponibilidade.

Ronda Poética

O Município de Leiria convidou o Programa 60+ a participar no RONDA – Leiria Poetry Festival, que se realizou de 22 a 25 de abril de 2022, em vários espaços da cidade de Leiria. Assim, a 22 de abril, decorreu um encontro intergeracional e intercultural, organizado pelo Programa 60+, que teve como tema Mundos de Poesia. Colocaram-se diversas artes em diálogo, para celebrar a poesia e a liberdade.

Disseram-se e cantaram-se poemas de autores consagrados, como Manuel Alegre, Adriano Correia de Oliveira ou José Afonso, mas também houve quem ousasse criar e dizer os seus próprios textos.

Todos se juntaram a comemorar a Liberdade, através da voz dos poetas.

No encerramento contámos com a Sr. Vereadora da Cultura, Dra. Ana Valentim, com o Sr. Diretor da ESECS, Professor Pedro Morouço e com a Professora Cezarina Maurício, em representação da Coordenação do Programa 60+

Participação na Oficina de Iniciação aos Computadores e no Inglês

De modo a reforçar os conhecimento no domínio da informática e da língua inglesa, alguns estudantes internacionais frequentam as aulas da Oficina de Iniciação à Informática, de Inglês Elementar e de Inglês do Dia-a-Dia, uma vez por semana. Estas aulas são dinamizadas por docentes e colaboradores do Programa 60+. A dinâmica das turmas intergeracionais tem sido uma mais-valia no processo de aprendizagem de todos os envolvidos.

Visita ao Museu do Vidro na Marinha Grande

No dia 2 de junho, realizou-se uma visita de estudo ao Museu do Vidro, na Marinha Grande.

Participaram 20 estudantes do Programa 60+, um elemento da coordenação e 6 estudantes jovens, nacionais e internacionais. Tiveram a possibilidade de visitar as várias salas do museu, conhecendo peças belíssimas, e de ver um artesão a trabalhar o vídeo, em tempo real. Mais um dia de aprendizagens enriquecedoras e de criação de laços.