Conversas de Fim de Tarde

Iniciámos as Conversas de Fim de Tarde no ano letivo 2020/2021. Pretendíamos realizar um conjunto de encontros de reflexão sobre temas da sociedade e da cultura, com o contributo de professores e investigadores das escolas do Politécnico de Leiria.

Estes encontros decorreram às quartas-feiras, na sala do 60+, na ESECS, entre as 16:30 e as 17:30, mas também foram transmitidos através da plataforma Zoom, pensando nos que queriam conversar connosco a partir das suas casas.

As conversas foram incluídas no plano semanal da Universidade Sénior Virtual, promovida pela RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade), que divulgou os links das sessões Zoom entre os seus associados.

Começámos no dia 21 de outubro, com o tema “A Pessoa com Deficiência ao Longo dos Tempos”, apresentado pela Professora Célia Sousa, docente da ESECS e coordenadora do CRID. Nessa sessão, participaram cerca de 48 pessoas, a maioria a partir das suas casas.

No dia 28 de outubro, refletimos sobre Envelhecimento e Felicidade, com o Professor Ricardo Pocinho, docente da ESECS. Desta vez, estivemos todos em casa e fomos cerca de 20.

A 3ª Conversa aconteceu a 4 de novembro e iniciou um ciclo subordinado ao tema “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…”, dinamizado pela Professora Cristina Nobre, docente da ESECS. Teve como tema específico “O Ave de Fátima.

A 4ª conversa decorreu a 11 de novembro e contou com o contributo da Professora Graça Seco, psicóloga e docente da ESECS, que nos apresentou o tema “Ser Resiliente para Seguir em Frente”.

No dia 25 de novembro, recebemos a Professora Mónica Braúna, docente da Escola Superior de Saúde, que dinamizou a 5ª conversa subordinada ao tema “Estimulação Cognitiva: desafios e perspetivas”.

No dia 2 de dezembro, na 6ª conversa, demos continuidade ao Ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…” Desta vez, a Professora Cristina Nobre desenvolveu o tema específico “de contestatário a apaziguado”.

A 16 de dezembro, na 7ª conversa, o Dr. Luís Vicente, técnico do CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital), veio apresentar-nos “Algumas curiosidades sobre o Braille“.

Na 8ª conversa retomámos o ciclo de António Lopes Vieira: cidadão do mundo, com o tema “Escrita com Mulheres de Letras”. Foi a primeira conversa de 2021, com a Professora Cristina Nobre.

9ª Conversa aconteceu a 13 de janeiro de 2021. Tivemos o contributo da Professora Susana Monteiro, docente da ESECS, que abordou o tema “As eleições norte-americanas: como se escolhe o Presidente dos EUA?”. Mais atual teria sido impossível!

A 20 de janeiro de 2021, para a 10ª conversa, voltámos a receber a Professora Célia Sousa, coordenadora do CRID, que abordou o tema “Comunicar é possível para todos…”.

A 11ª Conversa (27 de janeiro) contou com o contributo da Professora Susana Monteiro, docente da ESECS, que abordou o tema “A União Europeia: passado, presente e… que futuro?”.

A 3 de fevereiro, voltámos ao ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo, com o tema “A fotografia e o cinema“.

No dia 10 de fevereiro, a Professora Marlene Rosa, docente da ESSLEI, trouxe-nos o tema “Vamos jogar, aprendendo sobre DOR – Experiência de um QUIZ para educação em saúde”, que suscitou muito interesse e discussão. O público das conversas tem vindo a ser cada vez mais diversificado do ponto de vista etário.

Na 14ª Conversa (17 de fevereiro de 2021), a Professora Célia Sousa voltou a trazer à discussão a inclusão das pessoas com deficiência, com o tema “Acessibilidade Cultural: Um caminho…”.

A 24 de fevereiro, tivemos o contributo da Professora Paula Ferreira, docente da ESECS, que dinamizou a 15ª Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Os Bastidores da Escrita”. Os presentes foram convidados a refletir sobre as várias formas de escrita e a pensarem em si enquanto potenciais escritores.

Na 16ª Conversa, a 3 de março de 2021, demos continuidade ao Ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…” com a Professora Cristina Nobre, debatendo o tema específico: AS ÉCLOGAS DE AGORA SEM ‘LÁPIS AZUL’.

Na 17ª Conversa, que aconteceu a10 de março de 2021, tivemos o contributo do Professor Mário Barata, docente da ESECS, que abordou o tema “O Presidente da República no regime político português”.

Nos dias 17 e 24 de março de 2021, tivemos o contributo do Professor Edgar Lameiras, docente da ESECS, que abordou dois temas: “Gastronomia DA ÉPOCA: Festival da Lampreia e do Sável” e “Gastronomia DA ÉPOCA: Entre fumos e ventos (enchidos/fumados)”

Na 20ª Conversa, a 7 de abril de 2021, a Professora Cristina Nobre, concluiu o ciclo dedicado a “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…” com o tema “O PÃO E AS ROSAS”. Foram várias conversas sobre a prosa e a poesia do autor a quem a professora tem dedicado grande parte do seu trabalho de investigação.

21ª Conversa, que se realizou a 14 de abril de 2021, iniciou um novo ciclo subordinado ao tema “Vamos conversar sobre social media?”, com o contributo do Professor Leonel Brites, docente da ESECS, que falou sobre Redes e Comunidades Digitais.

A 21 de abril de 2021, demos continuidade ao ciclo com o contributo das Professoras Catarina Menezes e Marta Oliveira, docentes da ESECS, que abordaram o tema “Participação e Cidadania”.

A 28 de abril de 2021, na 23ª conversa, concluímos o ciclo “Vamos Conversar sobre Social Media?”, com o contributo do Professor Marco Gomes, docente da ESECS, que abordou o tema “Redes Sociais e Memória”. A Revolução de Abril e o arquivo de informação (memórias) nas plataformas digitais foi um tema incontornável e suscitou debate aceso entre os participantes.

No dia 05 de maio conversámos sobre museus e a suas funções sociais com o Professor Fernando Magalhães, docente da ESECS, que abordou o tema “A sociomuseologia: novas perspetivas para os museus”.

Na 25ª Conversa, a 12 de maio de 2021, tivemos o contributo do Doutor Augusto Pinto, Médico da Unidade de Alcoologia de Coimbra, que abordou o tema “Beber ou não Beber… Alcool é a Questão!”.

Os temas políticos voltaram às Conversas de Fim de Tarde, no dia 19 de maio. Foi com o Professor Mário Barata, docente da ESECS, que desenvolveu o tema “Populismo(s)”.

A 27ª Conversa, aconteceu no dia 26 de maio e contou com a participação do Professor José Vicente, docente da ESECS, que abordou o tema “A Arte como linguagem universal”.

Na 28ª Conversa (02 junho) falámos de teatro e das experiências que os participantes têm ou tiveram em grupos amadores. Foi com a Professora Liliete Matias, docente da ESECS, que desenvolveu o tema “A importância do teatro amador em contexto rural”.

No dia 09 junho a Professora Luísa Pimentel, docente da ESECS, desafiou os participantes a refletirem sobre o envelhecimento nas sociedades contemporâneas e sobre o que O que significa ser velho?”.

A 30ª e última conversa do semestre, aconteceu no dia 16 junho de 2021. Foi dinamizada pelo Professor Rui Matos, docente da ESECS, que abordou o tema “Com versos de fim de tarde”. Foi um momento divertido, onde brincámos com as palavras e com os seus diversos sentidos. Uma ótima forma de encerrar este ciclo de conversas. Voltaremos no próximo semestre.

————————————————————————————————-

II CICLO DE CONVERSAS DE FIM DE TARDE – ANO LETIVO 2021/2022

No ano letivo 2021/2022 demos continuidade ao Projeto Conversas de Fim de Tarde, dando preferência ao formato online, ainda que tenham sido criadas condições para que os estudantes seniores pudessem acompanhar as sessões na sala do 60+, com o apoio de uma estudante FASE.

As conversas continuaram a ser incluídas no plano semanal da Universidade Sénior Virtual, promovida pela RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade), que divulgou os links das sessões Zoom entre os seus associados. Desta forma, tivemos participantes de todo o país.

A coordenação do Programa procurou promover um maior envolvimento dos estudantes seniores na dinamização destas sessões, solicitando ideias de temas, sugestões de convidados e dinamização de encontros sobre temas do seu interesse.

A primeira conversa aconteceu a 27 de outubro de 2021 e foi dinamizada por Luísa Pimentel. Discutiram-se as motivações e as expetativas dos mais velhos quando regressam à escola.

3 de novembro – Contos de orelha a orelha: um projeto de combate à solidão, por Miguel Mesquita, animador da associação AMITEI, e Lourdes Canas, estudante 60+ e voluntária no projeto Contos de Orelha a Orelha.

10 de novembro – Quando o conflito bate à porta! A mediação como forma alternativa de resolução de conflitos, por Susana Monteiro, professora da ESECS.

17 de novembro – Constituição e pandemia: tópicos para um possível aperfeiçoamento, por Mario Barata, professor da ESECS.

24 de novembro – “O Melhor de Mim” e o mindset de crescimento, por Paula Ferreira, professora da ESECS.

15 de dezembro – Lidar com o desperdício alimentar – Movimento Refood, por César Lopes, responsável pela delegação de Leiria do Movimento Refood, e Natália Marques, estudante 60+ e voluntária Refood.

5 de janeiro de 2022 – “Reminiscências – reflexos do tempo”. com o contributo da Dra. Irene Tereso, psicóloga da Associação InPulsar e coordenadora técnica do CLDS 4G – “D’El Rei 4G”.

12 de janeiro de 2022 – “Teletrabalho: pandemia, direitos dos trabalhadores e modificação do regime jurídico” pelo Prof. Mário Barata, docente da ESECS, que analisou o impacto da pandemia na legislação laboral e, em particular, na regulamentação do teletrabalho.

19 de janeiro de 2022 – “Estudantes Guineenses em Portugal”, com o contributo de Braima Camará, Estudante Internacional da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, que realizou uma breve reflexão sobre o ensino na Guiné e sobre a sua escolha de estudar em Portugal.

26 de janeiro – “Amália Intemporal”, com o contributo do Prof. Joaquim Vicente Rodrigues, presidente da Fundação Amália, e da Dra. Joana Machado, investigadora na mesma Fundação. Nesta Conversa de Fim de Tarde, redescobrimos Amália; o legado que a tornou numa figura ímpar da cultura portuguesa e o seu papel no music-hall internacional.

2 de fevereiro de 2022 – “Ser Pastor: com tradição”, com o contributo do Sr. Avelino Alves, pastor da Serra da Estrela, e da Prof. Cezarina Maurício, docente da ESECS. Foi uma breve reflexão sobre o quotidiano de um pastor da Serra da Estrela e sobre as ameaças que se colocam ao seu ofício, numa sociedade que tende a desvalorizar os saberes tradicionais.

23 de fevereiro de 2022 – o Prof. Mário Barata, docente da ESECS, abordou o tema “Democracia e Participação Eleitoral”.

02 de março de 2022 – tivemos o contributo da Prof. Luísa Pimentel, docente da ESECS e Coordenadora do Programa 60+, que abordou o tema “O lugar dos Avós na vida de todos nós”, trazendo à luz as memórias que temos dos nossos avós, comparando com o papel dos avós nos nossos dias.

09 de março de 2022 – a Prof. Susana Monteiro, docente da ESECS, abordou o tema “Qual o futuro da União Europeia?”, dando destaque às décadas após a criação das Comunidades Europeias e tendo em conta a sua evolução para a atual União Europeia. Discutiram-se alguns dos principais desafios com que a UE se confronta hoje, tentando perspetivar as consequências do conflito entre a Rússia e a Ucrânia na UE.

17 de março de 2022 – A Prof. Susana Monteiro, docente da ESECS, abordou o tema “Somos cidadãos da União Europeia! E então?”. Com o Tratado de Maastricht, em 1992, foi instituída a cidadania da União e com ela foram atribuídos aos seus beneficiários, um conjunto de direitos. Analisaram-se, assim, os direitos da cidadania e o os seus efeitos na nossa vida coletiva.

23 de março – contámos com a participação da Dra. Maria do Rosário Gama, membro da direção da APRe! Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, que abordou o tema Os Direitos Sociais das Pessoas mais Velhas. Discussão sobre os direitos adotados pela Resolução 46/91 da Assembleia Geral das Nações Unidas, em 16 de dezembro de 1991: Assistência, Independência, Dignidade, Participação e Realização Pessoal.

30 de março – contámos com a participação da Dra. Anabela Paixão, membro da direção da APRe! Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados, que abordou o tema “Agenda Internacional sobre o Envelhecimento”. Debateram-se políticas e medidas, de âmbito internacional, que procuram promover um envelhecimento de qualidade.

20 de abril – iniciámos um novo ciclo, que se prolongou por 3 semanas, e que teve como tema genérico: Viajando com os Estudantes Internacionais do Politécnico de Leiria. Começámos por “viajar até” Moçambique, com Birgite Armando John e Farida Aiupa (estudantes da ESECS), que nos falaram um pouco sobre o seu país e a sua cidade natal. Foi uma boa oportunidade para conhecer a visão que estes jovens têm das suas origens e para compreender as suas motivações para estudarem em Portugal.

27 de abril – Demos continuidade ao ciclo “Viajando com os Estudantes Internacionais do Politécnico de Leiria”. Desta vez “viajámos até” ao Brasil, com Grazyele Aparecida Couto e Nicole Leal Bonuti (estudantes da ESECS), que nos falaram sobre o seu país e a sua cidade natal.

4 de maio – terminámos o ciclo, com “uma passagem” por Macau, com LIU YUXUAN (Bella) e JI YUNXIAN (Raquel) (estudantes da ESECS).

11 de maio – contámos com a participação da Prof. Sofia Caseiro, docente da ESECS, que abordou o tema “A liberdade de expressão e os seus limites – o episódio dos Óscares”. Partindo da atitude de Will Smith na cerimónia dos Óscares, discutiram-se os limites à liberdade de expressão.

18 de maio – O Prof. Tiago Ribeiro, docente da ESECS, abordou o tema “Sexo, Direito e Sociedade”. O objetivo desta sessão era refletir sobre o sexo como objeto de regulação. Começando por algumas perguntas: o que é o sexo? qual o seu significado? qual a sua relevância? como se pode regular? através de que métodos? Desta forma, procurou-se pensar diferentes experiências que têm vindo a desafiar a criação e aplicação de normas sobre a identidade, a orientação, a relação ou o dano sexual nas sociedades contemporâneas.  

25 de maio –  o Prof. Rogério Salvador, docente da ESECS, apresentou-nos o “Projeto-piloto de Promoção da Atividade Física no Serviço Nacional de Saúde” e algumas iniciativas que estão a ser desenvolvidas em Centros de Saúde do país, integradas no Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física, no sentido de melhorar a saúde das pessoas mais velhas através da prescrição de exercício físico.  

1 de junho –  A Prof. Marta Fonseca, docente da ESECS, abordou o tema “Problemas de saúde mental“. Existem diferentes graus de gravidade e tipos de problemas de saúde mental. Alguns dos mais conhecidos são a depressão, a ansiedade, a perturbação bipolar ou a esquizofrenia. Os problemas de saúde mental podem acontecer em qualquer idade e afetar a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos. Nesta sessão, conversamos sobre alguns problemas de saúde mental, o facto de os sintomas de doença mental não desparecerem apenas com “força de vontade” e o que podemos esperar da ajuda de um psicólogo.

8 de junho – contámos com a participação da Prof. Ana Filipa Soledade, docente da ESECS.  Abordou-se o tema “SOS UCRANIA: a intervenção integrada do Município de Leiria“. O objetivo era analisar o modo como os refugiados ucranianos estão a ser acolhidos em Leiria e, em particular a intervenção da Câmara Municipal neste processo.

15 de junho – A Prof. Vera Repolho, docente da ESECS, apresentou o projeto “Palavras que ficaram por descobrir: o projeto educativo sénior e o impacto da pandemia“. Analisou-se o impacto da COVID 19 no Projeto Educativo Sénior “À Descoberta das Palavras”, em funcionamento desde 2016, na União de Freguesias de Santa Catarina da Serra e Chainça – Leiria.

22 de junho – contámos com a participação da Prof. Sofia Fernandes, docente da ESTG, com o tema “Heranças e Testamentos”. Fez-se uma breve excursão pela sucessão hereditária, com especial enfoque na sucessão testamentária. Um olhar sobre as disposições de última vontade do autor da sucessão.

29 de junho – a Prof. Odília Abreu, docente da ESECS, abordou o tema “Problemas de saúde mental… e além disso”. Existem diferentes graus de gravidade e tipos de problemas de saúde mental.”…Tendo como ponto de partida uma conversa anterior, dinamizada pela Prof. Marta Fonseca, nesta sessão conversamos sobre (mais) alguns problemas de saúde mental. E, além disso, procurámos abordar alguns bons hábitos para cuidarmos da nossa saúde mental.

————————————————————————————————–

III CICLO DE CONVERSAS DE FIM DE TARDE – ANO LETIVO 2022/2023

Voltámos às Conversas a 19 de outubro de 2022, num registo misto (presencial e online).

Começámos de forma descontraída, com estórias da vida real. Com o tema “Conta-me Histórias: memórias, acontecimentos e pessoas que nos marcaram”, pretendemos abrir espaço para a partilha de episódios da vida de alguns que possam ser significativos para muitos.

Continuámos abertos à participação de todos, nomeadamente aos que têm conhecimento da iniciativa através da RUTIS e que podem aceder às sessões, em qualquer ponto do país, através da plataforma Zoom. Através da divulgação e acesso alargado, as Conversas transformam-se em momentos de partilha intergeracional e intercultural.

26 de outubro de 2022 – A 2ª Conversa teve como tema “O valor da palavra. Como um nome pode marcar uma vida” e foi dinamizada por Alexo Breogán Riobóo Lois, professor da Universidade de Vigo (Espanha).

O mote foi: Palavras e linguagem constroem imaginários e realidades de grande valor para as pessoas. E os nossos nomes? Você é a pessoa que queria ser ou, na realidade, é a pessoa que seu nome o levou a ser?

02 de novembro de 2022- 3º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Motivações para comprar e oferecer prendas no Natal”, dinamizada por Eulália Santos (Docente da ESECS).

09 de novembro de 2022- 4º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “O apoio da União Europeia à Ucrânia”, foi dinamizada por Susana Monteiro (Docente da ESECS)

16 de novembro de 2022- 5º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “A União Europeia: miscelânea de temáticas”, foi dinamizada por Susana Monteiro (Docente da ESECS)

23 de novembro de 2022- 6º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Estatisticamente a idade passa e o tempo voa?”, dinamizada por Eulália Santos (Docente da ESECS)

07 de dezembro de 2022- 7º Conversas de Fim de Tarde, com o tema “A riqueza da diversidade nas línguas – o caso das variedades e dialetos do Português” – Marta Alexandre (Docente da ESECS)

14 de dezembro de 2022- 8º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Eleições intercalares e o sistema político-constitucional nos EUA”, dinamizada por Mário Barata (Docente da ESECS)

11 de janeiro de 2023- 9º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “As memórias dos seniores no desenho e criação de objetos do dia-a-dia”, dinamizada por David Brazil (Estudante do mestrado em Design do Produto, da ESAD.CR)

18 de janeiro de 2023- 10º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Os direitos das crianças: atropelos e realizações”, dinamizada por Helena Roso (presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Figueira da Foz)

25 de janeiro de 2023- 11º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Palavras com sentido”, dinamizada por Paula Ferreira (Docente da ESECS)

01 de fevereiro de 2023- 12º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “O Poder das Crianças: voz e agência no contexto educativo”, dinamizada por Luís Miguel Oliveira (Docente da ESECS)

08 de fevereiro de 2023- 13º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Memórias de Servidão: uma visita guiada à história do trabalho servil”, dinamizada por Inês Brasão (Docente da ESTM)

01 de março de 2023- 14º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Projetos de Educação Ambiental” – Liliana Pereira (Docente da ESECS)

8 de março de 2023- 15º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Relembrar África através das Missões Humanitárias”, com o contributo de Paulo Henrique Alves (Sargento do Exército Português)

15 de março de 2023- 16º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Vivências no Médio Oriente: Emirados Árabes Unidos”, dinamizada por Fátima Neto (Professora do Programa 60+)

22 de março de 2023- 17º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Tecer Caminhos para o Futuro: Cultura Visual e Tendências Contemporâneas”, dinamizada por William Cantú (Docente da ESECS)

29 de março de 2023- 18º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “O Percurso Académico e Profissional de um Jovem pelo Mundo…”, dinamizada por Diogo Silva (Antigo estudante e professor da ESECS)

19 de abril de 2023- 19º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Uma Imagem, Mil Memórias. Trazendo o passado para o presente”, dinamizada por Luísa Pimentel (Docente da ESECS e coordenadora do Programa)

26 de abril de 2023- 20º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “DESPHOCO – fotografia e bem-estar”, dinamizada por Rosalinda Chaves (Psicóloga e coordenadora de projetos na área da fotografia terapêutica)

17 de maio de 2023- 21º Conversas de Fim de Tarde, com o tema Pelos Caminhos da Igualdade: Toponímia em Feminino na UF Marrazes e Barosa, dinamizada por Sofia Caseiro (Docente da ESECS)

24 de maio de 2023- 22º Conversas de Fim de Tarde, com o tema “Ler, Porquê?”, dinamizada por Teresa Calçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura, consultora e coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares)

31 de maio de 2023- 23º Conversas de Fim de Tarde, com o tema “O papel social das Bandas Filarmónicas de Norte a Sul do País – Uma partilha de experiências”, com o contributo de Albano Neto, José Leitão, José Maria e Pedro Carvalho, e pela Prof. Jenny Gil Sousa (Estudantes da Pós-Graduação em Direção de Bandas e Ensemble de Sopros)

21 de junho de 2023- 24º Conversa de Fim de Tarde, com o tema “2023: a caminho da 8ª revisão constitucional?”, dinamizada por Mário Barata (Docente da ESECS)

28 de junho de 2023- 25º Conversa de Fim de Tarde, com o tema  “A minha Viagem”, com os contributos de Vânia Saide e Maira Samuel, estudantes do CTeSP em Comunicação Digital – Pombal. Oriundas de Moçambique.

A 5 de julho, terminámos o ciclo deste ano letivo com o tema “Memórias e Estórias do Ano 60+”. Esta conversa foi organizada por Diana Branco, estagiária do Programa 60+, e teve com o contributo/testemunho de outros estudantes voluntários do Programa: Marli Teixeira, Joana Abrantes, Mónica de Jesus e Marcus Dambi, que nos falaram sobre a sua experiência de relação com os estudantes seniores e sobre as suas aprendizagens ao passarem pelo 60+.


IV CICLO DE CONVERSAS DE FIM DE TARDE – ANO LETIVO 2023/2024

Em novembro de 2023 reiniciámos as Conversas de Fim de Tarde.

A 1ª sessão deste ano letivo aconteceu a 15 de novembro e teve como tema “Objetos Intergeracionais: Em Busca da Receita Perdida”. Foi dinamizada por David Brazil, estudante do mestrado em Design do Produto da ESAD.CM. 

Conversámos sobre receitas e truques da culinária portuguesa, com o objetivo de recolher conhecimentos nesta área, bem como de valorizar os conhecimentos adquiridos ao longo da vida e estimular a memória e as emoções associadas aos momentos à mesa, em família.

Os estudantes do 60+ deram contributos muito relevantes para o trabalho desenvolvido por David Brazil, mostrando objetos antigos e explicando procedimentos associados, em particular, à utilização de salgadeiras.

A 2ª Conversa de Fim de Tarde deste ano letivo aconteceu a 29 de novembro e teve como tema “Cartilha Maternal – um centenário método de sucesso”. Foi dinamizada por Vera Sebastião, diretora do Jardim-escola João de Deus, em Leiria,

A terceira conversa do ano aconteceu no dia 10 de janeiro. Teve como tema “Construindo o Futuro Europeu: Desafios e Oportunidades nas Eleições para o Parlamento Europeu de junho de 2024” e foi dinamizada pela Prof. Susana Monteiro.