Conversas de Fim de Tarde

Iniciámos as Conversas de Fim de Tarde no ano letivo 2020/2021. Pretendíamos realizar um conjunto de encontros de reflexão sobre temas da sociedade e da cultura, com o contributo de professores e investigadores das escolas do Politécnico de Leiria.

Estes encontros decorreram às quartas-feiras, na sala do 60+, na ESECS, entre as 16:30 e as 17:30, mas também foram transmitidos através da plataforma Zoom, pensando nos que queriam conversar connosco a partir das suas casas.

As conversas foram incluídas no plano semanal da Universidade Sénior Virtual, promovida pela RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade), que divulgou os links das sessões Zoom entre os seus associados.

Começámos no dia 21 de outubro, com o tema “A Pessoa com Deficiência ao Longo dos Tempos”, apresentado pela Professora Célia Sousa, docente da ESECS e coordenadora do CRID. Nessa sessão, participaram cerca de 48 pessoas, a maioria a partir das suas casas.

No dia 28 de outubro, refletimos sobre Envelhecimento e Felicidade, com o Professor Ricardo Pocinho, docente da ESECS. Desta vez, estivemos todos em casa e fomos cerca de 20.

A 3ª Conversa aconteceu a 4 de novembro e iniciou um ciclo subordinado ao tema “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…”, dinamizado pela Professora Cristina Nobre, docente da ESECS. Teve como tema específico “O Ave de Fátima.

A 4ª conversa decorreu a 11 de novembro e contou com o contributo da Professora Graça Seco, psicóloga e docente da ESECS, que nos apresentou o tema “Ser Resiliente para Seguir em Frente”.

No dia 25 de novembro, recebemos a Professora Mónica Braúna, docente da Escola Superior de Saúde, que dinamizou a 5ª conversa subordinada ao tema “Estimulação Cognitiva: desafios e perspetivas”.

No dia 2 de dezembro, na 6ª conversa, demos continuidade ao Ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…” Desta vez, a Professora Cristina Nobre desenvolveu o tema específico “de contestatário a apaziguado”.

A 16 de dezembro, na 7ª conversa, o Dr. Luís Vicente, técnico do CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital), veio apresentar-nos “Algumas curiosidades sobre o Braille“.

Na 8ª conversa retomámos o ciclo de António Lopes Vieira: cidadão do mundo, com o tema “Escrita com Mulheres de Letras”. Foi a primeira conversa de 2021, com a Professora Cristina Nobre.

9ª Conversa aconteceu a 13 de janeiro de 2021. Tivemos o contributo da Professora Susana Monteiro, docente da ESECS, que abordou o tema “As eleições norte-americanas: como se escolhe o Presidente dos EUA?”. Mais atual teria sido impossível!

A 20 de janeiro de 2021, para a 10ª conversa, voltámos a receber a Professora Célia Sousa, coordenadora do CRID, que abordou o tema “Comunicar é possível para todos…”.

A 11ª Conversa (27 de janeiro) contou com o contributo da Professora Susana Monteiro, docente da ESECS, que abordou o tema “A União Europeia: passado, presente e… que futuro?”.

A 3 de fevereiro, voltámos ao ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo, com o tema “A fotografia e o cinema“.

No dia 10 de fevereiro, a Professora Marlene Rosa, docente da ESSLEI, trouxe-nos o tema “Vamos jogar, aprendendo sobre DOR – Experiência de um QUIZ para educação em saúde”, que suscitou muito interesse e discussão. O público das conversas tem vindo a ser cada vez mais diversificado do ponto de vista etário.

Na 14ª Conversa (17 de fevereiro de 2021), a Professora Célia Sousa voltou a trazer à discussão a inclusão das pessoas com deficiência, com o tema “Acessibilidade Cultural: Um caminho…”.

A 24 de fevereiro, tivemos o contributo da Professora Paula Ferreira, docente da ESECS, que dinamizou a 15ª Conversa de Fim de Tarde, com o tema “Os Bastidores da Escrita”. Os presentes foram convidados a refletir sobre as várias formas de escrita e a pensarem em si enquanto potenciais escritores.

Na 16ª Conversa, a 3 de março de 2021, demos continuidade ao Ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…” com a Professora Cristina Nobre, debatendo o tema específico: AS ÉCLOGAS DE AGORA SEM ‘LÁPIS AZUL’.

Na 17ª Conversa, que aconteceu a10 de março de 2021, tivemos o contributo do Professor Mário Barata, docente da ESECS, que abordou o tema “O Presidente da República no regime político português”.

Nos dias 17 e 24 de março de 2021, tivemos o contributo do Professor Edgar Lameiras, docente da ESECS, que abordou dois temas: “Gastronomia DA ÉPOCA: Festival da Lampreia e do Sável” e “Gastronomia DA ÉPOCA: Entre fumos e ventos (enchidos/fumados)”

Na 20ª Conversa, a 7 de abril de 2021, a Professora Cristina Nobre, concluiu o ciclo dedicado a “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…” com o tema “O PÃO E AS ROSAS”. Foram várias conversas sobre a prosa e a poesia do autor a quem a professora tem dedicado grande parte do seu trabalho de investigação.

21ª Conversa, que se realizou a 14 de abril de 2021, iniciou um novo ciclo subordinado ao tema “Vamos conversar sobre social media?”, com o contributo do Professor Leonel Brites, docente da ESECS, que falou sobre Redes e Comunidades Digitais.

A 21 de abril de 2021, demos continuidade ao ciclo com o contributo das Professoras Catarina Menezes e Marta Oliveira, docentes da ESECS, que abordaram o tema “Participação e Cidadania”.

A 28 de abril de 2021, na 23ª conversa, concluímos o ciclo “Vamos Conversar sobre Social Media?”, com o contributo do Professor Marco Gomes, docente da ESECS, que abordou o tema “Redes Sociais e Memória”. A Revolução de Abril e o arquivo de informação (memórias) nas plataformas digitais foi um tema incontornável e suscitou debate aceso entre os participantes.

No dia 05 de maio conversámos sobre museus e a suas funções sociais com o Professor Fernando Magalhães, docente da ESECS, que abordou o tema “A sociomuseologia: novas perspetivas para os museus”.

Na 25ª Conversa, a 12 de maio de 2021, tivemos o contributo do Doutor Augusto Pinto, Médico da Unidade de Alcoologia de Coimbra, que abordou o tema “Beber ou não Beber… Alcool é a Questão!”.

Os temas políticos voltaram às Conversas de Fim de Tarde, no dia 19 de maio. Foi com o Professor Mário Barata, docente da ESECS, que desenvolveu o tema “Populismo(s)”.

A 27ª Conversa, aconteceu no dia 26 de maio e contou com a participação do Professor José Vicente, docente da ESECS, que abordou o tema “A Arte como linguagem universal”.

Na 28ª Conversa (02 junho) falámos de teatro e das experiências que os participantes têm ou tiveram em grupos amadores. Foi com a Professora Liliete Matias, docente da ESECS, que desenvolveu o tema “A importância do teatro amador em contexto rural”.

No dia 09 junho a Professora Luísa Pimentel, docente da ESECS, desafiou os participantes a refletirem sobre o envelhecimento nas sociedades contemporâneas e sobre o que O que significa ser velho?”.

A 30ª e última conversa do semestre, aconteceu no dia 16 junho de 2021. Foi dinamizada pelo Professor Rui Matos, docente da ESECS, que abordou o tema “Com versos de fim de tarde”. Foi um momento divertido, onde brincámos com as palavras e com os seus diversos sentidos. Uma ótima forma de encerrar este ciclo de conversas. Voltaremos no próximo semestre.

————————————————————————————————-

II CICLO DE CONVERSAS DE FIM DE TARDE – ANO LETIVO 2021/2022

No ano letivo 2021/2022 demos continuidade ao Projeto Conversas de Fim de Tarde, dando preferência ao formato online, ainda que tenham sido criadas condições para que os estudantes seniores pudessem acompanhar as sessões na sala do 60+, com o apoio de uma estudante FASE.

As conversas continuaram a ser incluídas no plano semanal da Universidade Sénior Virtual, promovida pela RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade), que divulgou os links das sessões Zoom entre os seus associados. Desta forma, tivemos participantes de todo o país.

A coordenação do Programa procurou promover um maior envolvimento dos estudantes seniores na dinamização destas sessões, solicitando ideias de temas, sugestões de convidados e dinamização de encontros sobre temas do seu interesse.

A primeira conversa aconteceu a 27 de outubro de 2021 e foi dinamizada por Luísa Pimentel. Discutiram-se as motivações e as expetativas dos mais velhos quando regressam à escola.

3 de novembro – Contos de orelha a orelha: um projeto de combate à solidão, por Miguel Mesquita, animador da associação AMITEI, e Lourdes Canas, estudante 60+ e voluntária no projeto Contos de Orelha a Orelha.

10 de novembro – Quando o conflito bate à porta! A mediação como forma alternativa de resolução de conflitos, por Susana Monteiro, professora da ESECS.

17 de novembro – Constituição e pandemia: tópicos para um possível aperfeiçoamento, por Mario Barata, professor da ESECS.

24 de novembro – “O Melhor de Mim” e o mindset de crescimento, por Paula Ferreira, professora da ESECS.

15 de dezembro – Lidar com o desperdício alimentar – Movimento Refood, por César Lopes, responsável pela delegação de Leiria do Movimento Refood, e Natália Marques, estudante 60+ e voluntária Refood.

5 de janeiro de 2022 – “Reminiscências – reflexos do tempo”. com o contributo de Irene Tereso, psicóloga da Associação InPulsar e coordenadora técnica do CLDS 4G – “D’El Rei 4G”.

12 de janeiro de 2022 – “Teletrabalho: pandemia, direitos dos trabalhadores e modificação do regime jurídico” pelo Prof. Mário Barata, docente da ESECS, que analisou o impacto da pandemia na legislação laboral e, em particular, na regulamentação do teletrabalho.

19 de janeiro de 2022 – “Estudantes Guineenses em Portugal”, com o contributo de Braima Camará, Estudante Internacional da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, que realizou uma breve reflexão sobre o ensino na Guiné e sobre a sua escolha de estudar em Portugal.

26 de janeiro – “Amália Intemporal”, com o contributo do Dr. Joaquim Vicente Rodrigues, presidente da Fundação Amália, e da Dra. Joana Machado, investigadora na mesma Fundação. Nesta Conversa de Fim de Tarde, redescobrimos Amália; o legado que a tornou numa figura ímpar da cultura portuguesa e o seu papel no music-hall internacional.

2 de fevereiro de 2022 – “Ser Pastor: com tradição”, com o contributo do Sr. Avelino Alves, pastor da Serra da Estrela, e da Prof. Cezarina Maurício, docente da ESECS. Foi uma breve reflexão sobre o quotidiano de um pastor da Serra da Estrela e sobre as ameaças que se colocam ao seu ofício, numa sociedade que tende a desvalorizar os saberes tradicionais.

————————————————————————————————–

III CICLO DE CONVERSAS DE FIM DE TARDE – ANO LETIVO 2022/2023

Voltámos às Conversas a 19 de outubro de 2022, num registo misto (presencial e online).

Começámos de forma descontraída, com estórias da vida real. Com o tema “Conta-me Histórias: memórias, acontecimentos e pessoas que nos marcaram”, pretendemos abrir espaço para a partilha de episódios da vida de alguns que possam ser significativos para muitos.

Continuamos abertos à participação de todos, nomeadamente aos que têm conhecimento da iniciativa através da RUTIS e que podem aceder às sessões, em qualquer ponto do país, através da plataforma Zoom. Através da divulgação e acesso alargado, as Conversas transformam-se em momentos de partilha intergeracional e intercultural.

26 de outubro de 2022 – A 2ª Conversa teve como tema “O valor da palavra. Como um nome pode marcar uma vida” e foi dinamizada por Alexo Breogán Riobóo Lois, professor da Universidade de Vigo (Espanha).

O mote foi: Palavras e linguagem constroem imaginários e realidades de grande valor para as pessoas. E os nossos nomes? Você é a pessoa que queria ser ou, na realidade, é a pessoa que seu nome o levou a ser?