Conversas de Fim de Tarde

Iniciámos as Conversas de Fim de Tarde no ano letivo 2020/2021. Pretendíamos realizar um conjunto de encontros de reflexão sobre temas da sociedade e da cultura, com o contributo de professores e investigadores das escolas do Politécnico de Leiria.

Estes encontros decorreram às quartas-feiras, na sala do 60+, na ESECS, entre as 16:30 e as 17:30, mas também foram transmitidos através da plataforma Zoom, pensando nos que queriam conversar connosco a partir das suas casas.

As conversas foram incluídas no plano semanal da Universidade Sénior Virtual, promovida pela RUTIS (Rede de Universidades de Terceira Idade), que divulgou os links das sessões Zoom entre os seus associados.

Começámos no dia 21 de outubro, com o tema “A Pessoa com Deficiência ao Longo dos Tempos”, apresentado pela Prof. Célia Sousa, professora da ESECS e coordenadora do CRID. Nessa sessão, participaram cerca de 48 pessoas, a maioria a partir das suas casas.

No dia 28 de outubro, refletimos sobre Envelhecimento e Felicidade, com o Prof. Ricardo Pocinho, professor da ESECS. Desta vez, estivemos todos em casa e fomos cerca de 20.

A 3ª Conversa aconteceu a 4 de novembro e iniciou um ciclo subordinado ao tema “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…”, dinamizado pela Prof. Cristina Nobre, professora da ESECS. Teve como tema específico “O Ave de Fátima.

A 4ª conversa decorreu a 11 de novembro e contou com o contributo da Prof.ª Graça Seco, psicóloga e professora da ESECS, que nos apresentou o tema “Ser Resiliente para Seguir em Frente”.

No dia 25 de novembro, recebemos a Prof.ª Mónica Braúna, professora da Escola Superior de Saúde, que dinamizou a 5ª conversa subordinada ao tema “Estimulação Cognitiva: desafios e perspetivas”.

No dia 2 de dezembro, na 6ª conversa, demos continuidade ao Ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo…” Desta vez, a Prof.ª Cristina Nobre desenvolveu o tema específico “de contestatário a apaziguado”.

A 16 de dezembro, na 7ª conversa, o Dr. Luís Vicente, técnico do CRID (Centro de Recursos para a Inclusão Digital), veio apresentar-nos “Algumas curiosidades sobre o Braille“.

Na 8ª conversa retomámos o ciclo de António Lopes Vieira: cidadão do mundo, com o tema “Escrita com Mulheres de Letras”. Foi a primeira conversa de 2021, com a prof. Cristina Nobre.

9ª Conversa aconteceu a 13 de janeiro de 2021. Tivemos o contributo da Prof.ª Susana Monteiro, professora de Direito na ESECS, que abordou o tema “As eleições norte-americanas: como se escolhe o Presidente dos EUA?”. Mais teria sido impossível!

A 20 de janeiro de 2021, para a 10ª conversa, voltámos a receber a Prof.ª Célia Sousa, coordenadora do CRID, que abordou o tema “Comunicar é possível para todos…”.

A 11ª Conversa (27 de janeiro) contou com o contributo da Prof.ª Susana Monteiro, docente da ESECS, que abordou o tema “A União Europeia: passado, presente e… que futuro?”.

A 3 de fevereiro, voltámos ao ciclo “Afonso Lopes Vieira: cidadão do mundo, com o tema “A fotografia e o cinema“.

No dia 10 de fevereiro, a Prof.ª Marlene Rosa, docente da ESSLEI, trouxe-nos o tema “Vamos jogar, aprendendo sobre DOR – Experiência de um QUIZ para educação em saúde”, que suscitou muito interesse e discussão. O público das conversas tem vindo a ser cada vez mais diversificado do ponto de vista etário.

Na 14ª Conversa (17 de fevereiro de 2021), a Prof.ª Célia Sousa voltou a trazer à discussão a inclusão das pessoas com deficiência, com o tema “Acessibilidade Cultural: Um caminho…”.