Projecto TECLAR

Voltar

 

Terminou em 2009.

APRESENTAÇÃO

O Projecto Teclar, Ensinar e Aprender entre Gerações com Tecnologias, constitui um espaço de aprendizagem e partilha de experiências e conhecimentos, entre adultos com mais de 60 anos e crianças alunos do 1º ciclo, com base no uso do computador e da Internet.
Os adultos têm a oportunidade de aprenderem a usar de modo útil e pertinente o computador e a Internet, contribuindo, concomitantemente, para a educação escolar de crianças do 1º ciclo do ensino básico. Adultos e crianças aprendem colaborativamente, constituindo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) o impulso das aprendizagens realizadas, troca de saberes e interacção entre as duas gerações.

Aprender a teclar

O Projecto Teclar decorre na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – IPL desde Novembro de 2005.
A concretização do projecto centra-se em dois momentos e em dois espaços fundamentais. Por um lado, a dinamização de sessões de trabalho com os adultos, na iniciação ao uso do computador e da Internet, permitindo-lhes aprenderem o que mais lhes interessa (desde elaboração de documentos escritos, consulta e pesquisa na Internet, comunicação com outros através de e-mail, de chat, entre outras actividades e aprendizagens).
Por outro lado, realiza-se o trabalho conjunto e a aprendizagem colaborativa entre os adultos e as crianças, no desenvolvimento de materiais (com interesse e objectivos) educativos, através da realização de projectos temáticos, articulados com o projecto educativo de escola, utilizando como principais ferramentas as TIC. O trabalho cooperativo e de interacção entre os adultos e as crianças decorre ora na Escola Superior de Educação ora na escola do 1º ciclo.
O blogue “Experiências no Projecto Teclar” constitui o espaço social de partilha entre todos os intervenientes (directos ou indirectos) no Teclar.

Na escola primária

Objectivos

Constituem objectivos do projecto:

  • Proporcionar aos adultos novas aprendizagens, no âmbito de uma realidade muito próxima dos mais novos (as TIC), nomeadamente o uso do computador e da Internet;
  • Ajudar os adultos a mobilizarem os seus saberes e interesses pessoais de uma forma vantajosa em termos educativos e escolares, fazendo assim com que se sintam úteis na comunidade em que se inserem;
  • Contribuir para o estreitamento e proximidade das relações estabelecidas entre os adultos e os seus familiares ou amigos através do uso e domínio das TIC;
  • Incentivar e dinamizar a comunicação e intercâmbio de saberes entre os adultos e as crianças do 1º ciclo;
  • Proporcionar às crianças aprendizagens relativas a temas escolares, de uma forma inovadora, não formal e não escolar.
  • Contribuir para a ocupação do tempo livre dos adultos aposentados.

Destinatários

  • Adultos com mais de 60 anos, interessados em aprenderem a usar o computador e a Internet;
  • Crianças, alunos de uma turma do 1º ciclo, orientados pelo respectivo Professor.

DESENVOLVIMENTO

O Projecto Teclar começou no dia 14 de Novembro de 2005, na ESEL, com 22 adultos e com a participação de 20 crianças, de uma turma do 4º ano da Escola Amarela de Leiria, orientada pela Prof. Fátima Serrano.
No ano lectivo 2006/2007, participaram no Projecto Teclar 18 adultos em colaboração com 13 crianças do 4º ano da Escola Paulo VI, orientada pela Prof. Conceição Silveirinha.
No ano lectivo 2007/2008, 18 adultos aprenderam colaborativamente com 20 crianças do 4º ano, da Escola EB1/J.I Cruz d’Areia, orientada pela Prof. Conceição Coelho.
No presente ano lectivo, 19 adultos, do grupo 1, desenvolvem projectos sobre “As Histórias que por aqui passam… As Histórias que são Nossas!”, com uma turma do 1º ano, da Escola EB1/J.I Cruz d’Areia, orientada pela Prof. Conceição Coelho. E 18 adultos do grupo 2 interagem com alunos do 4ºA, da Escola Amarela (Prof. Albertina Raposo), desenvolvendo projectos sobre a Preservação do Ambiente.

Com as crianças

As diversas experiências são distintas e assumem contornos muito diferenciados ao nível da aprendizagem intergeracional, dos resultados e ganhos obtidos, das relações estabelecidas e dos conhecimentos adquiridos.
Durante o seu desenvolvimento, o Projecto ganhou vida, dinamismo, e cada vez mais sentido e pertinência. Viveram-se momentos de verdadeira aprendizagem, colaboração e partilha de saberes, aquisição de valores e atitudes, emoções, convívio e amizade! Cada encontro entre crianças e adultos constituiu um momento intenso, carregado de emoções e afectividade, muito para além das aprendizagens ou aquisição de conhecimentos escolares ou no âmbito das tecnologias.
Em Junho de 2006, a RTP2, através do Programa Iniciativa, realizou uma reportagem sobre o Teclar, como a seguir se apresenta:

TESTEMUNHOS

“Estes senhores e senhoras já são aposentados (tiveram empregos mas agora já não trabalham neles) e trabalham em grupo com os alunos da nossa turma. São todos muito simpáticos, alegres e amigos. Contam histórias e coisas verdadeiras sobre o mundo em que viviam quando eram da nossa idade, fazem versos cantam connosco o hino da sala e ajudam-nos a pesquisa e organizar a informação. Nós ajudamo-los a trabalhar melhor nos computadores e a usarem os programas e a Internet.”

Rafael, Francisco Lino, Francisco Vazão, Frederico, David e Tiago Carreira | Escola da Cruz D’Areia

“A linguagem da informática é um mundo de conhecimentos que nos deixa maravilhados, que antes não conhecíamos. A interligação com os miúdos da escola primária foi um verdadeiro bálsamo. Bem fazejo para as nossas idades”

João Quinta | 79 anos

“Eu gostei muito da experiência porque eram alunos idosos que nos ajudavam.”

Na ESECS

Luís | 9 anos

“O Projecto Teclar alterou de forma positiva toda a minha vida. Além de aprender a dominar as novas tecnologias, descobri uma excelente forma de combater a solidão. (…)
De vários trabalhos que executei, tenho que referir o intercâmbio realizado com alunos do 1º ciclo de duas Escolas de Leiria.
Participação e envolvimento plenamente satisfatórios!
Percebi claramente como elas gostam de utilizar as ferramentas do computador!
Imagino que aprenderam alguma coisa com os mais velhos e outras questões que decerto recordarão mais tarde nas suas vidas.”

Margarida Martins | 72 anos

“Gostámos muito de trabalhar com os amigos mais velhos porque foi uma experiência nova e diferente do que é habitual. Os nossos amigos também gostaram de nos ter conhecido, de terem podido trabalhar connosco e de terem aprendido algo novo sobre computadores.”

Sarah e Bárbara | 9 anos

“O que mudou foi o meu estado de espírito, porque agora sinto-me mais valorizado, mais confiante, mais realizado.”

António Dias | 68 anos
“Tenho-me apercebido que todas as crianças estão a gostar muito desta experiência, apesar de nós já podermos ser todos seus avós!
São crianças muito simpáticas, educadas, amáveis e muito habituadas às novas tecnologias e, quero dizer, que me têm ensinado algumas coisas!”

Maria da Cruz | 68 anos

“Após cinco anos de aposentação e quarenta de estágio voltei à Escola Amarela e por curiosidade à mesma sala onde havia estagiado. Foi um reviver de emoções… Integrada no projecto TECLAR de novo contactei com crianças. Que diferença de há cinco anos atrás! Desinibição, conhecimento das novas tecnologias…”

Ília Gervásio | 60 anos
Aprender TIC


< voltar a projetos