Clube de Escrita e de Leitura

60 Páginas ou + – Clube de leitura e de escrita

60paginas

O Clube de leitura e de escrita é um projeto do IPL60+, constituído por dois núcleos distintos, mas interatuantes.

O núcleo de leitura assume-se como um espaço intergeracional, aberto à participação de todos os alunos (jovens e seniores) que encontrem prazer na leitura e tenham vontade de partilhar as suas leituras.

Fugindo ao formato do clássico clube de leitura, no sentido de ir ao encontro das sugestões do próprio grupo, optou-se por um modelo flexível em que as sessões mensais assumem formatos mistos e diversificados. Podem ser estruturadas em torno de uma obra, de um autor ou de um texto, independentemente do género – romance, poesia, crónica, reportagem – incluindo momentos de discussão, visionamento de filmes, contato com autores ou visitas guiadas a bibliotecas ou potenciais cenários de uma obra.

O núcleo de leitura assume-se ainda como um espeço aberto a sugestões de leitura, a divulgar, por exemplo, na rúbrica Kapas do Akadémicos.

O núcleo de escrita será um espaço reservado aos estudantes seniores porque se propõe a traçar um retrato de época a partir dos testemunhos a recolher ao longo das suas sessões mensais. Os textos, a produzir individualmente sobre um tema previamente definido pelo grupo, serão partilhados e trabalhados durante as sessões seguintes e, posteriormente, compilados numa publicação com 60 páginas ou +.

Neste sentido, o núcleo de escrita cumpre dos objetivos essenciais:

Do ponto de vista da memória individual, recordar e registar trajetórias de vida, recuperando factos históricos e acontecimentos marcantes no percurso de uma geração: vivências comuns, diversidade cultural e clivagens sociais.

Do ponto de vista da memória coletiva, elaborar um documento que salvaguarde o testemunho de uma geração que atravessou fases distintas da sociedade portuguesa.

Este projeto foi proposto e dinamizado, inicialmente, por duas estudantes do IPL60+, com posteriores colaborações de docentes da ESECS, das áreas de Antropologia, Língua Portuguesa e Sociologia.