A Matemática dos Nossos Avós

(Projeto desenvolvido no ano letivo 2014/2015)

Este projeto surge na sequência de uma proposta do CiênciaLIZar – Centro de Recursos para o Ensino das Ciências, criado em 2006, pelo Instituto Politécnico de Leiria, proposto por docentes da ESTG. Este centro resultou da vontade de divulgar a ciência através da experiência e da tecnologia, de uma forma apelativa e atraente, colocando ao serviço da comunidade escolar um banco de atividades de ciência dirigidas a alunos dos vários níveis de ensino.

No âmbito do Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra, emergiu o projeto “A MATEMÁTICA DOS NOSSOS AVÓS”, em parceria com outras instituições da comunidade. O projeto consiste na recolha de conhecimento tradicional, relacionado com a matemática, que se encontra em várias atividades e manifestações tradicionais:

• cestaria, rendas, bordados, decorações de casas, calçada portuguesa;
• construção tradicional de casas, pontes, ferramentas ou embarcações.

Pretende-se, também, identificar:

• unidades de medida já em desuso mas que se podem recuperar e relacionar com as atuais;
• conhecimentos empíricos usados na forma de dividir terrenos agrícolas, ou de medir o tempo e o espaço;
• provérbios, adivinhas ou lengalengas, desde que sejam de raiz popular e estejam relacionados com formas de contar ou medir.

Colaboram neste projeto 8 estudantes do IPL60+.

Imagem1

Matematica_Panfleto