Segurança na WEB – participação em pesquisa de doutoramento

Na continuidade da atividade realizada no passado ano letivo, no dia 6 de outubro de 2022, os estudantes do Programa 60+ foram convidados a participar numa atividade de investigação, realizada por Iolanda Bernardino, no âmbito do seu doutoramento em Ciência e Tecnologias Web.

A pesquisa tem como objetivo compreender se o jogo pode influenciar os seniores a terem um comportamento mais seguro na navegação pela Internet.

A atividade, que aconteceu durante a Oficina de Introdução ao Uso dos Computadores, propôs aos estudantes jogarem um jogo online, denominado Web Segura (https://www.websegura.pt/). Este contava com três níveis, com conteúdos e desafios focados na temática de segurança Web.

Os estudantes seniores demonstraram interesse na construção de uma palavra-chave forte e segura, aprenderam a reconhecer uma notícia falsa e como fazer uma compra online de forma segura.

A investigadora concluiu que o jogo melhorou os conhecimentos dos seniores e motivou para a mudança do seu comportamento na Internet.

Num esforço conjunto, a pesquisa contou com a participação de 22 estudantes seniores do Programa 60+ e da Universidade Sénior Rainha Dona Leonor (Caldas da Rainha).

This entry was posted in Eventos, Sem categoria. Bookmark the permalink.