IPL60+ 2016/2017 Atividade Física não tem idade, nem hora!

PROGRAMA IPL60+

Atividade Física não tem idade, nem hora!

Foi ao ritmo do exercício físico, num ambiente animado e com q.b. de intensidade, que se realizou, no passado dia 18 de janeiro, no Programa IPL60+ – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria-, uma aula de Atividade Física I com a participação dos estudantes seniores e dos formandos do módulo de Metodologia das Populações Especiais, do Centro de Estudos e Formação de Atividades Desportivas – Leiria. Esta aula foi lecionada pelo Professor Joaquim Esperança, tendo participado 40 estudantes jovens e seniores.

Tratou-se de uma oportunidade para promover as relações entre gerações, aumentando as interações sociais, o convívio e, como sempre acontece, vivenciar práticas físicas promotoras de bem-estar e de desenvolvimento cognitivo e psicossocial, sendo que permitiu aos jovens envolvidos conhecer o Projeto de Dança e Atividade Física do Programa IPL60+. Esta participação na aula prática de AF com os seniores permitiu, ainda, reforçar a importância e os benefícios da atividade física no processo de envelhecimento, e adquirir novas aprendizagens e competências profissionais na área do envelhecimento.

Com o aquecimento e o treino do equilíbrio começam os exercícios, às 9h00. Seguem-se as marchas Pingacho, Baião, Panda e os movimentos de força com halteres, em ritmos à medida! Os corpos que balanceiam e rodopiam, batem palmas em movimentos mais ou menos livres. Pelo meio da diversão fazem-se pausas para recuperar o fôlego e hidratar. No retorno à calma, os alongamentos e o pensamento do dia vêm, enfim, preparar a despedida.

E assim se aproveita bem uma hora, a exercitar o corpo e a mente! Novos e velhos, principiantes ou experimentados, todos juntos, entregaram-se ao ritmo e ao exercício, mostrando que a Atividade Física não tem idade, nem hora!

Joaquim Esperança da Silva

 

This entry was posted in Actividades, Sem categoria. Bookmark the permalink.