Dia Mundial da Criança – Programa IPL60+ dinamiza ateliê “Dança com os Avós”.

Dia Mundial da Criança

Numa iniciativa conjunta da ESECS e da Câmara Municipal de Leiria, no dia 1 de junho de 2016, comemorou-se o Dia Mundial da Criança, no Estádio Municipal de Leiria. O evento foi direcionado para alunos das escolas do ensino pré-primário e ensino básico de Leiria.

O projeto de Atividade Física do Programa IPL60+ contribuiu com a organização e dinamização do ateliê “Dança com os Avós”. Neste desenvolveu-se uma atividade intergeracional de dança, realizada em grupo e implementada de forma lúdica, com o objetivo de proporcionar às crianças um conjunto de vivências, através da dança, que permitam reconfigurar as suas perceções sobre os seniores.

Houve a preocupação de selecionar danças “antigas e modernas”, bem como de alternar a intensidade das músicas, para que os estudantes 60+ conseguissem estar a manhã toda em atividade. Assim, dependendo da faixa etária das crianças e do tempo que cada grupo iria estar presente no ateliê, adaptou-se a sequência de músicas para controlar a intensidade e esforço, sem perder a dinâmica pretendida. Adequámos alguns passos de dança e algumas coreografias para que fossem de mais fácil e rápida compreensão.

2   3

Os objetivos foram alcançados, proporcionando às crianças das 8 Escolas, que dançaram connosco, um excelente momento de convívio entre gerações.

O IPL60+ deu mais um contributo às comemorações do dia mundial da criança com a realização do ateliê “Pint’Arte”, que teve o objetivo de estimular a criatividade das crianças através da pintura. No início da atividade era dado o mote “para mim ser criança é…” e depois cada um teria que colorir o papel de cenário ou as folhas brancas, expostas nos painéis, de acordo com a sua imaginação.

A dinamizar esta atividade estiveram duas estudantes seniores e um colaborador que foram incansáveis para dar a estas crianças um momento agradável.

A experiência foi muito satisfatória pois houve da parte das crianças uma aproximação muito afetuosa com as estudantes seniores. Apesar do ateliê ter grupos definidos para a sua realização, muitos eram aqueles que queriam juntar-se a nós e dar umas “pinceladas”.

    4O resultado final foi compensatório, apesar de ser uma atividade cansativa devido à agitação (energia) característica desta faixa etária.

 

 

 

This entry was posted in Eventos. Bookmark the permalink.