Arquivo de Eventos

Intergeracionalidade?... Sempre que possível, com certeza!

Atividade Fisica I do Programa IPL60+

Intergeracionalidade?... Sempre que possível, com certeza!

No passado dia 06 de dezembro realizou-se uma aula intergeracional entre os estudantes seniores da Atividade Física I do IPL60+ e os estudantes da unidade curricular de Exercício e Saúde do Curso em Intervenção Sociocultural e Desportiva, do Instituto Politécnico de Leiria.

Desta vez, numa perspetiva de proporcionar a alguns estudantes da unidade curricular de Exercício e Saúde a realização e implementação de uma aula prática de atividade física para idosos e aos restantes a participação na atividade, foram organizados e acompanhados pelo respetivo professor da AFI. Desta forma, foram definidos e garantidos os objetivos, necessariamente enquadrados na prescrição adaptada e progressiva do exercício, definidos para os estudantes da AFI do Programa IPL60+.

 Com uma afluência interessante, estiveram 41 pessoas presentes, esta aula primou pela originalidade e diversão, o que gerou em todos os envolvidos uma enorme alegria e empenho. Esta aula revelou-se bastante marcante, sobretudo a nível social e entre gerações, aspeto distinguido no final com um lanche partilhado.

Praticar atividade física é, e deve ser, para todos, jovens e menos jovens, mas em conjunto tem outro sabor.

Joaquim Esperança da Silva

"Chá das Quintas " NATALÍCIO - 14 DEZEMBRO 2017

          Está convidado!

                 APAREÇA!


Processo de eleição dos representantes na Comissão Científico-Pedagógica do Programa

As etapas do processo serão as seguintes:

- Até às 16 horas do dia 7 de dezembro, as pessoas interessadas apresentam listas de 3 candidatos, em formulário próprio, a solicitar e a entregar no gabinete do IPL60+;

- Durante o mesmo período, as pessoas que não queiram ser eleitas, devem declara-lo em formulário próprio, a entregar no gabinete do IPL60+;

- Até ao dia 13 de dezembro, serão divulgadas as listas de candidatos, caso existam;

- Caso não surjam listas de candidatos, serão retirados da lista global de inscritos as pessoas que tenham declarado não pretender ser eleitas e será divulgada a lista restante (daí a declaração individual para não constar da lista de elegíveis);

- No dia 14 de dezembro, entre as 10 e as 17 horas, realiza-se a eleição, no gabinete do IPL60+.

As funções dos representantes estão definidas no regulamento do Programa, que se encontra disponível neste site (ver na lateral direita, em cima).

Dada a importância do papel dos representantes dos estudantes, apelamos à sua participação!


Apresentação do livro Peregrinação à Poesia.

Apresentação do livro Peregrinação à Poesia

No dia 30 de novembro de 2017, decorreu a apresentação do livro Peregrinação à Poesia, que reúne poemas de 10 elementos do Clube de Leitura e de Escrita. Sob a orientação da Prof. Cristina Nobre, estes estudantes do IPL60+ encontraram-se regularmente para desenvolver o seu gosto pela leitura e as suas competências de escrita, tendo daí resultado a publicação do seu segundo livro.

Assim, pelas 17 horas, no auditório 1 da ESECS, os autores reuniram-se com os amigos para festejar mais esta conquista e para ler alguns dos seus poemas. O livro foi apresentado pela Prof. Maria José Gamboa. O evento terminou com uma surpresa preparada pelos professores Rui Matos e Nuno Santos que musicaram e interpretaram um dos poemas.


APRESENTAÇÃO DO LIVRO - Peregrinação à Poesia

Dia 30 de novembro, pelas 17 horas, no auditório 1 da ESECS, a apresentação do livro de poemas do Clube de Leitura e de Escrita do IPL60+. 

Peregrinação à Poesia - Cristina Nobre


No dia 9 de novembro, realiza-se a Festa de Abertura do Programa IPL60+ em associação com a Festa do 38º Aniversário da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

CONVITE

Festa de Abertura do Programa IPL60+ em associação com a Festa do 38º Aniversário da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais

 


9 de novembro- ESECS-IPLEIRIA ASSINALA 38.º ANIVERSÁRIO

ESECS-IPLEIRIA ASSINALA 38.º ANIVERSÁRIO

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) comemora no dia 9 de novembro, 38 anos de formação e ensino, numa cerimónia que reunirá colaboradores docentes e não docentes, estudantes e convidados.

A cerimónia irá ter lugar pelas 16H00, no Auditório 2 - Edifício B da Escola, e tem entrada livre.


ESSLei dinamiza workshops gratuitos para os estudantes do Programa IPL60+

Informamos que irão ser dinamizados na Escola de Saúde (do Politécnico de Leiria) 7 workshops gratuitos para os estudantes do Programa IPL60+, entre o dia 12 de outubro e 23 de novembro, das 10h às 13h. Os temas em análise serão: prevenção de quedas, nutrição e envelhecimento neuro cognitivo.

Pede-se aos interessados que se inscrevam, até dia 10 de outubro através do seguinte link: https://goo.gl/forms/u6v5nrbDozsFCzHK2

Mais informamos que não é obrigatório a inscrição nos 7 dias, podem inscrever-se no(s) workshop(s) que mais interesse tem para vós.


07/10/2017 APRESENTAÇÃO DO LIVRO - Envelhecendo e Aprendendo.

LIVRO 07/10/2017

Envelhecendo e Aprendendo.
A aprendizagem ao longo da vida no processo de envelhecimento ativo.

Coordenado por Luísa Pimentel, Sara Mónico e Susana Faria

FNAC Coimbra
FNAC Leiria

• NorteShoping: http://www.culturafnac.pt/envelhecendo-e-aprendendo-2/

Foto de Programa IPL 60+.

 


Festa de encerramento do Programa IPL60+ / ano letivo 16-17

Como forma de encerrar mais um ciclo formativo e de sociabilidade, aconteceu ontem, dia 8 de junho, a Festa de Encerramento do ano letivo do Programa de formação sénior do IPL – 60+.

Houve discursos da Diretora da Esecs e da Coordenadora do Programa, momentos

culturais e artísticos e um arraial a encerrar os festejos com a participação de estudantes timorenses e chineses. O envolvimento destes estudantes e a sua relação com os estudantes do 60+ evidenciaram a importância do relacionamento intergeracional no desenvolvimento pessoal e académico de todos. O arraial contou com o apoio dos Serviços de Ação Social do IPL e o contributo dos estudantes do Programa. A todos o nosso muito obrigada