Arquivo de Eventos

Festa de encerramento do ano letivo 2017/2018 do IPL60+

Aconteceu no dia 13 de junho, na ESECS, a festa de encerramento deste ano letivo. Começou no auditório 1, com a presença da Sr.ª Vice-Presidente do IPLeiria, Ana Sargento, e da Sr.ª Diretora da ESECS, Sandrina Milhano. Foi um momento de balanço, de apresentação de algumas novidades formativas para o próximo ano e de agradecimento a todos os que tornam possível que este projeto funcione todos os dias. Um momento abrilhantado pela poesia, pela música e pelas artes plásticas.

A festa continuou no espaço do Cultivo Divertido, em clima de grande confraternização gastronómica e convívio.

Até breve!


Em aula com os jovens chineses

Dando continuidade ao Projeto 60+20 = TI, que junta os estudantes do IPL60+ e os jovens estudantes chineses, em várias iniciativas, aqueles foram convidados a participar em duas aulas de Conversação em Português, do 2º ano da licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada.

Estas aulas decorreram no dia 28 de maio e tinham por objetivo discutir algumas questões relacionadas com Leiria, sobre o passado e o presente, e, também, sobre as festas da cidade. Por outro lado, discutir assuntos associadas ao Programa IPL60+. Pretendia-se que, para além da partilha de informações, os alunos chineses estabelecessem contacto com colegas nativos e praticassem a oralidade de forma natural e descontraída.


A brincar no Ateliê Dança com os Avós...

Quando as gerações se encontram num momento singular de intergeracionalidade, todos sentimos os benefícios da música, do ritmo e do movimento.

Dia Mundial da Criança

Numa iniciativa conjunta da ESECS e da Câmara Municipal de Leiria foi, no dia 30 de maio de 2018, comemorado o Dia Mundial da Criança. As comemorações ocorreram no Estádio Municipal de Leiria e foram direcionadas para alunos das escolas do ensino pré-primário e ensino básico de Leiria.

O Grupo de Atividade Física do Programa IPL60+ contribuiu com a organização e dinamização do ateliê “Dança com os Avós”. Neste ateliê desenvolveu-se uma atividade intergeracional de dança, realizada em grupo e implementada de forma lúdica, com o objetivo de proporcionar às crianças um conjunto de vivências, através da dança, que permitam reconfigurar as suas perceções do envelhecimento e dos mais velhos.

Existiu a preocupação de selecionar danças “antigas e modernas”, bem como de alternar a intensidade das músicas, para que os estudantes 60+ conseguissem estar a manhã toda em atividade. Assim, dependendo da faixa etária das crianças e do tempo que cada grupo iria estar presente no ateliê, adaptou-se a sequência de músicas para controlar a intensidade e esforço, sem perder a dinâmica pretendida. Adequaram-se alguns passos de dança e algumas coreografias para que estas fossem de mais fácil e rápida compreensão.

Os objetivos foram alcançados, proporcionando, durante o período da manhã, uma atividade de dança a mais de 300 crianças. Foi um excelente momento de convívio entre gerações.


Dia Aberto do IPL60+ - 17 de junho 2018

Manhã bastante animada e participada na ESECS, com momentos de pintura (Oficina de Artes Plásticas), exposição de produtos do Cultivo Divertido, partilha de poemas do Clube de Leitura e de Escrita, atuações do Grupo de Jograis e da SessenTuna.

Muito nos alegrou o envolvimento dos convidados que nos visitaram, nomeadamente do grupo de estudantes seniores da UMEX, do Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria e da Residencial XXI da Santa Casa Misericórdia de Leiria. Recebemos, ainda, a visita de um grupo de jovens da Escola de Formação Social dos Marrazes.


Tertúlia. "+Qualidade +Vida: Envelhecer com qualidade de vida"

A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei-IPLeiria), vai promover uma tertúlia no âmbito da Promoção de um Envelhecimento Saudável, designada "+Qualidade +Vida: Envelhecer com qualidade de vida" a ter lugar na próxima segunda-feira, dia 21 de maio de 2018, às 17h00, no espaço café da FNAC, Leiria-Shopping.

A sessão contará com uma palestra da Professora Célia Jordão (investigadora nas áreas do Envelhecimento e Saúde Pública) e será moderada pela Professora Sara Mónico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS-IPLeiria).


Intercâmbio Internacional de Estudantes: UMEX-IPL60+

Teve início, dia 14, em Leiria, na ESECS, a 2ª semana de intercâmbio dos estudantes do IPL60+ com a Universidad de Mayores de Extremadura. Será uma semana intensa de atividades culturais, educativas e recreativas!


Encontro Ibérico de Programas Universitários para Seniores

A coordenação do Programa IPL60+ participou no 1º Encontro Ibérico de Programa de Formação Universitária para Seniores, que decorreu na Universidade de Lisboa, a 19 de abril de 2018. Este encontro, organizado pela Universidade de Lisboa e pela Universidad de Mayores de Extremadura, contou com representantes de 11 Programas, bem como com a Presidente da Asociación Estatal de Programas Universitarios para Personas Mayores (AEPUM).

Teve como principais objetivos: perceber o contributo de cada instituição ao nível da formação universitária para seniores; partilhar experiências e boas-práticas; debater sobre preocupações comuns. Pretendia-se, ainda, iniciar a organização do I Encontro Iberoamericano de Programas de Formação Universitária para Seniores, que terá lugar em abril de 2019, em Badajoz.


“Atreve-te a Salvar uma Vida”

A coordenação do IPL60+ e a Escola Superior de Saúde de Leiria vêm convidá-lo a realizar uma formação sobre a temática "Suporte Básico de Vida" que terá lugar na ESECS, sob a orientação da Professora Doutora Catarina Lobão.

Pode inscrever-se na sessão que decorrerá no dia 30 de abril, entre as 16h30 e as 18h30, na sala 0.33, ou na sessão que decorrerá a 2 de maio, entre as 10h e as 12h, no ginásio.

Inscrições: Gabinete IPL60+/ 60mais@ipleiria.pt


POESIA na ACRENARMO

No dia 10 de março de 2018, pelas 15h, houve uma breve apresentação do livro-relatório do Clube da Leitura e da Escrita do IPL60+ - Peregrinação à Poesia - na Associação Cultural ACRENARMO.

A professora Cristina Nobre fez uma explicação sumária do projeto, de que o livro foi o objeto físico resultante, e foi abrindo janelas para que os 'escreventes' de poesia as recitassem para o público interessado. Uma das 'escreventes' foi questionada pelo público sobre a sua produção narrativa já publicada, e estabeleceram-se trocas de ideias sobre as dificuldades em fazer nascer produtos culturais a partir do zero, nos dias que correm.

A sessão terminou por volta das 17h, com a simpatia de um chá e uns biscoitos, amavelmente oferecidos pela gerência da Associação.