Arquivo de Eventos

Encontro entre o Programa IPL60+ e a Universidade Sénior da Universidade da Corunha.

No dia 1 de março, a ESECS recebeu a visita de dois
professores da Universidade da Corunha, no âmbito da parceria que o Programa
IPL60+ estabelece com esta instituição, para o desenvolvimento do Projeto
En-Red-Versad@s - Clube de Poesia On-line.

A reunião contou com a participação de estudantes seniores do
IPL60+, de estudantes de Educação Social (no âmbito da unidade curricular
Educação Social e Gerontologia) e de diversos professores que colaboram
voluntariamente na dinamização deste projeto.

Os responsáveis pelo En-Red-Versad@s, da Universidade da
Corunha, apresentaram o seu programa de formação para seniores e deram um
conjunto de esclarecimentos e de sugestões sobre a dinamização do blogue de
poesia, que está na base do projeto. Tiveram, ainda, oportunidade de esclarecer
algumas dúvidas dos seniores que se mostraram interessados em participar
ativamente no blogue.

Foi um encontro muito proveitoso, no sentido da consolidação da parceria entre as duas instituições de ensino superior. 


Festa de encerramento do ano letivo 2017/2018 do IPL60+

Aconteceu no dia 13 de junho, na ESECS, a festa de encerramento deste ano letivo. Começou no auditório 1, com a presença da Sr.ª Vice-Presidente do IPLeiria, Ana Sargento, e da Sr.ª Diretora da ESECS, Sandrina Milhano. Foi um momento de balanço, de apresentação de algumas novidades formativas para o próximo ano e de agradecimento a todos os que tornam possível que este projeto funcione todos os dias. Um momento abrilhantado pela poesia, pela música e pelas artes plásticas.

A festa continuou no espaço do Cultivo Divertido, em clima de grande confraternização gastronómica e convívio.

Até breve!


Em aula com os jovens chineses

Dando continuidade ao Projeto 60+20 = TI, que junta os estudantes do IPL60+ e os jovens estudantes chineses, em várias iniciativas, aqueles foram convidados a participar em duas aulas de Conversação em Português, do 2º ano da licenciatura em Língua Portuguesa Aplicada.

Estas aulas decorreram no dia 28 de maio e tinham por objetivo discutir algumas questões relacionadas com Leiria, sobre o passado e o presente, e, também, sobre as festas da cidade. Por outro lado, discutir assuntos associadas ao Programa IPL60+. Pretendia-se que, para além da partilha de informações, os alunos chineses estabelecessem contacto com colegas nativos e praticassem a oralidade de forma natural e descontraída.


A brincar no Ateliê Dança com os Avós...

Quando as gerações se encontram num momento singular de intergeracionalidade, todos sentimos os benefícios da música, do ritmo e do movimento.

Dia Mundial da Criança

Numa iniciativa conjunta da ESECS e da Câmara Municipal de Leiria foi, no dia 30 de maio de 2018, comemorado o Dia Mundial da Criança. As comemorações ocorreram no Estádio Municipal de Leiria e foram direcionadas para alunos das escolas do ensino pré-primário e ensino básico de Leiria.

O Grupo de Atividade Física do Programa IPL60+ contribuiu com a organização e dinamização do ateliê “Dança com os Avós”. Neste ateliê desenvolveu-se uma atividade intergeracional de dança, realizada em grupo e implementada de forma lúdica, com o objetivo de proporcionar às crianças um conjunto de vivências, através da dança, que permitam reconfigurar as suas perceções do envelhecimento e dos mais velhos.

Existiu a preocupação de selecionar danças “antigas e modernas”, bem como de alternar a intensidade das músicas, para que os estudantes 60+ conseguissem estar a manhã toda em atividade. Assim, dependendo da faixa etária das crianças e do tempo que cada grupo iria estar presente no ateliê, adaptou-se a sequência de músicas para controlar a intensidade e esforço, sem perder a dinâmica pretendida. Adequaram-se alguns passos de dança e algumas coreografias para que estas fossem de mais fácil e rápida compreensão.

Os objetivos foram alcançados, proporcionando, durante o período da manhã, uma atividade de dança a mais de 300 crianças. Foi um excelente momento de convívio entre gerações.


Dia Aberto do IPL60+ - 17 de junho 2018

Manhã bastante animada e participada na ESECS, com momentos de pintura (Oficina de Artes Plásticas), exposição de produtos do Cultivo Divertido, partilha de poemas do Clube de Leitura e de Escrita, atuações do Grupo de Jograis e da SessenTuna.

Muito nos alegrou o envolvimento dos convidados que nos visitaram, nomeadamente do grupo de estudantes seniores da UMEX, do Conservatório Sénior do Orfeão de Leiria e da Residencial XXI da Santa Casa Misericórdia de Leiria. Recebemos, ainda, a visita de um grupo de jovens da Escola de Formação Social dos Marrazes.


Tertúlia. "+Qualidade +Vida: Envelhecer com qualidade de vida"

A Escola Superior de Saúde de Leiria (ESSLei-IPLeiria), vai promover uma tertúlia no âmbito da Promoção de um Envelhecimento Saudável, designada "+Qualidade +Vida: Envelhecer com qualidade de vida" a ter lugar na próxima segunda-feira, dia 21 de maio de 2018, às 17h00, no espaço café da FNAC, Leiria-Shopping.

A sessão contará com uma palestra da Professora Célia Jordão (investigadora nas áreas do Envelhecimento e Saúde Pública) e será moderada pela Professora Sara Mónico, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS-IPLeiria).


Intercâmbio Internacional de Estudantes: UMEX-IPL60+

Teve início, dia 14, em Leiria, na ESECS, a 2ª semana de intercâmbio dos estudantes do IPL60+ com a Universidad de Mayores de Extremadura. Será uma semana intensa de atividades culturais, educativas e recreativas!


Encontro Ibérico de Programas Universitários para Seniores

A coordenação do Programa IPL60+ participou no 1º Encontro Ibérico de Programa de Formação Universitária para Seniores, que decorreu na Universidade de Lisboa, a 19 de abril de 2018. Este encontro, organizado pela Universidade de Lisboa e pela Universidad de Mayores de Extremadura, contou com representantes de 11 Programas, bem como com a Presidente da Asociación Estatal de Programas Universitarios para Personas Mayores (AEPUM).

Teve como principais objetivos: perceber o contributo de cada instituição ao nível da formação universitária para seniores; partilhar experiências e boas-práticas; debater sobre preocupações comuns. Pretendia-se, ainda, iniciar a organização do I Encontro Iberoamericano de Programas de Formação Universitária para Seniores, que terá lugar em abril de 2019, em Badajoz.